Você acabou de postar seu conteúdo mas não sabe quanto tempo ele dura na rede social? Por quanto tempo acha que ele continua tendo engajamento? Continue lendo e saiba qual a vida útil de um post nas redes sociais. Vamos falar sobre as principais redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Youtube e TikTok
De acordo com o especialista Scott Graffius, cada rede social trabalha com vários algoritmos para levar seu conteúdo para sua audiência, veja quanto tempo seu conteúdo pode durar no feed das pessoas em cada rede.
Como você já sabe, nestes últimos anos o Facebook fez várias mudanças em seu algoritmo, o alcance orgânico é quase 0, porém quando você publica um conteúdo em sua fanpage a vida útil é de 30 minutos, no início da rede social, o seu engajamento durava entre 5 e 6 horas.
É quase que impossível a possibilidade de uma imagem que você publicou ontem aparecer na timeline da sua audiência.
Fonte: Wiselytics
O instagram tem mudado muito seus formatos e algoritmo devido ao seu grande concorrente, o TikTok e a era dos vídeos curtos.
O tempo de vida útil de um post no Instagram é de 1,140 minutos e seu engajamento vai diminuindo após algumas horas. Diferente do Facebook, o Instagram é bem comum você ver publicações que alguém fez do dia anterior, principalmente no formato carrossel. Se você publicou algum post carrossel e o usuário só passou por ele mas não interagiu, o Instagram irá recomendar novamente seu post mostrando o segundo slide te dando mais uma chance da pessoa ver e interagir.
Fonte: Get Simply Measured
A forma com que você usa o twitter já dá para imaginar o pouco tempo que sua postagem tem de vida útil, é de apenas 21 minutos. Como é uma rede social para acompanhar notícias e assuntos que estão bombando naquele exato momento, é recomendável que se publique diversas vezes durante o dia caso você queira realmente tem uma grande relevância na rede social.
Fonte: Moz
Quer que seu conteúdo dure mais tempo nas redes sociais? Para isto o Pinterest é excelente! Quando você publica algum pin, ele pode ser repostado por várias pessoas e isto se espalha. O tempo de vida útil de um post dentro do Pinterest é bem longo, pode durar semanas, meses e até anos.
Existem formas de se fazer um pin viralizar e ser espalhado por vários meses, portanto se você ainda não usa o Pinterest, está perdendo tempo e engajamento.
A duração de um post no Pinterest é de 3 meses e meio, portanto se eu fosse você, já colocaria em seu planejamento.
Fonte: WebFx
Youtube
Alguns especialistas não consideram o Youtube como uma rede social, e sim como um mecanismo de pesquisas em vídeo. Com isso faz com que a vida útil de um vídeo seja mais longa do que uma rede social.
Quando você otimiza o SEO do seu conteúdo, seu vídeo pode durar anos sendo acessado através das buscas. Vídeos meus de 3 anos atrás recebem cliques e comentários até hoje.
O tempo de vida médio de um vídeo é de 6 dias no Youtube.
Fonte: Business Insider
Muitos profissionais subestimam o poder de engajamento do LinkedIn, porém ele vem tendo um ótimo desempenho, seu engajamento orgânico está sendo um dos melhores entre as outras redes sociais.
A vida útil de um post no LinkedIn é de 1,440 minutos (referente a 24 horas).
Fonte: Espirian
TikTok
Durante a pandemia, o TikTok teve um crescimento muito grande, o número de downloads do aplicativo vem incomodando o grupo Facebook e trazendo a tendência de vídeos curtos e criativos para as redes sociais.
O crescimento no TikTok e seu alcance orgânico está com uma entrega excelente de acordo com seus usuários, porém o tempo de vida útil de um vídeo na plataforma tem uma queda instantânea assim que você publica, exceto quando seu conteúdo é viral.
Gostou das dicas? Precisa agendar todas suas publicações sem ter muito trabalho? Conheça a Etus agora mesmo, faça um teste gratuito.
Qual a fonte desses dados??
Olá Laís, tudo bem? Atualizamos o artigo e colocamos as referências para cada rede social. Muito obrigada pelo Feedback. ????