Instagram Shopping:
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Instagram Shopping: o que é e como criar?

Instagram Shopping é um conjunto de recursos da ferramenta, que possibilita aos empreendedores venderem seus produtos com mais facilidade utilizando a mídia social. 

Através de uma vitrine virtual dentro do app, os seguidores podem conhecer os produtos, visualizar os itens disponíveis, relacionar-se com a marca e até efetuar a compra sem sair da ferramenta. 

Mulher segurando prancheta

Freepik

Essa solução tem ajudado e muito, tanto os pequenos empreendedores quanto os gigantes do e-commerce. Uma pesquisa recente realizada pela OpenBox, comprovou que  59% dos entrevistados já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.

Mas, você pode estar se perguntando, por que devo investir no Instagram Shopping?

Os benefícios são os mais diversos, abaixo listamos os principais deles, confira:

  • Facilidade de exibição de produtos;
  • Possibilidade de criar uma experiência de compra interativa e visual;
  • Atrair pessoas realmente interessadas em comprar;
  • Criar anúncios mais detalhados;
  • Facilidade de venda mesmo sem site;
  • Otimização do processo de compra;
  • Possibilidade de parceria com influenciadores através das tags de produtos;
  • Gerar tráfego para o site;
  • Funcional e seguro tanto para quem vende quanto para quem compra! 

Requisitos para usar o Instagram Shopping

Se animou com esse recurso ?, saiba que para utilizá-lo, é necessário atender a alguns requisitos básicos, veja a seguir quais são eles: 

  • Ter uma conta empresarial ou criador de conteúdo;
  • Respeitar as regras de qualificação para comércio da Meta;
  • Ser administrador da página em que a loja ficará vinculada;
  •  Ter um domínio do site próprio;
  • O administrador precisa  representar o estabelecimento ou site associado com o domínio fornecido;
  • Configure uma conta do Gerenciador de Negócios, caso ainda não tenha, pois utilizando essa ferramenta será necessário configurar a sua loja no Gerenciador de Comércio.

Recursos disponíveis no Instagram Shopping

Utilizando o Instagram Shopping é possível desfrutar de diversos recursos, descubra quais são eles:

Loja

É a vitrine da sua marca, ou seja, o local onde serão exibidos os produtos cadastrados para a venda. Ela pode ser explorada por categorias pré-determinadas como: promoção ou todos os produtos, coleções ou utilizar o filtro de pesquisa. 

A loja pode ser acessada no perfil da marca ou na aba loja onde é possível pesquisar por marcas. 

Veja a seguir 2 exemplos de lojas cadastradas no Instagram:

Instagram Shopping Instagram Shopping

 

Coleções

Sabe aqueles antigos catálogos que eram publicados em revistas impressas? As coleções assumem esse papel no digital, elas apresentam através de um álbum de foto, quais são os produtos em destaque de uma determinada marca. 

Dessa forma, essa personalização pode ser feita através de temas como: lançamentos, tendências, datas comemorativas, entre outros. 

Páginas de detalhes sobre o produto

Aqui são exibidas as informações relevantes sobre os seus produtos, como preços, descrições, detalhes, entre outros.

Nesse local também são exibidos os conteúdos em que o produto foi marcado, como no caso de parceria com influenciadores, por exemplo.

Para efetivar a compra, a seção conta com um botão que direciona o público interessado para o seu site, onde a transação é concluída. 

Etiquetas de produtos

Este recurso permite destacar itens da loja nas imagens publicadas no feed do Instagram. Assim, os seguidores podem clicar sobre os destaques para ver  mais informações, caso seja do seu interesse.

Conforme ilustra a imagem a seguir:

Instagram Shopping:

Anúncios com etiquetas de produtos

E por fim, mais não menos importante são os anúncios com etiquetas de produtos, que podem ser configurados no Gerenciador de Anúncios e geralmente são muito eficazes para alcançar bons resultados. 

Como criar uma loja no Instagram Shopping 

Atende aos requisitos descritos acima? Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar a sua loja no Instagram Shopping, veja a seguir o tutorial que preparamos para te ajudar:

1- Abra o seu perfil no app e clique no botão adicionar loja.

2- Em seguida, clique no botão começar.

3- Depois, aperte no botão >> conectar conta do Facebook

4- Conecte o Instagram a um catálogo do Facebook. Você poderá fazer isso através de 3 formas: 

  • A partir de uma página de loja do Facebook;
  • Por meio do Gerenciador de negócios;
  • Através de um parceiro.

Caso opte pela primeira opção, clique aqui e veja como fazer! 

Agora se você preferir criar o catálogo pelo gerenciador de negócios ou através de um parceiro, siga as orientações a seguir:

4.1- Acesse o Gerenciador de Comércio;

4.2 – Clique em adicionar catálogo;

4.3 – Selecione o tipo de catálogo;

4.4 – Dê um nome para o seu catálogo e clique no botão >> Criar.

4.5 – Caso queira veicular o parceiro, veja qual da lista os seus produtos estão cadastrados. É possível integrar a plataformas de e-commerce como: Shopify, Magento, BigCommerce, entre outros.

5- Com a conta e o catálogo integrados, basta cadastrar o seu perfil no Compras do Instagram.

Para fazer isso:

5.1 – Acesse o seu perfil do Instagram, toque em empresa e depois em configurar compras do Instagram

5.2 – Preencha todas as informações e etapas necessárias e envie sua conta para análise.

5.3 – O Instagram irá verificar o seu pedido e enviará uma notificação assim que a conta for aprovada. 

Feito isso, é só começar a marcar os produtos em publicações e stories. E não deixe de manter o catálogo sempre atualizado!

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