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Twitter, agora X: saiba tudo sobre a rede social

O Twitter é uma rede social conhecida como microblog, em que os usuários publicam seus posts com, no máximo, 280 caracteres.

Os posts, que podem ser multimídia, contendo vídeos, imagens ou gifs, retratam assuntos diversos para responder à própria pergunta da mídia social: O que está acontecendo?

Criado no ano de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, da empresa Odeo, dos Estados Unidos, o Twitter – posteriormente renomeado como X, está disponível em 49 idiomas e é, hoje, uma das redes sociais mais acessadas no Brasil, com mais de 320 usuários no mundo.

No início, o Twitter disponibilizava apenas 140 caracteres para publicação. Porém, em 2017 a restrição foi aumentada para 280, possibilitando tweets maiores e mais elaborados para conversas.

O Twitter tem escritório em mais de 23 países e, em 2022, a empresa foi adquirida pelo bilionário Elon Musk, responsável por diversas mudanças polêmicas na plataforma, incluindo a mudança do nome de Twitter para X.

Quer saber tudo sobre o Twitter, ou X, incluindo como vender pelo Twitter, branding pelo Twitter e como usar o Twitter na sua estratégia de marketing digital? Então, continue lendo!

O que é o Twitter?

A rede social, uma das queridinhas de todos, foi criada em 2006 e conta com milhões de usuários. No Brasil, conta com mais de 24 milhões de pessoas utilizando, ficando atrás do WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook e TikTok.

Essa rede social é conhecida por simular um blog pessoal, ou seja, ela oferece um espaço para que as pessoas publiquem o que desejarem. Antes da mudança de branding da mídia social, as publicações eram chamadas de tweets.

A ideia do Twitter, ou X, é das publicações serem rápidas, instantâneas e dinâmicas, criando conversas e discussões que impactam não só toda a web, mas também no âmbito real.

O trending topics, por exemplo, uma das ferramentas mais características da plataforma, é um espaço que hoje é usada como termômetro social e político.

Para o que serve o Twitter?

A rede social agora chamada X, tem o objetivo principal, assim como qualquer outra, de compartilhamento de conteúdo, criação de comunidades e relações.

Com a possibilidade de compartilhar mídias, é hoje utilizada para diversos meios, inclusive para quem quer se manter atualizado sobre todos os assuntos e acontecimentos do mundo.

A timeline do Twitter, com seu formato dinâmico, aproxima os usuários, incluindo de contas pessoais e comerciais, de empresas. Por ser intrínseca aos assuntos populares do momento, é muito utilizado em estratégias de marketing digital das marcas.

Principais funções do Twitter

Existem diversas funcionalidades na plataforma, que está sempre se atualizando e trazendo novidades, por isso pode ser interessante saber como usá-las.

1. Tweet

O tweet, agora apenas chamado de publicação, é o conceito principal da rede social. Basicamente, é o conteúdo que o usuário publica no próprio perfil.

2. Retweet

Agora chamado de repostar, é quando um usuário compartilha o tweet de outro em sua linha do tempo.

É possível, inclusive, repostar com um comentário, dessa forma fomentando a característica de conversa da plataforma.

3. Reply

É claro que, além de compartilhar o tweet de alguém, você também pode responder. Além disso, você pode responder ao próprio tweet, assim criando uma thread – ou fio, podendo então desenvolver uma publicação mais longa, porém separada para se adaptar aos 280 caracteres.

4.Trending topics

Os Trends do Twitter mostram as tendências do momento, em tempo real. São os assuntos que estão sendo falados por uma grande quantidade de usuários ao mesmo tempo.

5. Threads do Twitter, ou Fio do Twitter

Quem nunca já leu um “segue o fio?” Como mencionamos acima, essa é uma forma de se adaptar ao limite de 280 caracteres quando o usuário deseja fazer uma publicação mais longa.

Assim, os tweets da thread ficam posicionados um abaixo do outro, de forma fluida para leitura.

Marketing no Twitter

É claro que se você tem um negócio, pode estar considerando acrescentar o twitter na sua estratégia de marketing digital.

Afinal, o marketing em redes sociais pode trazer resultados excelentes para qualquer marca. A seguir, listamos algumas formas de utilizar como usar o Twitter na estratégia de marketing.

Twitter Analytics

Qualquer profissional de social media ou marketing digital sabe que acompanhar dados é essencial. Isso inclui, é claro, o Twitter, que oferece o Twitter Analytics para você se interiar sobre a performance dos seus conteúdos em diversos aspectos.

Ao analisar os dados da rede você pode descobrir melhores temas, abordagens, melhor horário para postar no twitter, melhor formato de publicação, a taxa de engajamento, etc.

Twitter Ads

E não podemos deixar de mencionar o principal, os anúncios do Twitter.

Com o Twitter Ads, é possível criar anúncios e campanhas de conversão de leads. Negócios podem utilizá-la para promover tweets, promover contas ou promover assuntos.

E aí, curtiu nosso post sobre o Twitter?

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