Como todos sabem, recentemente as empresas mudaram muito seus meios de fechar negócios e adotaram a internet como um mediador importante disso, principalmente as redes sociais.
Essa mudança ocorreu porque muitos consumidores passaram a viver muito mais no ambiente online, acessando redes sociais, deliverys e sites de vendas online.
Tendo em mente que as marcas precisam estar onde o público está, as redes sociais começaram a ser muito usadas por blogs de aluguel de impressora para eventos, entre outros segmentos.
Segundo pesquisas, 47% dos usuários da web com idade entre 16 e 60 anos, passaram mais tempo nessas plataformas no ano de 2020 do que no ano de 2019, e esse número só cresce a cada dia.
Com isso em mente, as redes sociais começaram a contribuir no aumento do tráfego dos blogs empresariais dos mais variados setores, da empresa de arquitetura aos fornecedores de forro drywall sala.
Por isso, o artigo a seguir apresentará a importância das redes sociais para um blog e listará dicas de como esses canais podem ajudar a aumentar o tráfego. Confira!
Importância das redes sociais para o seu blog empresarial
O marketing digital para um blog através das redes sociais é extremamente importante, e essa relevância vem crescendo a cada dia.
Por isso, selecionamos algumas vantagens que mostram o quanto o uso das redes sociais é importante para um blog empresarial, como por exemplo, de revitalização de pisos de madeira.
Confira a seguir quais elas:
Aumenta a visibilidade da marca
O maior objetivo das empresas que investem em blogs é fazer com que o seu nome e a sua marca tenha uma visibilidade muito maior do que já tem.
Por serem canais com grande potencial para aumentar essa visibilidade, as redes sociais se tornam muito importantes nas estratégias de empresas como as de higienização de poltrona.
Através delas, é possível fazer a divulgação de anúncios que ajudam as publicações a chegarem mais rápido no link do seu blog, aumentando assim a visibilidade da marca.
Constrói relacionamento com o público
O uso das redes sociais também ajuda, além de aumentar a visibilidade do blog, a melhorar a relação entre a empresa e os clientes.
Nelas é possível saber a opinião do público e aproximá-los, e isso pode ser feito em diversos canais de comunicação. Como:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- LinkedIn;
- Youtube;
- TikTok.
Tendo em mente as opiniões do público, é possível conhecer temas de interesse para melhorar o conteúdo do blog de uma Empresa de arquitetura e reforma, por exemplo, aumentando assim as chances deles acessarem o site novamente.
Melhora a relevância do blog
Nesse critério, o mais importante é trabalhar a posição da marca nas redes sociais, seja qual for o ramo.
O jeito que a empresa se posiciona nesses canais claramente irá influenciar em como os consumidores a enxergam no geral. Por isso, criar estratégias para a imagem da marca é essencial para que o usuário se sinta interessado em visitar o seu blog.
Melhora o engajamento
O engajamento nas redes sociais significa tráfego no blog, afinal, se os clientes estão interagindo na página de uma empresa eles se sentem muito mais propensos a consumir mais conteúdo da marca.
Esse comportamento pode acontecer de várias maneiras, e eles são estimulados através de estratégias como de gatilhos mentais e demais técnicas.
Constrói uma base de acessos frequentes
As redes sociais são essenciais para criar uma base de acessos frequentes ao blog. Dessa forma, através de insights é possível criar um plano de ação que chame a atenção do público para manter o interesse no canal.
Com conteúdos relevantes sendo postados com frequência, eles podem além de manter o acesso no blog indicá-los para amigos que também se interessem pelo mesmo assunto.
Dicas para aumentar o tráfego do seu blog
Depois de entender a importância das redes sociais para um blog por trazer inúmeros benefícios, vamos conhecer algumas dicas que podem ajudar a aumentar o tráfego desse canal, inclusive em sites que apresentam dicas sobre fotografia de eventos.
1 – Invista nas palavras-chave certas
Uma etapa fundamental no processo de decidir se vai comprar ou não um produto é a pesquisa. Além dela, as referências dos sites que tem o produto são muito importantes, elas podem contar com opiniões de especialistas, de outros compradores ou de influencers.
Tendo isso em mente, é necessário analisar quais palavras-chave as pessoas usarão para procurar informações sobre produtos e criar conteúdos no blog baseados nelas, a fim de esclarecer as dúvidas e mostrar seu diferencial.
2 – Publique tendências
Os temas que estão em alta devem ser considerados nesses casos, pois no geral, serão por eles que as pessoas irão procurar nas redes sociais.
Portanto, vale conhecer o assunto e trazê-lo para o contexto do que o blog propõe, com isso, as publicações sobre ele vão atrair muito mais leitores ao seu blog.
3 – Crie conteúdos de vídeo
Os conteúdos de vídeo no Instagram, por exemplo, estão em alta na internet. Criar vídeos explicando sobre assuntos relevantes onde o seu produto pode ajudar, pode atrair o usuário a querer saber mais sobre o assunto e ser redirecionado para o blog.
4 – Faça publicações com frequência
Manter-se ativo nas redes sociais ajuda a preservar o interesse do público nos textos publicados no seu blog porque eles são lembrados que a cada determinado número de dias, tem textos sobre novos temas que podem ser relevantes para o seu dia a dia.
5 – Aposte no link building
Ações de link building resumem-se em colocar links direcionados no seu blog que encaminhem o leitor para outros artigos ou até mesmo sites.
Esse tipo de técnica favorece no ranqueamento orgânico dos buscadores e contribui para a criação de conteúdos interligados.
6 – Otimize as técnicas de SEO
Usuários de redes sociais nem sempre sabem o que é o SEO (Search Engine Optimization), mas o responsável pela página da empresa deve entender essas técnicas e usá-las para melhorar o resultado de acessos ao blog.
O uso de estratégias tão efetivas ajudam a criar um conteúdo mais direcionado e a facilitar a realização do objetivo. É necessário criar um checklist que tenha o passo a passo de como fazer a escrita mais atrativa para o público-alvo.
Além disso, deve se garantir nessas publicações, a quantidade de palavras-chave, a divisão de conteúdo, boa formatação de parágrafos, títulos chamativos e outras técnicas para atrair a atenção para o blog.
7 – Invista em conteúdos interativos
Já está mais do que óbvio que a qualidade de um conteúdo nas redes sociais é essencial para o aumento do compartilhamento e do tráfego de um site ou blog.
Além disso, invista nos conteúdos interativos, pois eles ajudam muito nisso, como vídeos e enquetes, por exemplo. Este tipo de publicação geralmente promove a interação do público e atrai uma audiência mais qualificada.
Esse tipo de conteúdo torna o acesso ao blog de textos sobre serviço de distribuição panfletos mais fácil, por exemplo, pois o público que se dispõe a acessá-lo se interessa de verdade no assunto em que está buscando.
Conteúdos interativos têm um potencial enorme de compartilhamento e também aumentam o tempo de permanência não só na rede social mas também no blog.
Pois, se os usuários têm acesso a estas publicações, eles ficarão mais entretidos e consequentemente nem verão o tempo passar lendo ou vendo vídeos sobre o assunto.
8 – Mantenha as mídias sociais atualizadas
Com as mídias sociais atualizadas, é possível melhorar a interação com o público que acessa o blog, o que aprimora a autoridade do site nos assuntos em que ele trabalha, se tornando referência no mercado deste segmento.
Compartilhar conteúdos do blog periodicamente é uma ação muito efetiva, pois ajuda aqueles leitores esquecidos a manter o acesso a cada nova postagem, dando destaque a elas.
Estejam falando de temas sobre oficina credenciada hdi ou sobre qualquer outro que possa interessar os leitores e o público-alvo.
Sem levar em conta também que as redes sociais têm outros meios de divulgação, como as hashtags, que são essenciais para aumentar a visibilidade de uma publicação e, consequentemente, os acessos ao blog, sendo possível trabalhar bem com esses recursos.
Considerações finais
Agora chegou a hora de colocar estas dicas em prática. Fazendo isso, além de gerar mais visitas ao seu blog, aumentarão o número de leads do negócio, vindos de diversos canais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.