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8 Dicas de marketing digital para a área da saúde

O marketing digital para a área da saúde está em franca expansão. O avanço das ferramentas tecnológicas, a popularização da teleconsulta, e o crescimento das redes sociais, impulsionaram essa atividade. 

As pessoas estão cada vez mais conectadas no Brasil. No ano de 2020, houve um crescimento de 6% no número de internautas brasileiros, e cerca de 67% desse público é ativo nas redes sociais, índice que comprova crescimento de 8,2%. 

Diante desse cenário e adicionando a competitividade entre os profissionais das mais diversas áreas da saúde, foi preciso se adaptar e buscar novas formas de atrair clientes, ganhar autoridade e reconhecimento. 

Para conseguir atingir estes objetivos, muitos especialistas começaram a investir no marketing digital, que além de gerar mais pacientes promovem uma divulgação útil para a sociedade, principalmente, quando vemos o crescimento de fake news direcionadas para esta área. 

Mas, se você está começando a criar sua estratégia de marketing digital e tem dúvidas sobre como fazer, veja as dicas que separamos para você conquistar excelentes resultados, confira! 

1- Comece!

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Não espere a hora certa para começar, porque ela nunca vai chegar. Apenas dê o “start now” ▶️.

E não adianta usar a falta de tempo como empecilho. O dia a dia do profissional de saúde normalmente é corrido diante de tantos compromissos, mas se dedicar para esta missão irá te ajudar a melhorar as projeções para o futuro.  

O Instagram é uma rede social gigantesca, com usuários ativos e engajados todo dia. Construindo um bom perfil na rede com conteúdos de valor e estratégias corretas, será possível conquistar novos pacientes, incluindo particulares, melhorando sua rentabilidade, e consequentemente, sua qualidade de vida.

Procure dedicar um horário apenas para isto, pode ser até nos intervalos entre uma consulta e outra. Anote as principais dúvidas dos seus pacientes, elas podem ser de muita valia para criar conteúdos valiosos.

E se você puder investir um pouco mais, procure uma agência especializada nessa área. Existem muitas no mercado atualmente, que podem te direcionar no nicho de mercado que você atua e trazendo resultados surpreendentes.  

2- Não ligue para a opinião dos outros

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Nas redes sociais, assim como na vida, não é possível agradar todo mundo, por isso, não se preocupe com as opiniões alheias.

Vai surgir palpiteiro para todo lado, questionando suas escolhas e até criticando o que você publica. Procure focar no que realmente importa, ou seja, nos resultados e no retorno positivo que você irá receber de pacientes e colegas.

Inspire-se com perfis que são referência no mercado e mantenha o foco sempre!

3- Planejamento é essencial

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Para aproveitar todo o potencial que as redes sociais oferecem é necessário planejamento. Para isto, crie uma estratégia e organize todos os conteúdos que você deseja postar, qual o formato pretende usar (imagem/ vídeo) e quando irá publicar.

Sem planejamento, muitos profissionais acabam colocando conteúdo de última hora, ou esquecem de postar, o que pode provocar uma desistência a longo prazo. 

Além disso, quando existe uma frequência de posts definidos, é possível fidelizar a audiência e ainda possibilita o agendamento prévio dos posts, o que otimiza ainda mais o seu tempo.

Nesse quesito, a Etus pode te ajudar! A plataforma tem funcionalidades que permitem agendar publicações nas mais diversas redes sociais e ainda permite uma análise criteriosa com relatórios personalizados, que podem te dar insights para novos conteúdos. 

4- Não existe fórmula mágica

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Sabe aquelas fórmulas mágicas que você vê nas redes sociais todo dia, elas não funcionam! ???? Não existe uma receita pronta ou um passo a passo que deve ser seguido por todos os profissionais.

As ações que deram certo para uma empresa podem não dar os mesmos resultados para outro negócio, mesmo que este seja do mesmo segmento de mercado. 

Lembre-se que cada pessoa tem uma história, uma identidade, uma trajetória e principalmente uma particularidade. 

No entanto, existem boas práticas que contribuem para a conquista de resultados, tais como: constância + conteúdo de valor + humanização do perfil + estratégia de divulgação patrocinada.

5- Conheça o seu público-alvo

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Outro ponto muito importante na criação de uma estratégia de marketing digital é a criação da persona, ou seja, do público-alvo que você pretende atingir com as redes sociais.

Observe no seu dia a dia quem é o seu potencial cliente, qual o tipo de pessoa que costuma frequentar os seus atendimentos, analise nos mínimos detalhes, veja quais são as suas características predominantes.

Se você quiser saber mais informações sobre a importância das personas e como desenvolvê-las, clique aqui.

Após essa etapa, é possível criar um planejamento de conteúdo eficiente em que você irá se comunicar com quem realmente te interessa. 

6- Crie caixinha de perguntas

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A interação é uma estratégia de marketing digital que mais traz resultados a curto e médio prazo. Com um conteúdo certo, é possível ter altas taxas de engajamento.

Mas, não se assuste se no começo a interação não for tão ativa, isso é uma construção, quanto mais você interagir e criar conteúdo de valor, mais frequentes serão as participações.

Para te ajudar nessa missão, veja estas dicas ????????

  • Escolha um tema específico, dependendo da sua área de atuação, você pode segmentar a pergunta, como exemplo: “Dúvidas sobre a aplicação de ácido?”, “Comente quais são as suas dúvidas sobre lentes de contato?” .Aqui, as possibilidades são as mais diversas. Dê asas à criatividade e observe as principais dúvidas do dia a dia.
  • Publique conteúdos para introduzir os seguidores sobre o assunto que será abordado na caixa de perguntas. Isso ajuda e muito na interação dos seguidores. 
  • É possível ainda, criar enquetes com tema específico antes de abrir a caixinha de perguntas. Por exemplo: “Você usa lentes de contato?, “Tem insegurança para usar lentes de contato”. 

7- Conheça o seu código de ética profissional

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Antes de começar a criar as estratégias e o conteúdo, leia o seu código de ética profissional. 

Assim você irá trabalhar apenas no que é permitido, evitando problemas futuros.

Para algumas áreas profissionais existem algumas limitações, mas fique tranquilo, pois é possível criar conteúdos de qualidade sérios e confiáveis para a sua audiência. 

8- Faça vídeos

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O consumo de vídeos tem aumentado progressivamente nas redes sociais e, diante disso, não tem como fugir!

Os vídeos agregam valor à persona e ajudam a transmitir a mensagem de forma mais natural.

Pesquisas recentes apontam que as pessoas retém até 95% de uma mensagem quando consomem um conteúdo por vídeo. 

Por isso, GRAVE! ????

Pegue seu smartphone, veja um local com uma luz boa e providencie um tripé.

Não adianta você achar que o vídeo vai ser perfeito, porque provavelmente ele não será! Mas, não desanime lembre que ótimo é o inimigo do bom! 

E você só irá se acostumar, depois que já estiver gravado MUITO! 

Os primeiros podem ter erros ou gaguejos, mas se você ficar se prendendo a isto, nunca irá postar nada. 

Procure gravar no máximo umas 3 vezes sobre o mesmo tema, e se mesmo assim você achar que não ficou legal, dê uma volta, vá fazer outra atividade e retorne depois, muitas vezes o que você precisa é de um tempo para se acalmar. 

Leia algum material caso ainda esteja inseguro sobre o tema, mas não é para decorar o texto hein ???? Concentre-se e aperte o play!

Agora se você gostou de algum vídeo, publique e feche o aplicativo. Não fique esperando o retorno imediato! Mas, depois de um tempo, acesse a plataforma para ver o que as pessoas falaram e retribuir o interesse pelo seu conteúdo.

Qual o seu próximo desafio? Crescer nas redes sociais?

Então, veja a seguir: Como trazer seguidores qualificados através dos anúncios no Instagram


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