Você sabia que dá para criar um filtro personalizado no Instagram para a sua marca? Não!! Fica de olho nesse artigo, que é sobre isso que vamos falar.
Os filtros do Instagram podem ser utilizados por uma empresa para se destacar, gerar engajamento, fidelizar a sua marca, gerar reconhecimento e até ajudar a aumentar o número de seguidores.
Desde de 2019, o Facebook disponibiliza uma ferramenta que permite que qualquer pessoa crie este recurso e compartilhe diretamente nos stories.
O programa chama-se Spark AR Studio, e ele está disponível para computadores, tanto no sistema operacional Windows quanto para iOS. Isso mesmo, não há possibilidade de usar este recurso no mobile. O app que aparece nas lojas de celulares serve apenas para mostrar os filtros e não permite criá-los.
Segundo especialistas em design, a interface da ferramenta não é muito amigável, ou seja, simples e intuitiva, por isso, preparamos um tutorial completo para te ajudar. Confira a seguir:
1- Faça o download do Spark AR Studio em seu computador.
2- Abra o programa e inicie o primeiro acesso. A plataforma vai pedir o seu email e senha utilizado no Facebook. Aceite os termos de uso e clique em entrar.
3- Em seguida, o Facebook irá te encaminhar um código para a autenticação.
3- Na primeira tela da ferramenta, clique no ícone >> Create Now (localizado no canto à esquerda).
4- Depois, acesse >> Blank Project
5- Confirme se a opção “Scene” está selecionada na coluna esquerda do programa.
6- Depois clique em Focal Distance e aperte o botão direito do mouse. Selecione >> Add Object >> Face Tracker
Nesse comando você “explica” para a plataforma que deseja que ele “siga o rosto na criação”.
7- Em seguida, será necessário, clicar como o botão direito na opção >> Face Traker >> Add >> Plane
Nesta função, você indica para a plataforma onde deseja colocar um objeto no filtro. Repare na figura quadriculada que aparece na imagem abaixo.
8- Depois, clique no botão + que aparece na aba >> Materials (localizado no canto direito da tela do app).
9- Repare que no canto esquerdo da tela, uma nova sessão abriu. Clique em Material.
Observe que na coluna à direita novas opções de comando vão aparecer.
10 – Agora chegou a hora de adicionar a imagem que você quer aplicar no filtro. Vá na sessão no lado direito da tela. E clique em >> Texture >> Choose File
Veja que o programa irá abrir as pastas do seu computador para você escolher a imagem desejada.
11- Veja a imagem adicionada sobre o modelo da plataforma.
12- Para dimensionar exatamente onde você quer colocar a imagem, clique no botão >> plane (localizado no menu à esquerda).
13- Depois, coloque a imagem onde você deseja. Aconselhamos utilizar o menu à direita, pois o programa é muito sensível para movimentações no mouse.
Faça as alterações bem devagar para ir testando o tamanho e as proporções que deseja.
14- Pronto! Agora chegou a hora de exportar o modelo de filtro criado. Para fazer isso, basta clicar em >> File >> export (em alguns versões a opção aparece como Publish).
Caso você deseje, é possível também salvar o projeto para alterá-lo em qualquer outro momento.
15 – Em seguida, clique na opção >> Publish new effect. E depois aperte o botão >> Upload.
16 – A plataforma irá fazer o carregamento do arquivo.
17- Em seguida, você será redirecionado para a plataforma de aprovação do Facebook. Faça seu login.
18- Preencha as informações necessárias como:
- Nome do filtro;
- Plataformas (você pode escolher entre Facebook, Instagram, Messenger);
- Categorias (escolha qual tem mais relação com o filtro criado);
- Audiência;
Clique no botão salvar
19 – Em seguida, você deverá testar o filtro no dispositivo. Abra o app selecionado e experimente o teste do filtro.
20 – Depois, basta salvar o vídeo teste no computador e carregá-lo na plataforma do Spark Ar Hub.
21 – Para finalizar adicione um ícone de miniatura, escolha a data da publicação, leia os termos e políticas de uso do app e clique em enviar.
O Facebook irá avaliar o seu filtro e no prazo de até 10 dias úteis disponibilizará o uso, caso seja aprovado.
Ufa!! Curtiu esse passo a passo detalhado para você arrasar na criação dos filtros?
E se você é social media ou proprietário de agência. Que tal adicionar esse recurso como um produto adicional, e ganhar vantagem no mercado por oferecer esse serviço? Pense nisso!
E agora, qual o seu próximo desafio? Investir em tráfego pago? Clique aqui e saiba mais sobre isso!
Eu já criei os meus, inclusive filtro de realidade aumentada em 3D. Realmente é um grande diferencial para as marcas dentro do Instagram.
Que legal Maicon, parabéns pela iniciativa ??