Dentre as redes sociais mais conhecidas, o Instagram é a mídia que mais cresce em popularidade em todo o mundo. Sabemos que para uma empresa, utilizar essa rede através de um perfil comercial possibilita o uso de mais ferramentas para as postagens.
Atualmente, essa rede social tem recebido perfis de negócios para interagir com perfis pessoais.
Para o empreendedor que iniciou as suas postagens através de um perfil pessoal pode aproveitar as oportunidades e migrar para um perfil de negócios.
O Instagram
Essa rede social possui mais de 800 milhões de usuários ativos, e o Brasil é o segundo país no ranking com mais de 35 milhões de usuários, perdendo apenas para os EUA.
Entre um perfil pessoal e comercial, o empreendedor pode obter mais diferenciação na utilização dessa mídia na hora profissionalizar suas postagens, comprar a veiculação de anúncios e abordar o seu público como empresa.
Analytics
Para quem usa essa rede social através de perfil pessoal não consegue ver no aplicativo o desempenho das postagens em dados precisos.
Quando é feita a migração para o perfil de empresa, o gestor poderá visualizar o crescimento de seguidores no aplicativo.
A partir de um perfil de empresa, o gestor terá acesso à dados com contagem de seguidores por faixa etária, as principais cidades e muito mais. O aplicativo ainda oferece dados em gráficos simples como pizza e gráficos de barras para aprimorar a visualização.
Uso de botão de ação
O perfil de empresa para uso comercial permite as pessoas cliquem em um link para entrar em contato com a empresa. Permite também inserir link do site oficial da empresa na descrição da bio.
Dentre as possibilidades, o usuário corporativo pode incluir endereço de e-mail, número de telefone ou endereço de correspondência.
Promova as postagens com facilidade
Através do perfil comercial, o empreendedor pode investir determinada quantidade de dinheiro e aumentar sua marca no Instagram promovendo as postagens como já é feito no Facebook Ads.
As postagens promovidas e os anúncios podem ajudar a estimular as vendas, distribuição de links, divulgação de vídeos, criar melhorias no recall de anúncios e aumentar o reconhecimento da marca.
Agendamento de conteúdo
Além de publicar as postagens manualmente, o responsável pela conta comercial do Instagram pode utilizar aplicativos de terceiros para agendar a veiculação das postagens, dessa forma a empresa sempre estará mantendo seus seguidores e clientes informados.
O agendamento também evita o infortúnios de acordar às seis horas da manhã para veicular apenas um post para seu cliente.
Com o perfil comercial é mais fácil agendar as postagens de maneira mais correta sem correr riscos de ser bloqueado, sendo fundamental compor o conteúdo e agendar a veiculação.
Link “arraste para cima”
Quem utiliza o perfil comercial pode usar o link “Arraste para cima” nas histórias do Instagram.
Lembramos que esse recurso é destinado somente para perfis de negócios que possuem 10.000 seguidores ou mais.
Ele ajuda a direcionar tráfego para sua página inicial, incluindo um link de afiliado para ganhar comissão, ou apontar seu público para qualquer chamada direta para determinada ação.
Seja público
Os perfis comerciais, obrigatoriamente, devem ser públicos. Muitos empreendedores podem ainda ter dúvidas sobre o uso do Instagram, mas manter um perfil público (não privado) é importante para ser visto.
Inicialmente, migrar para o perfil comercial pode gerar dúvidas, mas é fundamental fazer alguns testes para superar as dúvidas e gerar receitas para a sua empresa.
Lembramos que os perfis pessoais podem ser públicos ou privados, mas os perfis comerciais do Instagram só podem ser públicos (é importante ressaltar essa informação).
Caso o gesto utiliza o Instagram para sua empresa, é uma boa estratégia permitir que as pessoas possam realmente ver as postagens.
Ser público e se tornar público é o principal caminho para percorrer entre os leads e seguidores.
Não se arrependa
Você e sua empresa não irão se arrepender de migrar para o perfil comercial, mas caso se arrependa é possível retornar para o perfil pessoal normalmente.
Vínculo com o Facebook
Todo mundo já sabe que o Instagram pertence ao Facebook, e os perfis existentes em ambas as redes sociais podem ser vinculados.
Vincular não é um problema para a maioria das pessoas e nem para os perfis comerciais.
Surgimento
No mês de junho de 2016, surgiu a possibilidade do usuário ter um perfil comercial nessa rede social. Antes, os perfis das marcas e das pessoas se misturavam.
Antigamente, não existia diferença alguma entre quem tinha um perfil para vender e quem não tinha.
Essa mistura de perfis comerciais e não comerciais criava malefícios como spam e a ausência de dados relevantes para as marcas no app.
Na época, foi realizada uma pesquisa de público para verificar a real necessidade dos empreendedores na rede social. As empresas de todos os segmentos e tamanhos tiveram a chance de aderir a esse tipo de perfil.
Benefícios
Além das possibilidades apresentadas acima, ter um perfil comercial nessa rede sociais gera grandes benefícios como o CTAs (Call to Action) na forma de botões como “Ligar”, “Enviar e-mail”, “Como chegar”. Esses botões automatizam o acesso às informações e comunicação.
Para acessar o perfil comercial é orientado que o usuário siga até as configurações do seu perfil comercial e inserir os dados necessários para cada um dos botões acima mencionados podendo inserir e-mail, o telefone e o endereço do estabelecimento da empresa.
Posteriormente, o empreendedor terá acesso ao uso dos botões escolhidos dentro do seu perfil.
Dessa forma, o empreendedor poderá direcionar o público para ir até onde você deseja a partir do Instagram comercial.
Esses benefícios também são relevantes para quem é proprietário de uma loja física, permite encurtar o encurta o caminho do consumidor até você. Lembramos que o usuário precisará escolher pelo menos 1 e no máximo 3 dos botões disponíveis.
Conclusão
Estar presente numa das redes sociais que mais crescem no mundo é uma importante oportunidade para uma empresa e negócio.
Portanto, utilizar as ferramentas dessa rede social para o seu negócio poderá amplificar os esforços de vendas e de relacionamento com o cliente.