Você se preocupa com o engajamento da sua conta? Já parou para pensar se realmente publica as imagens corretamente nas redes sociais? Chegou a hora de aprender o que significa engajamento! Hoje em dia, o engajamento é muito importante porque serve de parâmetro para ver quão aquecida a sua empresa está nas redes sociais, entre as pessoas que fazem parte de sua audiência.
Por isso, buscar maior interação com seus clientes é mais que recomendável para quem busca criar autoridade na internet. Com o engajamento em alta, sua marca adquire aumento geral de visibilidade e atinge cada vez mais novos clientes em potencial. Bom, não é?
Então, continue a leitura e conheça os 7 principais erros que acabam com o seu engajamento em qualquer rede social.
1. Não saber o que significa engajamento
Parece óbvio, mas primeiro de tudo precisamos entender o que significa engajamento nas redes sociais. Ao contrário do que muitos pensam, essa ideia vai muito além do acúmulo de seguidores nas plataformas. O engajamento é uma forma de medir quantas pessoas prestam atenção e interagem com a sua marca diariamente nas suas redes sociais.
Representa o grau de proximidade entre os clientes em potencial e uma empresa ou marca em especial. Se oferecer conteúdo relevante nas mídias online, você tem mais chances de atrair clientes para se relacionar e, mais adiante, vender.
2. Produzir conteúdo focado em vendas
Provavelmente, você já ouviu dizer que nas redes sociais precisamos focar muito mais em relacionamento com o cliente do que a venda em si. Atualmente, quem tem um feed cheio de ofertas e preços não costuma ter nem sequer curtidas nas imagens. As redes sociais não são páginas de classificados de jornais ou uma loja virtual.
Ninguém está nas redes sociais para ver ofertas de primeira, você precisa conquistar as pessoas com o seu conteúdo, conhecimento e relevância na sua área de atuação ou produto. As redes sociais vão muito mais além do que ser um spam ambulante.
A melhor maneira de engajar seu cliente é oferecer conteúdo valioso e de qualidade para visualização. Escreva bons artigos de blog, promova alguns posts criativos, faça vídeos e crie enquetes nas redes sociais. Tudo isso faz com que o visitante dê mais valor ao seu conteúdo e permaneça na sua página por muito mais tempo.
3. Postar com pouca frequência nas redes sociais
Todos conhecem e seguem alguma marca que raramente publica algo em suas redes sociais. Os responsáveis por ela, definitivamente, não entendem o que significa engajamento. Boa parte das plataformas de audiência na internet valoriza a regularidade de publicações e com as redes sociais não é diferente. Quem publica mais, inclusive, é mostrado mais vezes. Por isso, quem deseja construir um público fiel nas redes sociais deve manter uma boa frequência de publicação.
4. Comprar seguidores nas redes sociais
Uma estratégia que nasceu morta, nunca foi eficiente e nunca será. Comprar seguidores é a forma mais rápida de matar um perfil, você só vai ter números, mas não terá conversão, engajamento e interação com eles. Nem por um segundo acredite que vai ganhar um engajamento genuíno de seus seguidores comprados no Instagram. Às vezes, eles não são pessoas reais, apenas contas de bot falsas criadas exclusivamente para comercialização.
Além de ser uma péssima estratégia, os seguidores comprados podem ser facilmente excluídos pelo Instagram. A plataforma quer que seus membros tenham uma experiência de usuário agradável e longe de fakes. Portanto, ela se esforça para encontrar e deletar contas falsas. Vale dizer que os Termos de Uso do Instagram proíbem a compra de seguidores. Agindo dessa forma, você poderá até perder sua conta. Não é isso que queremos, certo?
5. Apostar em automação de curtidas
Depois da queda de alcance do Facebook, muitas pessoas migraram para o Instagram. Com isso, começaram a aparecer centenas de empresas oferecendo automações de robôs que seguem, deixam de seguir, curtem fotos, visualizam stories e até respondem perguntas e enquetes.
Quando você faz uso de ferramentas de automação de curtidas, contas falsas podem encher seus posts com comentários desconexos em outros idiomas, o que significa que você não tem ideia do que eles comentaram.
O Instagram também proibiu essas ferramentas recentemente, porém, muitas pessoas ainda usam e vendem com a promessa de curtidas reais. É mais um tipo de estratégia que não agrega em nada na sua conta e só vai atrapalhar no objetivo de gerar mais engajamento para sua marca. Quer se aprofundar mais nesse assunto? Veja este artigo da própria equipe da rede social sobre as curtidas falsas e a eventual redução de atividades não autênticas do Instagram.
6. Não direcionar seu conteúdo
Muitas pessoas tentam crescer o engajamento de suas redes sociais sem um processo definido. A falta de direcionamento para atingir o cliente certo é um dos grandes erros de quem busca mais participação de seus seguidores. Conseguir engajamento nas redes sociais exige um estudo prévio, bom planejamento e muita prática nas estratégias de marketing digital.
7. Utilizar hashtags genéricas ou sem sentido
As hashtags podem ser bem eficientes se usadas da maneira correta nas redes sociais. Contudo, muitas pessoas passam dos limites ou as usam de uma forma muito errada. Evite colocar hashtags genéricas, como: #marketingdigital; #roupas; #beleza; #comida, entre outros exemplos.
Essas hashtags são muito concorridas, sua publicação praticamente não aparece no início e você só polui a descrição do seu post. Muitas empresas também colocam várias hashtags sem sentido com o nicho e a imagem, apenas por achar que terá um alcance maior. Por favor, não faça isso!
Pronto! Agora você já sabe o que significa engajamento e de quais erros precisa ficar longe para contar com maior participação de quem segue seu perfil online. Se gostou das dicas, lembre-se de que com a Etus é possível agendar posts em todas as redes sociais e, ainda por cima, acompanhar os resultados por meio de relatórios completos.
Quer uma ajudinha a mais para melhorar seu engajamento? Veja como fazer sua empresa ter sucesso no Instagram!