Como criar vídeos curtos? Como postar vídeos com tantos formatos diferentes?
Estas e outras perguntas estão sendo feitas depois do BOOM das plataformas que investem nos vídeos instantâneos.
Nesse artigo, quero explorar para você quais são as maiores vantagens em usar Reels, Tiktok, Shorts, Pinterest Ideas e os pontos positivos de cada um deles.
O consumo de vídeos curtos está aumentando cada vez mais, praticamente todas as redes sociais estão apostando neste formato. Após o crescimento do TikTok durante a pandemia, todas as plataformas enxergaram um novo modelo de conteúdo, no qual os usuários ficam horas consumindo. E precisamos nadar nesta nova onda para evitar ficar para trás da nossa concorrência.
Nossa, mas é muita rede social, é muito conteúdo que preciso produzir, tenho que usar todas elas?
Você não precisa necessariamente usar todas as redes sociais e formatos disponíveis em cada uma delas, mas se distribuir de forma inteligente é possível aproveitar a audiência de todos os lugares.
Como funciona cada formato?
Quem comanda hoje e está dando muita relevância para vídeos instantâneos é o TikTok e o Instagram.
A rede do TikTok vem crescendo de forma absurda fazendo com que o grupo Facebook se preocupe e tenha que inovar o mais rápido possível. Já o Youtube conseguiu introduzir seu formato Shorts para não perder seu espaço no mercado e pretende investir em criadores de conteúdo em breve.
O Pinterest vem crescendo cada dia mais no Brasil, recentemente foi adicionado o Pinterest Ads e agora também temos o Pinterest Ideas para concorrer com vídeos instantâneos de outras redes.
Diante desse cenário, as plataformas estão mudando diariamente e cada uma delas apresenta características e benefícios distintos. Veja a seguir alguns deles:
Vantagens do TikTok
O alcance orgânico do TikTok é incrível, ela é a rede mais fácil de crescer neste momento. Os vídeos viralizam e são recomendados na timeline, mesmo se você tem uma conta nova. Serve como um grande incentivo para que os produtores de conteúdo migrem para lá.
O editor de vídeos da plataforma é a mais completa, existem milhares de filtros, efeitos, cores, sem ter que sair da ferramenta para produzir algo bem feito. É possível gravar filmes de até 3 minutos e ficar por dentro de todas as trends do momento para aproveitar o timing adaptando para seu nicho.
Vantagens do Reels
Mark Zuckerberg e companhia estão com muito medo da concorrência, fazendo o possível para inovar na ferramenta Reels e não perder seu espaço no mercado.
O Instagram ainda continua sendo a maior rede social do momento, há alguns dias atrás o CEO da plataforma informou que eles começaram a dar mais relevância para os vídeos, e que o Instagram não é mais um álbum de fotos.
No Reels é possível gravar vídeos de até 1 minuto (vale lembrar que este recurso não está liberado para todas as contas), o engajamento é superior aos outros formatos, e praticamente toda semana está saindo uma novidade sobre esta funcionalidade.
Tio Mark não vai deixar barato para o TikTok, portanto se preparem e fiquem de olho nas novas funções que estão vindo por aí.
Vantagens do Shorts
O formato Shorts também está ganhando mais relevância e isso acaba incentivando os criadores a “entrar na onda”.
Você consegue produzir vídeos de até 1 minuto, aplicar fontes, tipografia, etc.
Pinterest Ideas
É necessário ter uma conta business para habilitar seu Pinterest Ideas, diferente dos outros, é possível publicar através do celular ou computador.
Em breve, a plataforma irá disponibilizar patrocínios para este tipo de conteúdo. Além do post em vídeo você também pode subir vários filmes e criar um carrossel animado.
Por fim, vale ressaltar que distribuir seu conteúdo em todas as redes sociais pode ser muito benéfico para a sua estratégia, o que você não pode fazer é torná-lo repetitivo. Tenha seu público interessado em você, humanize mais o seu perfil, grave alguns testes e publique, veja se aceitação foi boa e analise os resultados.
Gostou das dicas? Lembre-se que na Etus é possível agendar todos os seus posts em todas as redes sociais.