mesa de trabalho
Gestão e liderança

Como gerenciar uma equipe online

Você já pensou em montar sua própria equipe online? Não sabe se é possível gerenciar pessoas à distância? Continue lendo para receber algumas dicas bem úteis.

Atualmente com a internet, não existem limitações para conseguir clientes por todo país, isto é um fato! O contato através do WhatsApp ou Skype facilitam muito a nossa vida e conseguimos atender perfeitamente qualquer pessoa. Além disto, ter uma equipe online reduz vários custos como um local próprio, equipamentos e estrutura.

Mas você já tentou trabalhar em equipe online? Muitas das vezes a falta de organização ou falta de prazos acabam prejudicando estas parcerias, e com isso acabamos não atendendo bem algum cliente por conta de outra pessoa.

Separamos aqui algumas dicas para você EVITAR de ter problemas com sua equipe online.

1- Crie um círculo de pessoas confiáveis

Como gerenciar uma equipe online

Freepik

É muito importante que você trabalhe com pessoas confiáveis, o maior erro de alguns profissionais é sempre trocar suas parcerias e não fidelizar bons parceiros. Você precisa apenas adotar um simples modelo de pontos entre seus parceiros.

Por exemplo, o profissional 1 fez o trabalho e entregou no prazo correto (3 pontos). O profissional 2 fez o trabalho mas ficou incomunicável por 2 dias (1 ponto). O profissional 3 não entregou no prazo e não responde prontamente (0 pontos). Assim você consegue classificar bons profissionais para atuar ao seu lado.

2- Organização

Como gerenciar uma equipe online

Freepik

Ter uma equipe presencial exige muito esforço para que seja bem organizada, a equipe online não é diferente. Precisamos de muita clareza, algumas regras e muita organização.

Para isto é interessante definir locais de comunicação (whatsapp, facebook, skype), criar planilhas de execução, combinar horários de atendimento, definir metas semanais e outras coisas.

3- Prazos

Como gerenciar uma equipe online

Freepik

Entregar projetos nos prazos corretos é muito importante, você não corre o perigo de perder este cliente ou de causar uma má impressão.

Sua equipe online precisa estar bem alinhada à isto, como você e seu cliente dependem de uma pessoa que está à distância, ela precisa se responsabilizar pelo prazo correto. Caso contrário, se houver alguns atrasos é recomendável que troque seus parceiros.

4- Agendas e Ferramentas

Freepik

Existem centenas de ferramentas online que te ajudam a organizar sua “agência online”, uma delas é o Workflow da Etus, nele é possível você cadastrar sua equipe e seus clientes para que possam acompanhar de perto o desenvolvimento das imagens para redes sociais. O melhor de tudo é que o cliente consegue aprovar pela própria ferramenta agilizando muito seu trabalho.

Outra ferramenta interessante para gerenciar sua equipe online é o Trello, se você não conhece é um organizador de tarefas em equipe, você cria um quadro de tarefas e compartilha com a sua equipe determinando as funções e prazos de cada um.

Muitas pessoas também preferem agenda mesmo que seja para trabalhar online, neste caso recomendo usar o Google Agenda, é sem dúvida muito útil neste caso e você ainda pode programar para mandar notificações e lembretes em seu celular.

Gostou das dicas? Desejamos uma boa sorte com a sua equipe online. Faça um teste gratuito agora mesmo na Etus para agendar suas publicações.

 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *