A revolução tecnológica mudou muito o cenário em que vivíamos antigamente. Atualmente, as empresas estão buscando cada vez mais estratégias a fim de proporcionar uma experiência digital relevante para sua audiência. No qual, se viram obrigadas a transferir a vivência dos consumidores para o ambiente digital.
Desde a descoberta da marca até efetivar a compra, incluindo o pós-venda, o indivíduo estabelece pontos de contato que geram uma vivência, essa relação é chamada de jornada do cliente.
A experiência digital nada mais é do que a interação online entre o cliente e a marca, através das ações planejadas dentro de uma jornada (desde a descoberta até a conversão em venda).
Entender as dores, necessidades, desejos e valores de seu potencial consumidor é de suma importância para desenvolver essa estratégia.
Nesse artigo vamos explicar com mais detalhes sobre esse conceito e quais são as suas principais atividades, confira!
Branding e Experiência digital
A partir do momento que sua marca é descoberta é inevitável a análise e pesquisa, por isso, o Branding é de extrema importância. Ele é a porta de entrada para que as pessoas possam conhecer uma companhia, através de um conjunto de estratégias e atividades que auxiliam na propagação.
Quando uma empresa possui um nome forte e conhecido, isso provoca na sociedade uma espécie de autoridade no setor o que facilita e muito a experiência digital do cliente, que torna-se muito mais próxima, gerando uma conversão mais assertiva.
A importância do conteúdo na experiência digital
Atualmente as marcas precisam entregar conteúdos relevantes. Contar histórias onde as pessoas se identifiquem e se enxerguem pertencentes a esse contexto são muito positivas para essa estratégia.
Quanto mais uma empresa se tornar referência nas categorias de produtos e serviços que ela oferece, melhor será o seu poder de influência sobre a percepção do consumidor, o que poderá gerar engajamento e venda.
O famoso Storytelling também pode ser utilizado, a narrativa envolvente e os recursos audiovisuais, também podem alcançar sucesso nessa estratégia.
Vale ressaltar, que o importante não é somente falar, mas saber o que falar e quando falar, e é aí que de fato mergulhamos na experiência de interação com cliente.
Uma história mal contada ou que não faz parte do seu propósito pode gerar diversos prejuízos para a empresa, inclusive a política de cancelamento.
Para evitar essa prática, seja verdadeiro e transparente com o seu propósito e ações.
A experiência digital na busca de novos clientes
Quando falamos que não é necessário focar apenas em seus consumidores ao desenvolver estratégias, dizemos isso, pois as redes sociais estão de portas abertas e acessíveis a qualquer pessoa, por isso, as ações precisam estar direcionadas também para a busca de novos clientes, que podem te seguir, comentar, compartilhar e interagir com seu conteúdo.
Dessa forma, você deve proporcionar uma experiência única naquela interação, isso irá marcar aquele instante como algo fora dos padrões de relacionamento entre empresas e pessoas.
Aquela velha história do vendedor que julga o cliente pela roupa e direciona atenção para os de melhor aparência não pode acontecer, a internet equilibra e democratiza essa relação.
O engajamento não acontece somente com consumidores do seu produto ou serviço, ele também pode ser gerado quando as pessoas consomem e acreditam no propósito da sua marca e o que ela representa.
Estratégias para auxiliar na experiência digital
Existem diversas estratégias que auxiliam na construção da experiência do consumidor, como: Internet das Coisas, Customer Sucess, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outros.
Para aplicá-las você pode utilizar os mais variados canais, tais como: as mídias sociais, os eventos online, os blogs, websites, e-mail marketing, whatsapp, telegram, e assim por diante.
Mas como essas interações acontecem? Por que elas ocorrem?
Quando o conteúdo ou uma interação é promovida é necessário surpreender. Atualmente, existem diversas marcas que fazem eventos online, postam todos os dias, respondem os seus seguidores, mas não geram uma experiência digital relevante.
Dessa forma, fazer o básico nunca será o bastante, é preciso arrancar suspiros, inspirar o desejo de compra, fugir do básico e tradicional.
O mais importante entre todas estas estratégias é o RELACIONAMENTO. A sua marca precisa proporcionar para os seus consumidores momentos únicos e exclusivos, que nascem da criatividade sem medo, principalmente das críticas de “quem faz mais do mesmo”.
A compreensão sobre a necessidade de cada cliente é única e ela deve ser ouvida. Dentro de uma empresa em todos os setores, em cada colaborador, o cliente precisa ser colocado como o centro das ações.
Dessa forma, você conseguirá gerar relacionamento com a marca através de um bom desempenho na experiência digital. Lembre-se que isso não é um diferencial: é uma necessidade!
Gostou deste artigo? Então veja a seguir algumas dicas para vender os seus produtos nas redes sociais.