Tendências de Web Design
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Tendências para Web Design 2021

O impacto de uma identidade visual, aliado a uma boa copy e uma estratégia adequada que pode fazer com que um perfil tenha excelentes resultados tanto em crescimento quanto em engajamento. 

De nada adianta sair postando diversos tipos de conteúdos sem nenhum propósito. As peças precisam ser atraentes e impactantes. 

Você sabia que os seres humanos são naturalmente impactados por uma informação visual? Segundo pesquisas, as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido do que um texto. 

Por isso, quando você for criar uma peça para as redes sociais é preciso pensar, estudar e principalmente: Inovar!

Para te ajudar nessa missão, separamos neste artigo algumas tendências de design indicadas pelos especialistas do mercado. Descubra agora mesmo quais são os principais elementos que vão bombar no marketing digital neste ano. Confira!

1- Fontes retrô

A tipografia é um recurso muito importante para qualquer projeto de design. Ela anima um texto e dá um toque único e especial às suas criações. 

As fontes retrô têm sido utilizadas cada vez mais para transmitir referências conservadas e representar elementos ricos e estilosos. O visual mais grosso e muitas vezes “bold” tem funcionado muito bem, se destacando no mercado. 

Se você gosta desse tipo de recurso, mas não quer ficar preso apenas ao tradicional, é possível ainda fazer uma mescla entre componentes mais modernos, criando algo totalmente diferente e personalizado. 

2- Animação

As animações já estão sendo usadas há algum tempo como referência e principal tendência no mercado. E apesar de não ser uma novidade propriamente dita, elas devem ganhar cada vez mais força no mercado. 

Elas funcionam muito bem para atrair a atenção dos internautas, engajar o público, transmitir mensagens rápidas, assertivas, fluídas, atraentes e personalizadas. 

As animações podem ser aplicadas nas mais diversas formas, tais como: em um movimento de botão, no background de alguma arte, em um conteúdo de reação interativa, em pequenos elementos com em um seta ou ainda na edição de um vídeo com grande destaque.

No entanto, alguns especialistas indicam que esse uso precisa ser feito com moderação. Pois, o seu excesso pode distrair a atenção do visitante e de acordo com o objetivo da sua marca pode parecer pouco profissional. O segredo aqui é bom senso e equilíbrio!

3- Infográficos

Utilizado com frequência nos últimos anos, os infográficos se tornaram uma das melhores formas de se exibir assuntos complexos para um público geral, por isso, ele é uma grande aposta para esse ano.

Com um conteúdo mais impactante, esse elemento combina textos, ícones, cores e outros elementos gráficos para atrair a atenção dos internautas.  Muitas vezes, ele ainda assume um papel importante como entregar mensagens mais visuais e claras possíveis. 

Para criar um bom infográfico é necessário tempo e dedicação, que se refletirá em excelentes resultados, quando as pessoas começarem a se engajar com esse conteúdo, comentando, curtindo e compartilhando. 

Por fim, um único elemento que precisa ser observado na utilização desse recurso é a disposição com o texto, tendo em vista, que os infográficos não podem competir com a mensagem mas sim complementar a publicação. 

4- Design 3D

Com alta qualidade e tecnologia, as ilustrações em 3D estão ganhando mercado e vieram para ficar. Misturando conceitos do ambiente digital com o físico, esse elemento tem se tornado uma cereja do bolo para quem deseja inovar e impactar o público. 

Cada vez mais hiper-realistas, o design em 3D costuma usar tipografias e letterings com volume que nos transmitem uma sensação de profundidade e modernidade. 

Essa técnica pode ser aplicada nos mais diversos ambientes e produtos digitais, distribuídos em diferentes segmentos. Dentre as principais aplicabilidades desse recurso, podemos citar:

  • Criação de personagens para ilustrar mascotes, pessoas e símbolos importantes para a marca.
  • Produção de elementos diferenciados que ajudem a ilustrar ideias e produtos. 
  • Ilustrações para contextualizar mensagens que serão divulgadas em mídias sociais e websites. 

A única recomendação para esse tipo de utilização, está relacionada com a marca. As ilustrações em 3D precisam apresentar cores e elementos que estejam alinhadas com a identidade visual utilizada para a empresa. Se a companhia oferecer produtos ou serviços modernos com um design mais leve e despojado, esse tipo de ilustração pode ser uma excelente estratégia. 

5- Emoji Design

A comunicação entre aplicativos de mensagens tem se tornado cada vez mais comum entre internautas de todo o mundo. E se você está acostumado a usar essas ferramentas com certeza já usou aquelas carinhas e símbolos que costumam expressar emoções. 

Assim como as placas de sinalização, esse recurso tem se tornado cada vez mais um guia para traduzir ao receptor mensagens subliminares ou até sentimentos. 

Com uma identidade visual, geralmente colorida, que chama a atenção, esses elementos traduzem uma linguagem global, ou seja, independente da onde você esteja é possível compreender a informação que está sendo transmitida. 

Através de um tom de voz mais informal, os emojis expressam ideias de uma maneira diferente e descontraída. 

Este recurso já está sendo utilizado por grandes marcas e campanhas publicitárias, mas para evitar erros é preciso tomar alguns cuidados, tais como: 

  • Analise o público-alvo da sua marca. Veja se a sua persona irá compreender as mensagens emitidas por esse tipo de figura.
  • Cuidado com design que exibem muitos emojis ou apresentem figuras desconhecidas do público em geral.
  • Analise o momento que a sua empresa está passando. Em um momento de crise, não vale a pena utilizar esse tipo de estratégia. 
  • Tenha atenção com os assuntos que serão utilizados nos emojis. 

Segundo pesquisas do setor, 95 % das pessoas que estão se comunicando no ambiente online usam emojis. Por isso, aplicá-los na sua estratégia de design pode ser uma excelente alternativa. 

6- Formas geométricas

Nos últimos anos, os designers têm utilizado com frequência as formas fluídas e abstratas em suas criações. 

No entanto, para esse ano a tendência será a utilização de formas e padrões geométricos rígidos e de aresta sólidas com aplicações mais versáteis em contraste com cores suaves. 

Ao contrário do que muitos pensam, os elementos geométricos não são restritivos, desde que o designer faça uma composição complexa, mesclando formas definidas e elementos que transmitem uma sensação de liberdade. 

7- Modo Escuro

Não é novidade que as telas escuras estão sendo utilizadas com cada vez mais frequência entre os usuários nos mais diversos apps e sistemas operacionais.

Essa funcionalidade já tem sido vista em diversos apps, sistemas operacionais e em ferramentas variadas. 

Com o objetivo de gerar uma melhor experiência do usuário e gerar menos agressividade aos olhos dos internautas, esse tipo de design será utilizado com cada vez mais frequência. 

No entanto, vale ressaltar que esse tipo de criação não deve ser usado exclusivamente, pois, alguns internautas ainda sentem dificuldade com esse visual sofisticado. 

Esse recurso tem se tornado um sucesso principalmente para divulgar estratégias mais modernas, produtos hi-tech, e conteúdos dinâmicos. 

Comece testando essa estratégia em alguns criativos e veja como a sua persona reage. Afinal, o layout escuro chegou para ficar! 

8- Utilize títulos impactantes

Os internautas estão cada vez mais apressados. Diante de tanto conteúdo, chamar a sua atenção se tornou mais um desafio. Por isso, uma grande tendência para 2021 são os títulos em negrito que impactam a persona e ao mesmo tempo aumentam a conversão sobre o conteúdo.

O designer pode trabalhar com determinadas palavras em destaque e um subtexto com imagens adicionais. 

Uma dica muito importante, é não sobrecarregar partes importantes da figura com um texto em evidência. 

Nesse caso, a melhor alternativa é aplicar o texto onde há espaços vazios na imagem ou em caso de pessoas, colocar onde o sujeito da foto está olhando. 

Por fim, vale ressaltar que a dica de ouro é: testar! Use os elementos que combinam com a sua marca e logotipo, faça conteúdos com coisas que você acredita que funcione para a sua empresa, representa sua mensagem e principalmente o seu propósito. 

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