Quem usa redes sociais hoje em dia, sobretudo a trabalho, com certeza já ouviu falar no famoso algoritmo. Muitos discutem sobre ele, mas será que sabem o que significa?
Presente em nossa rotina utilizado tecnologia, o termo se origina da matemática. De forma resumida, podemos definir o algoritmo como um conjunto de regras e instruções que um programa de computador possui para executar funções. Ou seja, são as etapas que um software precisa realizar para chegar a um resultado específico.
Conceito importante para programadores, o algoritmo está em redes sociais, plataformas de música, vídeos, mecanismos de pesquisa, entre muitos outros.
Quer saber tudo sobre o que é algoritmo, como funciona o algoritmo das redes sociais, tudo que você precisa saber sobre algoritmo no marketing digital e como utilizar o algoritmo na sua estratégia nas redes sociais? Então, continue lendo esse artigo, que irá responder todas suas dúvidas!
O que é o algoritmo?
De forma bem resumida e em conceito original, podemos dizer que um algoritmo são passos que realiza uma tarefa, ou seja, é uma sequência de regras específicas cuja finalidade é solucionar um problema ou alcançar um objetivo.
Na tecnologia, ele realiza ações automatizada ao receber valores de entrada (input) e, então, produzindo valores de saída (output).
Pense assim: são as instruções para um resultado que o desenvolvedor deseja. É simples assim, porém fica complicado pois precisa englobar todos os cenários possíveis, o que faz com que o algoritmo cresça e se torne cada vez mais complexo.
- Leia mais: O que é Algoritmo?
Como o algoritmo funciona?
Você já deve ter visto uma tela de programação cheia de linhas com códigos e linguagens de programação que fazem parte do desenvolvimento de um programa.
E dentro de todo esse código, é preciso colocar todas as regras do programa que se está executando, inclusive os passos que o programa deverá seguir. Essas regras são, na verdade, o algoritmo.
Ainda, como mencionamos anteriormente, a informação de entrada, conhecida como input, passa por diversas etapas que vão modificar seu estado até chegar na informação de saída, chamada de output.
Por isso, podemos dizer que o algoritmo funciona de forma inteligente e automática.
Algoritmo em redes sociais
Infelizmente, os desenvolvedores das plataformas que conhecemos não nos entregam a receita do bolo. Redes sociais e mecanismos de pesquisa não divulgam as equações para o cálculo do conteúdo dentro das plataformas e softwares que são entregues aos usuários.
Além disso, cada um tem suas próprias características. Por isso, a não ser que você trabalhe no alto escalão de desenvolvedores dessas empresas, é impossível saber exatamente como funciona o algoritmo de redes sociais.
E justamente isso abre as portas à experimentação, tentativa e erro de profissionais que se desdobram para entender o algoritmo, como os social media fazem nas redes sociais, por exemplo.
Como usar o algoritmo das redes na estratégia de marketing digital?
Considerar o funcionamento do algoritmo é muito importante para quem trabalha com marketing digital, sobretudo aqueles que trabalham com redes sociais ou mecanismos de busca.
Afinal, o algoritmo é muito importante para cumprir objetivos do seu marketing. Se sua meta nas redes sociais é aumentar o engajamento, obviamente é necessário entender profundamente sobre o algoritmo das redes sociais; se seu objetivo é aumentar o tráfego orgânico do blog, precisa entender a fundo como funciona o algoritmo de buscadores, como o Google.
Esse conhecimento é um diferencial competitivo que pode te deixar à frente da concorrência. Por isso, é de extrema importância buscar entender como o algoritmo da rede social que você quer usar funciona. A seguir, listamos algumas dicas.
Estude o algoritmo das redes sociais
É isso mesmo: você não vai aprender tudo sozinho, né? A boa notícia é que existem diversos profissionais capacitados ensinando sobre dominar o algoritmo das redes sociais, bem como cursos, palestras, aulas… Vá atrás de mais conhecimento!
Realize testes o tempo todo
Não adianta só estudar, é preciso botar a mão na massa e sentir os resultados você mesmo. Então, teste diversos conteúdos, formatos, quantidades, horários de postagens, copys, práticas…
E, nesse caso, não se esqueça de metrificar os resultados, para entender o que o algoritmo privilegia ou não.
- Leia mais: Quais são as métricas do Instagram?
- Leia mais: Quais são as métricas do TikTok?
- Leia mais: Quais são as métricas do Youtube?
- Leia mais: Quais são as métricas do twitter?
- Leia mais: Quais são as métricas do LinkedIn?
Acompanhe as atualizações
Como nem tudo é flores, os algoritmos passam por mudanças o tempo todo. Isso ocorre pois os desenvolvedores das grandes empresas estão modificando o algoritmo para melhorar a experiência do usuário.
Por isso, trabalhe a paciência e se prepare para ter que se adaptar constantemente! Trabalhar com redes sociais é isso, um eterno aprimoramento das próprias práticas.
E aí, gostou do nosso post sobre algoritmo? Então acompanhe nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e LinkedIn, onde sempre postamos mais dicas!