Quando o assunto é vendas, não podemos deixar de falar sobre o ticket médio, pois ele é um dos indicadores mais importantes do mercado.
Assim como as outras formas de métrica, esse indicador precisa ser monitorado de perto para que o gestor consiga visualizar se suas estratégias de venda estão surtindo efeito.
Além disso, entender o que é ticket médio e como calculá-lo vai ajudar, você, empreendedor, a expandir sua cartela de clientes, sempre oferecendo a eles as melhores soluções.
Confira então este conteúdo, no qual falaremos sobre esse conceito, formas de cálculo, importância para os negócios e principalmente, como aumentar essa métrica na sua empresa. Acompanhe!
O que é Ticket Médio?
O Ticket Médio (TM) é um KPI, um tipo de métrica chave (em inglês, KPI – Key Performance Indicator) que mede quanto um consumidor compra em média no seu estabelecimento.
Assim, quanto mais alto for o ticket médio, isso quer dizer que mais produtos e serviços estão sendo comercializados/ofertados.
Por consequência, a margem de lucro e faturamento geral do negócio também tem um subida, elevando os números do caixa.
Como visto, esse indicador nada tem a ver com o aumento do número de clientes, mas sim com o valor total médio que os consumidores gastam no seu empreendimento.
Por que o Ticket Médio é importante?
O ticket médio é um indicador de suma importância para qualquer comércio e/ou prestador de serviços, pois ele tem relação com diversos aspectos de sucesso da empresa.
Confira alguns motivos do por quê dele ser tão relevante:
- Ajuda a detectar possíveis problemas que estão impedindo o faturamento;
- Possibilita entender qual o comportamento do cliente;
- Indica variações sazonais (períodos ideais para venda ou recuo) e chances de negócio;
- Consegue investigar diferentes perfis dentro de um mesmo tipo de público-alvo;
- Facilita na hora de planejar e tomar decisões estratégicas;
- Informa se os investimentos estão trazendo lucro para ao empreendimento;
- Cria metas e objetivos claros;
- Melhora as atividades voltadas ao marketing digital.
Como calcular o Ticket Médio?
Para calcular o ticket médio, é preciso somar as vendas realizadas em um dado período com o total de clientes que compraram nesse mesmo intervalo temporal.
Dessa maneira, chegamos a seguinte fórmula:
Ticket médio = valor total das vendas efetuadas / número de eventos do período
Vejamos um exemplo. Digamos que em um certo dia, uma loja de eletrodomésticos vendeu 3 produtos de R$500,00 cada um, 2 cadeiras de R$120,00 cada uma e 1 kit de espátulas de R$50,00.
Assim, percebemos que neste dia, o faturamento total foi de R$1790,00. Uma vez que foram 6 vendas no total, temos:
Ticket médio = R$ 1790/6 = R$ 298,33
Muito bem, como vimos, o faturamento do ticket médio desse dia foi de R$298,33. Porém, como saber se esse resultado é bom para o negócio? Isso depende de alguns fatores.
Isso porque é necessário fazer um comparativo do ticket médio semanal e mensal, a fim de obter uma resposta mais assertiva, considerando a margem de lucro esperada e as perspectivas de vendas.
Além do mais, o ticket médio é um valor que tende a variar de um dia para outro. Aliás, essa métrica pode ser usada tendo como base o número de clientes (e não o de compras do dia, mês ou ano).
Afinal, um mesmo cliente pode comprar produtos ou adquirir serviços mais de uma vez, não é verdade? Por isso, nesse caso podemos utilizar outra fórmula:
Ticket médio = valor total das vendas efetuadas / número de clientes
De modo geral, é relevante que o número do ticket médio seja alto, tanto é que iremos mostrar algumas maneiras de aumentar esse KPI a seguir. Não deixe de ler!
Como aumentar o ticket médio da sua empresa em 10 passos
De fato, compreender a importância do ticket médio permite traçar novas formas de aumentar os rendimentos da empresa.
Dado que esse indicador informa o desempenho do negócio, cada vez mais os empresários se preocupam em analisar o preço médio de venda.
Como prometido, confira agora algumas técnicas que podem ajudar no aumento do ticket médio da sua empresa.
Separamos 10 passos para você aumentar o ticket médio e colocar sua organização em outro patamar. Vamos lá?
1. Ofereça diferentes produtos e serviços
Essa é uma das principais atitudes de quem quer (e necessita) aumentar o ticket médio. Portanto, diversifique o mix de produtos e serviços da sua companhia, pois assim há maiores chances de negociação.
Desse modo, tente incluir produtos não-habituais no seu mercadinho, por exemplo.
Se você tem uma farmácia, que tal adicionar biscoitos ou refrigerante próximos ao caixa? Talvez algum cliente queira fazer um lanche e ali estará uma oportunidade de venda.
Logo, uma compra leva a outra, o ticket médio cresce e seu faturamento também.
Seguindo essa mesma lógica, se você trabalha com itens muito específicos, o ideal é melhorar o marketing, passando a colocar os itens nas vitrines.
O segredo é entender o perfil de compra do consumidor para poder oferecer a ele produtos complementares ao que você vende habitualmente.
2. Treine a equipe comercial
Quando falamos de toda equipe treinada, estamos nos referindo a todos os membros da área comercial, sem distinção.
Isso abrange representantes de sucesso do cliente, pré-vendedores e a equipe de marketing, é claro.
A razão disso é que com as habilidades alinhadas, todos podem achar novas chances de aumentar os rendimentos.
O departamento de marketing, por exemplo, pode trabalhar com novos meios de divulgação para atrair novos clientes, ao mesmo tempo que cria campanhas de remarketing para fidelizar os consumidores atuais.
Por fim, o pós-venda necessita de entrar com um atendimento de ponta, levando o público a querer comprar mais e mais.
3. Ofereça várias formas de pagamento
Já pensou o quanto deve ser chato fazer uma compra com a maior empolgação e no final não poder levar o produto porque o caixa não aceita receber pelo PIX ou por cartão?
Além do fato de desmotivar o cliente de voltar ao seu negócio, não contar com diferentes opções de pagamento influencia em um ticket médio abaixo do ideal.
Até porque, se o seu concorrente dispõe de diferentes modelos de pagamento, o seu cliente pode mudar de estabelecimento facilmente.
Certamente não existe uma forma de pagamento melhor que outra quando falamos da preferência do público.
O que vale é pesquisar quais os gostos dos seus consumidores, para assim disponibilizar as melhores alternativas para eles.
4. Faça venda cruzada (cross-sell)
A venda cruzada se baseia na complementação. Aqui, o vendedor oferece um item complementar ao primeiro produto adquirido pelo cliente, de forma de que esse segundo item deverá ser útil ao primeiro bem comprado.
Então, imagine que você vende esmaltes na sua mercearia. Que tal deixar um removedor de unhas perto do frasco? Com isso, as chances de venda cruzadas aumentam.
Além disso, essa estratégia não favorece apenas o aumento do ticket médio, mas também melhora a experiência do consumidor, que passa a contar com um arsenal de produtos a sua disposição.
5. Realize up selling (upgrade de vendas)
Já o up selling equivale ao upgrade de vendas.
Ele segue a lógica de que, um cliente ao comprar um determinado produto, pode ser “tentado” a adquirir outro de melhor qualidade.
Como sabemos, quanto mais alto for o valor do item, melhor para o ticket médio.
No ramo de acessórios eletrônicos esse upgrade é bastante utilizado, o que não quer dizer que outros nichos não possam se utilizar desse método.
6. Invista na recompra
É melhor investir em um cliente que já faz parte da sua cartela do que gastar mais dinheiro em busca de outros compradores.
Logo, muitas organizações começam a trabalhar com cupons e descontos para quem comprar mais, estimulando assim a recompra.
Contudo, é preciso cautela na hora de oferecer esse tipo de negócio, já que os clientes podem ficar mal acostumados e quererem sempre descontos, o que prejudicaria o fluxo de caixa.
Sendo assim, procure usar essa estratégia de forma bem planejada, de forma que o cliente seja valorizado e mais vendas sejam concretizadas.
7. Oferte frete gratuito para vendas acima de um determinado valor
Se você tem um e-commerce, essa dica é muito válida. Ofertar frete grátis ao se alcançar um certo número de vendas é uma excelente tática para vender mais, a qual costuma ter ótimo desempenho.
Funciona de forma simples: as pessoas que estão perto de comprarem um determinado total de produtos e com isso ganhar o frete grátis, possivelmente vão preferir adquirir outros itens adicionais ao invés das taxas tradicionais de entrega.
Porém, saiba ser cuidadoso! O preço do frete grátis deve ser mediano, para que sua marca não saia prejudicada e você não perca seus clientes.
8. Saiba aproveitar as épocas sazonais
Aproveitar as épocas sazonais significa saber utilizar as datas comemorativas para oferecer ofertas que caiam “como uma luva” nas necessidades do cliente.
Isso é fácil de entender se pegarmos o exemplo do Dia das Mães, por exemplo. Se sua loja vende vestuário, prepare conjuntos e kits especiais para as pessoas presentearem as mamães.
O mesmo vale para o Natal, Páscoa e Dia dos Namorados.
É interessante fazer uma pesquisa de opinião com sua clientela para descobrir o que eles querem dar de presente para seus amigos, familiares e/ou cônjuges.
Afinal, desse jeito dá para preparar melhor as ofertas de acordo com a preferência popular.
Inclusive, essa pode ser a chance de dar aquela liquidada no estoque, porém, sempre com atenção aos lucros, ok?
09. Trabalhe com descontos e promoções
A verdade é que todo mundo ama descontos e promoções.
Convenhamos que, além de chamar o cliente para comprar na sua empresa, essa ação faz com que ele visite seu empreendimento e aumenta-se as oportunidades de vendas.
Logo, veja como trabalhar com descontos e promoções, elevando seu ticket médio:
- Dê descontos progressivos, como “pague 3 e leve 2” ou “a cada R$100, ganhe mais 5% de desconto”;
- Invista em cupons de desconto, através de números gerados por apps ou papéis descartáveis;
- Faça um programa de fidelização, oferecendo brindes ou descontos maiores para quem compra mais na sua loja.
10. Reduza custos com um sistema ERP
Reduzir custos tem tudo a ver com o aumento do ticket médio, já que essa ação impacta na geração de uma boa margem de lucro.
Isso acontece, porque você pode até está ganhando muito, mas se os seus custos forem muito altos, sua lucratividade fica abaixo do que a empresa precisa para gerar receita.
Devido a isso, é recomendado investir na automatização dos processos, de modo que eles sejam realizados de forma mais prática e produtiva – gerando redução de gastos.
Aliás, um bom software especializado indica quais áreas do empreendimento gastam mais e possibilita aos gestores entenderem qual a melhor hora para fazer investimentos ou economizar.
Aumente o ticket médio com o auxílio de um sistema de gestão ERP
Como pudemos notar ao longo do texto, o ticket médio é uma métrica que não pode ser deixada de lado.
Isso vale para diferentes tipos de empresa, independente dos portes e atividades do negócio.
Agora que você já sabe quais as melhores estratégias para aumentar o ticket médio da sua empresa, que tal aprender mais uma super dica para você aproveitar ainda mais as oportunidades de venda?
Pois bem, essa meta pode ser alcançada por meio de um sistema de gestão ERP, como o Bling.
Afinal, o Bling ERP vai te ajudar a monitorar os números do seu negócio, ao mesmo tempo que você tem um diagnóstico certeiro das finanças e vendas efetuadas.
Por meio desse sistema de gestão empresarial, o empreendedor pode controlar todas as áreas do estabelecimento em uma única plataforma, tudo de forma colaborativa.
O Bling ERP possui diversos módulos, e um deles é justamente o controle de vendas e gestão de finanças, o que é perfeito para elevar o ticket médio.
Pensando no seu crescimento, o Bling ERP oferece 4 meses de teste grátis, para clientes Etus. Basta utilizar o cupom #etus04 para ativar a oferta, (importante digitar a hashtag, já que ela é obrigatória para o cupom funcionar).
Atenção: essa oferta é válida somente para novas contas criadas no Bling e não cumulativa com outras promoções.
Portanto, não perca mais tempo e modernize o seu negócio com as funcionalidades do Bling ERP!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Bling ERP