Responsáveis por aproximar pessoas, ditar tendências, transmitir informações e até vender produtos, as mídias sociais se tornaram uma ferramenta fundamental para quem precisa divulgar uma marca ou produto. Com o objetivo de atender os diferentes tipos de público e suas necessidades, o Instagram oferece 3 tipos de contas para cada tipo de usuário. São elas: conta pessoal, criador de conteúdo e a conta para empresas.
No entanto, muitos empreendedores e profissionais sentem dúvidas de quando utilizar cada uma delas, por isso, nesse artigo vamos explicar quais as principais características de cada tipo de conta e como ela pode ser utilizada, acompanhe!
Conta Pessoal
Em casa, na escola, na rua, na praia, ou na fazenda, não importa onde e nem o que você esteja fazendo, o celular está sempre à mão, e com o Insta aberto, não é verdade? Esse foi o primeiro propósito dos criadores do Instagram.
Com o objetivo de divulgar informações pessoais para amigos e familiares, a conta pessoal tem como principal objetivo criar interações entre perfis, compartilhar momentos através de fotos ou vídeos, sem a necessidade de vender algum produto ou serviço, gerar engajamento ou qualquer outro tipo de resultado.
Esse é o modelo padrão de criação de perfil do Instagram. Com cada vez mais recursos disponíveis e um caráter particular, esse tipo de conta pode ser visualizado de forma pública ou ainda ser configurado para uma visualização privada, onde apenas os seguidores do perfil podem acompanhar as novidades publicadas. Para alterá-la para qualquer outro tipo de conta, é necessário fazer a mudança no painel de configurações do app.
Nessa categoria, todas as funções básicas da ferramenta estão disponíveis, como: publicação de fotos e vídeos, reels, IGTV e stories. No entanto, nesse perfil não há a possibilidade de visualizar informações detalhadas sobre o conteúdo ou audiência.
Criador de conteúdo
Lançado em 2019 para os internautas, o perfil para criadores de conteúdo é indicado para personalidades públicas, como: artistas, influenciadores, fotógrafos, jornalistas, gamers, entre outras ocupações.
Nesse tipo de conta, é possível:
- Analisar o crescimento do perfil de acordo com o período (semanal ou últimos 30 dias);
- Controlar mensagens do direct com mais facilidade, através de uma caixa de entrada com duas opções: geral e principal;
- Editar informações de contato e rótulos da categoria;
- Acompanhar o alcance e engajamento das publicações;
- Classificar solicitações de outros perfis de acordo com a data em que foram recebidas ou de acordo com a sua relevância;
- Definir respostas padrões para usar em atalhos de comentários comuns;
- Ferramentas personalizadas de Insights para avaliar as métricas e informações mais avançadas no perfil.
Instagram for Business
Criada para as empresas, esse tipo de perfil é ideal para divulgar estratégias de marketing de: negócios locais, varejistas, organizações e até prestadores de serviços.
Estas contas profissionais possuem uma variedade de recursos exclusivos para criação de conteúdos, promoções e acompanhamento de resultados.
Dentre os diversos benefícios que essa categoria oferece, podemos destacar:
- A aba Insight que assim como no perfil anterior, exibe informações sobre alcance, seguidores, envolvimento, dias e horários de melhor desempenho, entre outros;
- Criar anúncios para diferentes tipos de estratégias, inclusive integrada com o Facebook para segmentação de público;
- Adicionar ou excluir informações de contato que sejam relevantes para a empresa.
- Habilitar o Instagram Shopping para vender produtos específicos;
- Configurar respostas automáticas para mensagens no direct ou comentários corriqueiros, através de atalhos pré-definidos;
- Exibição de categoria na BIO, logo abaixo ao nome da empresa;
- Classificar solicitações mediante data de recebimento ou relevância de assunto.
Verificação de conta
Por fim, vale ressaltar que qualquer tipo de conta do Instagram pode receber o selo de verificação (aquele símbolo de check azul ao lado do nome do perfil).
No entanto, para os perfis comerciais, eles são de suma importância, pois, revelam credibilidade e autoridade para os possíveis clientes. Comunicando a imagem da marca e divulgando as estratégias e ações que sejam de interesse da empresa.
Ter conhecimento sobre as diferentes contas disponíveis no Instagram são de fundamental importância para qualquer profissional. Pois, dessa forma será possível aproveitar melhor os recursos, melhorar o desempenho do perfil e consequentemente atingir os resultados esperados.
E então, curtiu as dicas? Aproveite para aprender a criar um relatório 2.0 com muitas informações relevantes para a sua empresa.