Você está buscando trabalhar com Marketing Digital e trilhar a carreira como social media? É criativo, tem um computador, celular e muitas ideias? Tem foco e força de vontade? Então, é com você que eu quero falar!
Acredito que a grande maioria pensa que ser um social media é ficar responsável pelas redes sociais das empresas, criar linha editorial, conteúdos atrativos e impulsionar conteúdos, certo?
E se eu te disser que ser uma EUgência é um diferencial que você pode ter diante de inúmeros profissionais que estão oferecendo serviços como posts em redes sociais?
Deixa eu me apresentar primeiramente, eu sou a Elisangela Celli, fundadora e CEO da EC2Elis Agência Digital localizada em Florianópolis, no Vale do Silício brasileiro.
A agência tem foco em expertise no Inbound Marketing e performance para os clientes. Nossa estrutura física é totalmente Home Office há 5 anos, desde o início da empresa. Isso fez e faz com que a gente consiga trazer um valor de investimento mais otimizado para nossos clientes, porém, com a mesma qualidade de uma agência média e/ou grande.
Trabalhei sozinha por muito tempo, mas para eu poder escalar, ganhar mais, fui trazendo alguns parceiros que compõem todo o time da EC2Elis Agência Digital atualmente.
Nunca quis ter uma grande agência, mas também não estava satisfeita em ganhar aquilo que conquistei. Essa foi a forma que eu encontrei para crescer sem perder o meu propósito de vida e assim a agência foi apresentando resultados surpreendentes.
Como começar a carreira como social media trabalhando em casa?
Durante esse último ano, houve uma mudança de comportamento quanto ao sistema Home Office. Antes mencionado como vilão e que gerava baixa produtividade, hoje, com o conceito totalmente diferente, o de qualidade de vida. A verdade é que eu sempre trabalhei home office, e aqui estou agora ensinando quem deseja trilhar o mesmo caminho.
Há mercado para todos, e como tem! Acredite nisso! As grandes agências não querem o cliente pequeno, por isso, você tem um mercado muito amplo, afinal o Brasil é formado por mais de 9.810.483 milhões de microempreendedores individuais e mais de 6.586.497 milhões de microempresas.
Isso significa que quem deseja começar a ter seu próprio negócio fazendo marketing digital para essas empresas, tem um mercado enorme para atingir.
Existem clientes para todos que querem empreender no marketing digital, e eles estão precisando mais do que um Social Media, eles necessitam de uma EUgência ou Agência Digital que possa gerar valor e ROI (Retorno sobre o Investimento).
Cada centavo investido para eles importa e é por isso que você não pode somente fazer posts para redes sociais e apresentar resultados de curtidas, envolvimentos e comentários.
Separei algumas dicas valiosas para você que deseja começar e que acho muito importante para esse início. Você pode não conseguir chegar lá, porque talvez não tenha pensando no alicerce do seu negócio. Então, anota aí:
1- Comece com as pequenas empresas
Se você deseja iniciar sua carreira no marketing digital tem que pensar que existe uma demanda de empresas pequenas com pouco poder aquisitivo, como por exemplo: o restaurante do seu bairro, uma imobiliária pequena, uma academia, um salão de beleza, uma contabilidade que podem ser seus possíveis primeiros clientes.
Essas pequenas empresas precisam de um trabalho estruturado, com estratégias e que dê retorno. O que eu vejo é que essa grande parcela de empreendedores não têm acesso a um marketing digital de qualidade e valor. Hoje em dia, qualquer pessoa consegue fazer post para redes sociais, mas e a estratégia de marketing? E os anúncios de reconhecimento de marca, tráfego e conversão?
Além de todos esses argumentos que citei acima, você que está iniciando se sentirá muito mais à vontade para fazer uma apresentação comercial dos seus serviços. Isso porque qualquer coisa a mais que você tiver conhecimento, vai ser muito novo para esse tipo de cliente. E outra, o argumento que você levará sendo uma EUgência vai gerar o desejo muito maior de te contratar, afinal você está oferecendo algo diferente do que a grande maioria das pessoas que estão se aventurando na carreira do marketing digital.
2- Dedique um tempo para prospecção
Para o Social Media, é necessário ter tempo para prospectar seus clientes de forma estratégica, com um plano já pré-estabelecido e com várias frentes de captação. No curso EUgência com cara de Agência, criei um módulo somente de Prospecção. Isso porque não existe empresa sem cliente e não há clientes sem prospecção. Eu não consigo imaginar um curso para se trabalhar com marketing digital sem um módulo que ensina uma linha de raciocínio para conseguir clientes.
Você já parou para pensar na quantidade de cursos que são vendidos por aí, ensinando a fazer marketing digital para uma empresa, mas que não ensinam como ter clientes para aplicar tudo isso? E não é todo mundo que nasceu para fazer o comercial, mas há técnicas e etapas que podem ser seguidas.
De fato, um dos pilares do sucesso da EC2Elis Agência Digital ter se tornado de uma EUgência para uma Agência Digital, foi a minha experiência na área comercial. Isso porque me formei em Rádio e TV aos 22 anos, porém, já trabalhava no banco e muitas portas abriram-se para eu ganhar melhor na área comercial. Por 13 anos fechei negócios com grandes empresas, atuando na venda de serviços para B2B.
Quando eu vi que eu não queria ficar na área comercial, fiz um curso de marketing digital de 3 meses e tentei estagiar em agências digitais, a qual não tive incentivo e muito menos oportunidades. Daí que abri a minha própria empresa, que em 2 meses estava ganhando a mesma coisa que quando eu trabalhava CLT na área comercial.
A minha vivência, expertise na área comercial e com negócios, foi o carro chefe para o meu início. Por isso, esse é o segundo item da minha lista para você iniciar sua carreira trabalhando com marketing digital.
3- Seja uma pessoa organizada
Se você não se considera uma pessoa organizada com suas funções diárias, não tem problema! Porém, você precisará de um passo a passo para começar a seguir.
É necessário ter processos, caso contrário, você não vai conseguir fazer tudo que uma EUgência ou até mesmo um Social Media, precisa fazer para trabalhar sozinho em casa.
4- Tenha planos recorrentes com seus clientes
É muito importante fechar um plano recorrente com seu futuro cliente. Esse pacote incluirá todos os serviços necessários para dar resultado para a empresa. Sem anúncios, por exemplo, você não conseguirá trazer resultados, consequentemente não trará valor para ele, que possivelmente poderá vir a cancelar os seus serviços.
No curso “EUgência com cara de Agência”, tem um módulo somente de Onboarding do cliente, isto é, tudo o que você precisa fazer para fechar negócios: proposta, modelos de contrato, modelo de pacotes e linha de raciocínio para explicar ao cliente tudo o que ele precisa para realmente ter resultados, mesmo que com o mínimo de investimentos.
5- Tenha um Site e Blog
O seu site do Social Media é sua vitrine! Por mais que as pessoas estejam nas redes sociais, os negócios são realizados através de um clique. Você já começa o fechamento de um cliente, quando ele olha o que você faz na sua própria empresa.
Você vai mostrar quais serviços oferece. O meu primeiro site, eu mesma que fiz, na plataforma Wix. Com o site você vai passar credibilidade e confiança para quem procura seus serviços. Comece com o que você tem!
Depois você faz um site maravilhoso na plataforma WordPress com um desenvolvedor especialista. Porém, primeiro é necessário você capitalizar e fechar seus clientes recorrentes. Pense, como você vai vender marketing digital sem estar presente no mundo “digital”?
No Blog, você poderá escrever conteúdos relevantes para o nicho que você for focar primeiramente. No início da minha EUgência, escrevi uma matéria para o setor imobiliário em Florianópolis. Como minha rede de networking recente era de proprietários de imobiliárias, eu enviei essa matéria via e-mail e consegui agendar reuniões de apresentação dos meus serviços, onde fechei os dois primeiros clientes da agência.
Eu ensino todas essas estratégias no curso que criei para quem quer ter sua EUgência. Isso porque, como eu sempre falo, não tem empresa sem clientes. E se você vai trabalhar sozinho, não tem como fugir disso!
6- Crie seu logotipo e tenha sua identidade visual
Qualquer empresa precisa ter um logotipo. Uma ótima opção para você mesma criar seu logotipo é no CANVA. Lá você pode soltar sua imaginação e criar sua identidade visual também.
Nós fizemos a nossa com um designer, 2 anos depois que a agência estava prosperando. Não investi antes porque o meu projeto sempre foi ir fazendo aos poucos com o próprio lucro do meu negócio. Agora tenho uma logo linda e cores que me representam muito, mas antes também trabalhei com o que tinha. E deu super certo!
7- Esteja presente e ativo nas redes sociais sem nenhum cliente
Não importa se você não fechou seu primeiro cliente. É necessário estar presente. Foi assim que consegui o meu terceiro cliente como Social Media, em menos de 3 meses da abertura da minha EUgência, na época (em 2016).
Eram pessoas da minha rede de networking e devido ao meu movimento nas redes sociais, eles me chamaram para fazer uma reunião e acabamos fechamos o planejamento de marketing e gestão digital mensal. Esses clientes ficaram na agência até a pouco tempo, isto é, mais de 4 anos.
Já pensou você querendo prospectar, vender seus serviços de marketing digital, mas seu cliente não te encontrar nas redes sociais? Ou se encontram, suas redes estão abandonadas? Que confiança ele vai depositar para confiar em você? Nenhuma, claro!
Por isso, seja ativo no Facebook e Instagram, além de outras redes sociais como o LinkedIn, criando um calendário de conteúdos, essa é uma forma de começar a prospectar e também gerar confiança e autoridade.
Seguindo todas essas dicas, você passará segurança para quem está te observando, mostrando que é uma agência organizada e estruturada e que irá prestar serviços de qualidade!
E para quem trabalha CLT, essa é a forma segura para fazer uma transição de carreira, sem se arriscar antes de se estabilizar e começar a ganhar dinheiro apenas com sua Eugência de marketing digital.
Para finalizar quero te dar um conselho de ouro: “Não coloque pedras no seu caminho” – Nós, muitas vezes, digo por experiência própria, já encontramos muitas pedras no nosso caminho. A primeira delas são pessoas falando que não vai dar certo, que você está doida.
Muitas portas irão ser fechadas também por você não ter experiência. Mas não desanime! Isso faz parte de todo o processo do seu início. Você TEM que passar por isso para ter mais garra de vencer.
Participe também do EUgência Week, do 0 aos 10 mil, clicando neste link aqui.
Se você gostou deste conteúdo, se fez sentido para você, convido-o (a) para visitar o estande virtual da EC2Elis Agência Digital que estará no E-Summit 2021.
Estaremos no evento ao vivo com uma surpresa e um presente especial para quem quer trabalhar com marketing digital em casa, ganhar bem, ter qualidade de vida e liberdade financeira. Isso tudo que eu conquistei nesses 5 anos. Vem conversar com a gente para conhecer o presente que temos para você!
**Por EC2Elis Agência Digital**
Elisangela Celli
CEO | Fundadora
EC2Elis Agência Digital
Mentora do método “EUgência com cara de Agência”
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