O trending topics é uma ferramenta da mídia social Twitter muito útil para vários tipos de usos, inclusive para melhorar o marketing digital de uma empresa.
De forma geral, o trending topics do twitter pode ser visto como uma ferramenta que gera a possibilidade de gerar a visibilidade dos produtos e serviços, conhecer os potenciais clientes e obter maior reconhecimento de marca.
Quer saber tudo sobre o que é trending topics do twitter, para que serve, dicas e como trabalhar com elas? Então, confira nosso artigo!
O que é o trending topics?
Para começar, vamos entender o que é definido como trending topics. Basicamente, são palavras-chave ou hashtags mencionadas com grande frequência em tweets. Elas são calculadas e compiladas em tempo real pelo Twitter, formando uma lista com os termos mais populares.
Por isso, acredita-se que os trends do Twitter é uma maneira fácil e eficiente de descobrir o que está acontecendo no mundo em tempo real e, também, quais são as opiniões dos usuários sobre os temas em questão.
Os trending topics podem ocorrer de forma espontânea, ou seja, quando muitas pessoas estão comentando um mesmo assunto sem combinado prévio, ou por meio de um esforço planejado anteriormente pelos usuários.
Isso mesmo: nem sempre os trending topics são orgânicos. Eles podem ser resultado de grupos, como políticos ou fãs-clubes de artistas, que se organizam a fim de dar visibilidade a algum assunto. O Twitter já tentou prevenir isso, mas não conseguiu.
Para que o trending topics serve?
Os TTs são estipulados por meio de um algoritmo que mapeia o fluxo de tweets publicados, que podem ser classificados entre tendências personalizadas e tendências generalizadas. As primeiras levam em conta o que o usuário segue e seus interesses. Já as segundas são ranqueadas a partir de geolocalização.
Sabemos que, de forma resumida, o algoritmo do Twitter mapeia o fluxo de tweets publicados observando e identificando os tópicos mais populares, dessa forma classificando os temas que estão com maior repercussão na rede.
Assim, quem usa o Twitter consegue acompanhar os assuntos do momento em tempo real para manter-se atualizado sobre o que está acontecendo no mundo.
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Como os trending topics do Twitter funcionam?
Ao mapear o fluxo de tweets publicados, o algoritmo estipula os trends que são tendência, podendo classificá-las entre tendências personalizadas e tendências generalizadas.
As tendências personalizadas levam em conta o que o usuário segue e seus interesses. Por outro lado, as tendências generalizadas são ranqueadas a partir de geolocalização.
Porém, é relevante frisar que o volume de tweets é apenas um dos critérios utilizados pelo algoritmo do Twitter. Isso porque a rede também utiliza como filtro a qualidade do conteúdo, de forma a promover ideias interessantes no Twitter e evitar conteúdos de spam.
A configuração do trending topics é bastante específica. Essa ferramenta leva os assuntos de destaque no momento como proposta, mas para que isso seja possível, depende de alguns detalhes. Nesse sentido, eles moldam, por exemplo, a maneira como os assuntos aparecem ao usuário.
Assim, com o trends topics, o Twitter oferece seleção que mescla assuntos em alta e campanhas de marcas, considerando onde o usuário está, quais são seus interesses, quais perfis ele segue e outros fatores. Dessa forma, é interessante frisar que os trending topics não são os mesmos apresentados para todos os usuários da rede.
Porém, é possível alterar esses parâmetros. Afinal de contas, a mídia social permite explorar tópicos de outro país e até escolher se deseja ou não ver temas personalizados com base na sua localização e pessoas que segue.
Como um assunto entra no trending topics do Twitter?
Para um assunto ser incluído nos trends do Twitter, o algoritmo leva em conta fatores como:
- a quantidade de publicações que contém uma palavra-chave ou hashtag específica;
- a quantidade de compartilhamentos;
- se o assunto é novidade e começou a ser comentado recentemente;
- se o assunto não viola as diretrizes da mídia social.
A rede utiliza outros fatores, porém ainda não os divulga.
Qual é a importância dos trending topics do Twitter?
Por um lado, para os usuários, o trending topics do twitter são úteis que para se informar rapidamente e opinar sobre tendências e diversos assuntos. Por outro lado, para as empresas, a ferramenta pode ser usada para promover suas marcas, produtos e serviços.
Afinal, é claro que para os negócios, estar entre os assuntos mais populares do Twitter permite muita visibilidade e, de forma consequente, aumenta a comunidade em torno da marca. Além disso, para o marketing digital da empresa, os trends podem oferecer diversas vantagens, como:
- Descobrir tendências de comportamentos dos usuários, assim ajudando a entender os hábitos da persona;
- Pode melhorar a captação de leads;
- Proporciona grande divulgação de informações e campanhas publicitárias;
- Auxilia a visibilidade e popularidade da marca;
- Possibilita que um conteúdo se torne viral;
- Humaniza a marca.
Como monitorar os trending topics do Twitter?
É importante também monitorar os trending topics do Twitter. Existem ferramentas específicas para isso, mas é possível usar a própria rede social.
É necessário criar uma rotina de visitar a página Explorar com frequência para entender os assuntos que estão em alta. Basta clicar em um dos tópicos para ver o que os usuários estão falando sobre ele.
Como usar os trends na sua estratégia de marketing digital?
É claro que entender o que está em alta é importante na hora de desenvolver campanhas impactantes para seu público. É importante saber coisas, como por exemplo:
- O que os usuários ou os consumidores estão planejando?
- Em que os usuários ou clientes estão pensando?
Levar em conta esses questionamentos ao analisar os trends e montar sua estratégia de marketing digital é muito importante. A seguir, listamos alguns passos ao usar trending topics no seu marketing digital.
Identifique os trending topics do seu nicho
Os trending topics são fáceis de localizar no Twitter. Para isso, primeiramente explore o que está em alta nos trends. Então, veja os tópicos personalizados. No caso de contas comerciais, é possível receber recomendações a respeito de tópicos com relevância específicos para o seu nicho de mercado.
Além disso, também é possível navegar por abas de temas específicos, que são sinalizadas no topo da página. Algumas delas podem ser, por exemplo, “Entretenimento”, “Notícias”, “Diversão”, entre outros.
As indicações podem ser personalizadas considerando as atividades realizadas pela sua empresa. Se quiser isso, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e depois clique na opção “Assuntos para você”.
Participe dos trending topics do Twitter
Quer participar dos trends do Twitter? É muito fácil, basta publicar um tweet usando a hashtag, palavra ou frase exata.
É necessário também seguir as diretrizes da plataforma para não correr o risco de descumprir alguma regra e ter o perfil banido. Por isso, não esqueça de manter a qualidade do conteúdo, que deve ser bem escrito, não ser ofensivo e precisa conter as palavras-chave do momento. Dessa forma, é mais fácil receber curtidas, comentários e retweets.
Esses cuidados são fundamentais para divulgar as publicações da sua empresa no Twitter e, assim, melhorar seu marketing digital ao receber maior reconhecimento dos usuários.
Monitore os resultados
Uma das etapas essenciais no marketing digital nas redes sociais de qualquer negócio é o monitoramento constante dos resultados. Afinal, é necessário conferir se o que está sendo feito dá resultados – e, se não, só assim é possível alterar para melhorar.
Por isso, para aproveitar todos os benefícios que o Twitter (e todas as redes sociais) pode proporcionar para as estratégias de marketing da empresa, é interessante para empresas contarem com ferramentas que auxiliem nesse monitoramento e análise do desempenho das ações.
Nesse sentido, uma plataforma que proporciona geração de diversos relatórios é a Etus Social, que conta +25 de funcionalidades. A Etus oferece um plano gratuito, então não tem desculpa para você não monitorar seus resultados!
DESCUBRA E EXPLORE TRENDS do seu nicho
Ao acompanhar os trending topics frequentemente é possível descobrir novidades específicas do seu nicho da sua empresa. Para isso, uma dica é acompanhar empresas do seu segmento na rede social, dessa forma a própria plataforma mostrará assuntos em alta que têm relação com o seu mercado.
INOVE NOS conteúdos
Um dos pontos mais fortes do Twitter é a geração de conteúdo e memes dos usuários na plataforma, algo que você pode – e deve! – explorar. Ao acompanhar os trending topics, você consegue identificar tendências já no início e aproveitá-las com o timing perfeito.
Fazer isso possibilita também que você tenha ideias de conteúdos para as suas outras redes sociais e outros canais relevantes.
MOSTRE SEU POSICIONAMENTO
Hoje em dia, os consumidores exigem que as marcas se posicionem sobre certos assuntos, como político e sociais. Essa é uma forma essencial para se destacar de outras marcas!
E os trending topics possibilita entender o que os usuários pensam sobre determinados assuntos, dessa forma abrindo espaço para que marcas tragam esses temas para seus posts.
Porém, é importante lembrar que as opiniões devem estar de acordo com os valores da sua marca de verdade, além de que nessa situação é imprescindível ter cuidado para evitar polêmicas.
Benefícios em usar os trending topis no seu marketing digital
Ter ideias sobre novos conteúdos
Os trends to Twitter podem te ajudar muito na produção de conteúdo – inclusive para outras redes sociais ou blogposts!
Você pode utilizar os trending topics do twitter para se inspirar com os termos populares, por exemplo, e assim criar publicações para as redes, blogposts, ou até mesmo campanhas publicitárias.
Aumentar a visibilidade da marca
Obviamente, se você entrar em conversas sobre um assunto tendência seu perfil ficará com maior visibilidade! Por isso, com o uso dos trendings do twitter, você aumenta a probabilidade de seu conteúdo ser visto e compartilhado por um público maior.
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Como ver os trending topics no Twitter?
Agora, vamos botar a mão na massa! Começando pelo básico: como ver os trending topics no Twitter? Confira o passo a passo.
Ver os trending topics pelo celular
Abra o aplicativo do Twitter e clique no ícone da lupa na parte inferior da tela para acessar a guia “Explorar. Então, você vai ver uma lista de trending topics personalizados de acordo com seus filtros específicos, como seus interesses e localização.
Para explorar ainda mais, clique em um tópico de tendência. Dessa forma, você visualiza os tweets destacados, os mais recentes, bem como os principais perfis relacionados ao tópico, além de fotos e vídeos associados ao assunto.
Ver os trending topics pelo computador
Primeiramente, acesse o site do Twitter pelo seu navegador, e então faça o login na sua conta. Encontre a seção “What’s Happening“ no lado direito da página inicial. Ali é exibido uma lista com termos, hashtags e eventos populares baseados em seus interesses e localização.
Assim como pelo smartphone, você pode clicar em um trend para explorar mais o assunto e encontrar tweets em destaque, os mais recentes, os principais usuários relacionados ao tópico, assim como mídias relacionadas.
Como fazer para aparecer nos trending topics do Twitter?
Existem algumas formas de ajudar seu tweet a viralizar e aparecer nos trending topics do twitter. Nós trouxemos as dicas, confira abaixo.
USE BASTANTE
Sempre fique de olho nas trends e participe das conversas que estão populares, criando bons tweets ao mesmo tempo em que utiliza hashtags relevantes. Entre na onda para pegar o jeito!
Crie conteúdo envolvente
Não poste qualquer coisa – é importante compartilhar algo interessante, ou divertido, para agradar o público e não parecer forçado. Conteúdo assim, de alta qualidade, costumam atrair mais curtidas, retuítes e respostas.
Use hashtags
Não esqueça de utilizar hashtags. Mas calma! É importante utilizar apenas as relevantes para seu perfil, evitando spam.
Como anunciar nos trending topics
Sim, é possível anunciar nos trends do Twitter!
Esse formato, que permite o envolvimento de marcas, é chamado de Trend Takeover e Trend Takeover Spotlight. Ele possibilida que o anunciante coloque sua mensagem no topo da lista por 24 horas.
Vantagens de anunciar nos trending topics
Anunciar nos trending topics do twitter pode sair caro, por isso é importante ter uma boa estratégia por trás da campanha. Para te auxiliar nesse processo, listamos a seguir algumas vantagens de anuncias no Twitter.
Alta visibilidade
Seu anúncio recebe muita atenção, já que estará exposto no topo da lista.
Segmente a campanha
É possível segmentar o anúncio com dados demográficos, interesses ou palavras-chave específicas, garantindo que sua mensagem alcance o público-alvo certo para sua marca.
Mais engajamento
Se a campanha der certo, poderá gerar um buzz muito positivo em torno da sua marca e, assim, receber alto engajamento como cliques, mais seguidores, retweets e respostas.
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