Imagina só poder listar os prós e contras de um projeto antes mesmo de tirá-lo do papel para ser implementado em sua empresa. É uma segurança e tanto, não é? É para isso que serve a Análise SWOT e se você quer saber mais sobre como ela funciona e como pode ser útil para o seu negócio, é só continuar a leitura deste texto!
O que é Análise SWOT?
A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão de projetos e negócios que permite que você faça um planejamento estratégico para as ações da sua empresa. Na SWOT você analisa as forças (Strengths), as fraquezas (Weaknesses), as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats) de um novo projeto para minimizar riscos e otimizar resultados antes mesmo de colocar a ideia em prática.
Quando o assunto é a saúde da sua marca, a SWOT tem muito a acrescentar, isso porque ela faz um diagnóstico interno e externo da sua empresa ao avaliar cenários em que você se encontra. Por exemplo:
- Forças e Fraquezas: olham mais para processos internos do seu negócio, como gestão, financeiro, quadro de colaboradores, por exemplo.
- Oportunidades e Ameaças: são fatores mais externos e incluem a análise de cenários econômicos, políticos, culturais, sociais e análise de concorrência.
Vale reforçar que na maioria das vezes, os pontos internos são os que a empresa tem mais facilidade de trabalhar, enquanto os externos trazem um desafio a mais por envolverem terceiros.
Matriz SWOT: a análise colocada em prática
Recursos visuais sempre ajudam bastante a entender melhor as ideias, é aí que entra a Matriz SWOT. Para colocar a análise em prática você precisará fazer uma matriz/tabela 2×2, ou seja, com duas linhas e duas colunas, como no exemplo abaixo.
Feita sua matriz SWOT, em seguida anote em cada um dos quadrantes os pontos correspondentes, vamos listar abaixo alguns itens que você precisa ficar atento, acompanhe conosco:
- Forças: liste motivos pelos quais sua empresa se destaca e o que faz um cliente preferir o seu serviço/produto ao invés de ir para a concorrência, por exemplo.
- Fraquezas: elenque os pontos que você pode melhorar na sua produção como logística e prazo de entrega de produtos, atendimento ao cliente, etc.
- Oportunidades: indique acontecimentos externos que podem favorecer sua empresa, como por exemplo, mudanças de mercado e na economia.
- Ameaças: aqui você anota os pontos que podem ser negativos para a sua empresa e que fogem do seu controle.
O que avaliar em cada um dos quadrantes?
Como dissemos mais pra cima, essas quatro categorias se dividem em dois grupos: ambiente interno e externo, dê uma olhada no que cada um deles pode englobar:
Ambiente interno
Esta categoria inclui os itens de Forças e Fraquezas, pontos que estão ao seu alcance e que você pode mudar. Como por exemplo:
- Comunicação / marketing
- Capital;
- Localização;
- Tempo no mercado;
- Imagem e reputação;
- Relacionamento com cliente;
- Gestão de equipe.
- Recursos humanos;
- Capacidade de produção.
Ambiente externo
Deve conter tudo o que não está diretamente em suas mãos, podendo ser benéfico ou não para sua empresa, como por exemplo:
- Fornecedores;
- Concorrência;
- Crise econômica e política;
- Clientes;
- Datas sazonais fortes para vendas;
- Novas tecnologias;
- Falta de matérias-primas;
- Inflação.
Por que adotar a Análise SWOT na sua empresa?
Gerir uma marca sem planejamento é como dirigir com os olhos fechados, ou seja, a empresa fica vulnerável até ao menor dos problemas. Mas, é exatamente para isso que serve a Análise SWOT, ela mapeia cenários para prevenir riscos, antecipar tendências, minimizar fraquezas e potencializar oportunidades e forças de uma marca.
Estratégia, aproveitamento e melhorias
Quando se tem uma visão macro e interna sobre a empresa e o cenário em que ela se encontra, fica mais fácil enxergar situações de oportunidades de crescimento e adotar um posicionamento estratégico para a marca.
Ter um mapeamento sólido da sua empresa também te ajuda a entender quais processos precisam ser aprimorados para que o resultado final seja satisfatório para a organização, os colaboradores e os clientes. Além disso, uma tomada de decisão baseada em dados e informações tem muito mais chances de ser assertiva e surtir o efeito desejado.
Soluções eficazes para problemas
Se você sabe quais são as fraquezas e as ameaças às quais sua empresa está vulnerável, fica muito mais fácil pensar e propor soluções eficazes, por exemplo. A Análise SWOT é muito boa pra isso porque não foca só nos pontos fortes da sua marca, ela te auxilia em uma visão estratégica para se antecipar e corrigir falhas que podem se tornar problemas no futuro.
Colocando as ideias no papel: hora de fazer sua Análise SWOT
Para tirar um projeto do papel com segurança, primeiro é necessário colocar a ideia no papel e fazer uma análise SWOT. Confira esse passo a passo simples para te nortear na hora de fazer a sua!
- Troca de ideias: se você tem outras pessoas trabalhando na sua empresa, converse com a equipe e levante ideias sobre a marca, é hora do famoso brainstorm.
- Posteriormente, organize tudo dentro de uma análise de cenários interno e externo.
- Em seguida, crie sua matriz SWOT.
- Por fim, com os dados em mãos, é só analisar se o projeto em questão é viável e vantajoso para a empresa neste momento.
Entenda o resultado da sua Análise SWOT para transformá-la em estratégia para sua marca
Depois de anotar tudo e separar as informações em cada um dos quadrantes da matriz SWOT, é hora de colocar em prática:
- Os itens listados em Forças e Ameaças servirão para você entender quais características fortes da sua empresa devem ser maximizadas para diminuir as ameaças.
- Já as Forças e Oportunidades devem ser analisadas em conjunto para definir quais pontos fortes da marca podem ser potencializados para aproveitar ao máximo as oportunidades.
- Com as Fraquezas e Ameaças acende um sinal de alerta. Aqui estão os gargalos da sua empresa que precisam ser corrigidos para que ela sobreviva às ameaças.
- Por fim, ao analisar as Fraquezas e Oportunidades, você verá o que precisa ser aprimorado para não perder oportunidades futuras.
Se você perceber, nós listamos acima uma análise que junta cada um dos quadrantes da matriz SWOT, isso porque é muito importante enxergar os dados como um todo e não individualizados, a fim de construir uma visão muito mais assertiva e abrangente.
Que tal incluir a Análise SWOT como estratégia para a sua empresa e estar sempre um passo à frente para minimizar riscos e potencializar oportunidades? Aqui em nosso blog temos vários outros textos com assuntos que podem te ajudar nessa missão de aprimorar cada vez mais a sua marca, vale a pena a leitura!