Entre as redes sociais mais utilizadas no mundo, o Facebook possui cerca de 109 milhões de usuários somente no Brasil segundo uma pesquisa da We Are Social e Meltwater em 2023. Seu alcance massivo no país demonstra a necessidade dentro do marketing digital de dominar o gerenciador de anúncios Facebook.
A mídia criada pelo famoso Mark Zuckerberg é sucesso desde sua criação, e além de uso pessoal é uma ótima rede social para a gerar leads e aumentar o reconhecimento de marca. Por isso, é essencial para qualquer empresa, marca ou empreendimento saber como utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook.
Afinal, ela é uma das ferramentas que auxiliam quem deseja garantir presença digital. Além disso, com o uso do gerenciador de anúncios do Facebook profissionais de marketing digital podem gerenciar bibliotecas de mídia, criar anúncios pagos, criar publicações orgânicas e mensurar resultados.
Vale ressaltar que o gerenciador de anúncios do Facebook também facilita o trabalho de quem precisa administrar diferentes perfis e contas. Em outras palavras, o Gerenciador de anúncios permite otimizar seu trabalho de marketing digital.
Além disso, ela conta com uma plataforma integrada de criação de campanhas, Facebook ADS, que transformou a maneira de fazer publicidade digital.
E, como anúncios são uma das principais fontes de receita de marcas, percebemos a relevância do gerenciador de anúncios Facebook, assim como a importância de explorar as possibilidades que essa mídia tem para oferecer para seu negócio.
Então, é um profissional de marketing digital e quer saber tudo sobre gerenciador de anúncios Facebook? Descubra lendo o artigo a seguir!
O que é o Gerenciador de anúncios do Facebook?
De forma geral, é a plataforma que gerencia e cria publicações orgânicas e pagas para as redes sociais do Meta (Facebook e o Instagram). O gerenciador de anúncios do Facebook auxilia agências e empresas que necessitam administrar perfis e contas de anúncios de vários clientes. Nela é possível entender e acompanhar resultados de todos as ads publicadas na rede.
Ainda, o gerenciador de anúncios do Facebook permite a criação de diferentes formatos de anúncios, bem como vários modelos de segmentação eficientes para que marcas alcancem seus públicos de interesses.
Com o uso do gerenciador de anúncios do Facebook você pode agendar publicações, estipular o duração e orçamento investido em cada campanha e segmentar a audiência a ser impactada por um anúncio.
Essas funcionalidades são excelentes para profissionais de marketing digital e quem quer levar o próprio negócio ao próximo patamar, sendo ferramentas ótimas para geração de leads, conversão e vendas.
Para que serve o gerenciador de anúncios do Facebook?
Como mencionamos anteriormente, o gerenciador de anúncios do Facebook tem várias funcionalidades práticas e úteis, sempre apresentando novidades que melhoram ainda mais o trabalho de profissionais de marketing e publicidade.
Para facilitar ainda mais o processo, o gerenciador está dividido entre as etapas planejamento, criação e gerenciamento e mensuração de resultados.
No gerenciador de anúncios é possível criar estratégias de divulgação segmentadas e mais ideais para seu objetivo, bem como definir em quais canais as ads serão exibidas, impulsionar publicações, promover eventos, Fan Pages, entre outros.
Especificamente, no gerenciador de anúncios do Facebook é possível:
- Acompanhar insights sobre a audiência da sua página;
- Criar modelos de anúncios;
- Upar anúncios e posts orgânicos;
- Extrair relatórios dos anúncios;
- Ter acesso ao Analytics;
- Analisar acesso por meio de diferentes dispositivos.
Como usar o gerenciador de anúncios do Facebook?
É claro que você já percebeu a importância de domincar o gerenciador de anúncios. Como uma plataforma para marketing digital, os anúncios gerados nela são essenciais para aumentar a geração de leads e vendas.
E a boa notícia é que usar a ferramenta não é difícil! Confira o passo a passo a seguir.
1. Crie sua conta
Primeiramente, como se trata de uma plataforma voltada para a área comercial do negócio, é preciso ativá-la. Isso porque nem todo usuário do Facebook tem o acesso livre ao gerenciador. Por isso, o primeiro passo é garantir uma conta.
Ao invés de usar sua conta pessoa, use uma específica para seu negócio. Acesse a página inicial do Facebook e clique em “criar nova conta”. Então, preencha suas suas informações pessoais, com os mesmos dados que constam em seus documentos. Em seguida, é só clicar em “Cadastre-se”.
2. Associe uma página ao gerenciador
Como mencionamos, a plataforma é comercial, portanto é disponibilizada apenas para páginas, já que é voltada para os negócios. Portanto, se seu negócio ainda não tem uma página, é hora de criá-la.
Criada a página, adicione ela no seu gerenciador. Vale ressaltar que para associar, ela precisa ter sido criada há mais de 7 dias.
3. Inclua uma conta de negócios no Gerenciador de Anúncios
Nesse momento, no menu lateral você clica em contas de anúncio e depois em adicionar. Então, escolha entre criar uma conta de anúncios, adicionar uma conta de anúncios ou solicitar acesso a uma conta de anúncios.
4. Defina o meio de pagamento
Após configurar o gerenciador, é hora de definir sua forma de pagamento dos anúncios. Clique em “Configurações do Negócio”, depois na aba “Formas de pagamento” e então selecione em “Adicionar forma de pagamento”.
Então, decida o método de pagamento, a moeda e a região e siga as etapas para finalizar o cadastro. Depois disso, siga os seguintes passos:
- Atribua funções para outras pessoas (administrador, funcionário, etc);
- Adicionar uma conta do Instagram fazendo o login;
- Adicione uma conta do WhatsApp Business para dar mais credibilidade ao seu negócio.
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Dicas para usar o gerenciador de anúncios
Sabemos que o gerenciador de anúncios do Facebook é uma opção ótima para donos de negócios e profissionais de marketing digital que querem melhorar o nível de suas publicidades. Então, separamos algumas dicas importantes!
Escolha seu público
Todo negócio tem seu público-alvo, certo? Afinal, com o marketing digital é impossível vender online bem para todo tipo de público ao mesmo tempo.
Defina seu público-alvo: gênero, idade, status de relacionamento, profissão, seus gostos, etc. Definindo para qual consumidor seu produto é feito, suas vendas vão aumentar bastante, tendo em vista que os seus anúncios serão direcionadas para as pessoas ideais e, por isso, terão um poder de persuasão mais efetivo.
Defina um objetivo
Afinal de contas, para qual fim você está utilizando o gerenciador e criando anúncios?
Defina seus objetivos específicos para direcionar melhor suas campanhas. Entre as possibilidades diferentes estão Geração de cadastros, Tráfego para o estabelecimento, Reconhecimento de marca, Alcance, Engajamento, conversão, entre outros.
Seja criativo e original
O sucesso da sua campanha está diretamente ligado a qualidade dos anúncios. Portanto, para aumentar os resultados das ads, desenvolva anúncios criativos e que atraiam seu público alvo.
Nesse sentido, vale lembrar que os anúncios são uma forma para fazer seus clientes potenciais se interessarem pelo seu serviço/produto, sendo a maneira que você tem de chamar atenção de um possível comprador. Por isso, capriche e deixe o anúncio criativo, original e interessante.
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