O Facebook é a rede social líder do mercado em número de usuários em todo o mundo. Atualmente, são 2,7 bilhões de internautas ativos mensalmente. E para manter esse público engajado, a plataforma está sempre se renovando, o que chama a atenção dos concorrentes e gera algumas dúvidas para quem anuncia na ferramenta.
Não importa se você é um social media iniciante ou mais experiente, em algum momento, você já deve ter sentido alguma dificuldade para entender as funcionalidades disponíveis na plataforma, não é verdade?
E se você costuma criar campanhas de marketing no Facebook ADS é de extrema importância entender o que é o gerenciador de negócios e para o que ele serve. Por isso, preparamos esse artigo. Vem com a gente!
O que é gerenciador de negócios do Facebook?
O gerenciador de negócios é uma ferramenta do Facebook onde você pode integrar todas as atividades de marketing para a sua empresa ou clientes.
Desenvolvido para companhias de todos os tamanhos, o recurso possibilita que você crie anúncios, gerencie diversos ativos, como páginas do Facebook e perfis do Instagram e ainda compartilhe esses ativos com toda a sua equipe e/ou parceiros externos de forma simples e prática.
Mas, quais são os benefícios de utilizar esse tipo de ferramenta? Veja o tópico a seguir para entender melhor.
Vantagens do gerenciador de negócios
Se você tem dúvidas se deve ou não utilizar o gerenciador de negócios, veja a seguir quais são as suas principais vantagens, acompanhe:
?Controle
Utilizando este recurso é possível gerenciar o acesso e as permissões de todos os aspectos do seu negócio no Facebook. Adicionando ou apagando contas de anúncio ligados à sua empresa e/ou incluindo ou retirando permissões de colegas de equipe ou fornecedores.
?Privacidade
Conforme mencionamos anteriormente, com o gerenciador de negócios é possível liberar o acesso individual para cada integrante da sua equipe, e ainda restringir a liberação de acordo com o foco de trabalho. Com isso, não será mais necessário passar o seu login e senhas pessoais do Facebook para mais ninguém.
?Segurança
Seguindo as normas de proteção indicadas no gerenciador de negócios, a sua conta ficará mais segura.
?Eficiência
Com a ferramenta é possível acompanhar as atividades de várias páginas e contas de anúncio ao mesmo tempo, economizando tempo e auxiliando na sua produtividade.
?Fluxo de trabalho
Utilizando o gerenciador de negócios é possível organizar as publicações e anúncios em um único local, facilitando a rotina de trabalho.
???Profissionalismo
A ferramenta atribui uma aparência mais profissional para as páginas e empresas que a administram.
Sem esquecer de mencionar, que utilizando o gerenciador, os usuários podem acessar a plataforma através de login e senha, sem necessariamente ter que enviar um pedido de amizade dentro do Facebook, separando dessa forma, experiências pessoais das profissionais.
?Relatórios mais completos e personalizados
Com os recursos disponíveis na ferramenta é possível acessar dados avançados sobre as campanhas e audiência. Facilitando dessa forma a apresentação de resultados para os clientes.
Por que devo usar o gerenciador de negócios do Facebook?
Além de todos as vantagens descritas acima, existem outros fatores que podem influenciar ou determinar a necessidade de utilização do gerenciador de negócios, veja a seguir quais são eles:
- Se você precisa compartilhar acesso de páginas, conta de anúncios, públicos personalizados, pixels, domínios verificados, entre outros recursos, com membros da equipe ou até mesmo clientes.
- No caso de anunciantes que precisam usar uma linha de crédito.
- Publishers que utilizam listas de pré-campanha ou relatórios de veiculação.
- Se a sua empresa costuma contratar fornecedores externos para ajudar com a gestão de anúncios ou aplicativos.
- Se a companhia está passando pelo processo de verificação do Facebook.
Agora que você já sabe tudo sobre o gerenciador de negócios, chegou a hora de criar a sua conta, veja a seguir como fazer isso!
Como criar um gerenciador de negócios
Para te dar uma mãozinha na criação do gerenciador de negócios, preparamos um passo a passo, acompanhe:
1- Acesse o site > business.facebook.com
2- Clique em criar conta
3- Faça o login no seu perfil do Facebook
4- Preencha os dados solicitados, como: nome da empresa, página principal, seu nome e endereço de e-mail de trabalho.
5- Clique em avançar.
OBS: Devido às regras estabelecidas pelo Facebook, você pode criar somente duas contas no gerenciador de negócios. Se houver necessidade de criar mais alguma, peça que algum outro membro da equipe faça a configuração de contas adicionais.
Após esse processo, o administrador da conta poderá:
- Checar as atividades da página configurada;
- Verificar as interações enviadas no messenger do Facebook e direct do Instagram;
- Acompanhar os resultados de todos os conteúdos publicados;
- Analisar os anúncios que estão sendo vinculados;
- Visualizar os Insights sugeridos pela plataforma de acordo com o conteúdo publicado na página;
- Inserir aplicativos;
- Configurar formas de pagamento;
- Criar formulários;
- Gerir eventos;
- Criar públicos diferentes;
- Emitir relatórios personalizados e muito mais.
Agora que você já aprendeu como criar o gerenciador de negócios. Está na hora de aproveitar todas as funções disponibilizadas na ferramenta.
E se quiser obter excelentes resultados com a veiculação de anúncios, não deixe de ver o artigo sobre segmentação de público no Facebook ADS, clicando aqui.