Você sabe o que é um teste A/B? Já imaginou conseguir testar algumas técnicas e definir a garantia do seu sucesso?
É exatamente isso que essa avaliação te oferece. ?
O teste A/B é uma estratégia muito poderosa que mostra qual variável gera os melhores resultados e você não perde tempo supondo o que deve ou não funcionar melhor. Essa comparação expõe o resultado mais vantajoso e otimiza muito a conversão de páginas e outras métricas importantes.
O que testar?
Os testes A/B podem ser realizados em landing pages, calls-to-action, e-mails, anúncios, entre outros. Você já parou para pensar, por exemplo, se sua Landing Page poderia ter mais conversão se mudarmos as cores do botão, a descrição do CTA ou até mesmo a sua disposição?
Não temos como avaliar todas as variáveis possíveis, precisamos reconhecer que alguns testes são mais relevantes do que outros e tudo precisa se basear no objetivo final da sua estratégia de otimização.
Como funciona e importância!
Sempre que permitimos que alguma tomada de decisão seja baseada em números podemos obter informações mais concretas para o sucesso da sua estratégia.
Alguns indicadores são importantes para definir se conseguimos obter melhores resultados pelo teste A/B, são elas: taxa de conversão, taxa de rejeição e taxa de cliques.
Vamos entender na prática?
Podemos testar qualquer elemento sempre que sentirmos a necessidade de que a estratégia ainda pode dar um resultado melhor.
Suponhamos que nosso foco seja uma Landing Page, destacamos algumas variáveis para ficarmos de olho e que futuramente podemos colocá-las no teste, segue abaixo:
- Títulos;
- Intertítulos;
- CTAs (chamadas para ação);
- Imagens;
- URL;
- Campos de um formulário;
- Informações descritivas sobre o produto;
- Elementos visuais como cores, símbolos, etc.
Cuidado! Apesar de parecer algo muito simples, podemos nos deparar com resultados que não nos ajudam a obter a melhor confirmação do teste. Essa situação pode acontecer por alguns motivos: escolha da variável errada, número insuficiente de conversões para medição válida da sua estratégia, períodos diferentes para cada variável de teste, entre outros.
Como fazer o teste A/B?
Bora colocar em prática alguns desempenhos para obter os melhores indicadores e traçar a sua estratégia com precisão?
- Escolha sua variável para teste;
- Defina a meta para validar o seu teste A/B;
- Determine o tamanho de público
- Escolha um tempo para visualização;
- Selecione uma métrica para validar o teste vencedor;
- Aposte em ferramentas especializadas;
- Descreva os resultados;
Mantenha seus testes organizados, pense o que você aprendeu com a experiência, quais ações futuras podem ser tomadas e principalmente como você pode melhorar esse resultado.
E ao contrário do que muitos pensam, repetir um mesmo tipo de teste não é perda de tempo! Você pode descobrir informações cada vez mais aprofundadas, além de economizar tempo, já que terá a estrutura básica documentada.
E aí, você já fez ou faz testes A/B?
Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!