E com um gostinho de quero mais o e-summit 2021 marcou a história no marketing digital. Com 10 horas de imersão, a web conference contou com muito conteúdo e autoridades do mercado que fizeram muita cabeça fritar de ideias e reflexões.
No dia 10 de junho, 100% online, o evento reuniu mais de 10 mil participantes ???? espalhados entre os 3 palcos do evento (Mundo, QG, Podcast).
Com inspiração nos anos 90 e uma proposta inovadora, nunca vista até o momento, os assuntos abordados foram os mais variados, o que contribuiu para o aprofundamento de conhecimentos e trocas de experiências inesquecíveis.
Marketing de influência, Inbound, tráfego, mídia paga, carreira de social media, tendências do mercado, foram alguns dos temas abordados. Grandes nomes estiveram por lá, como: Peter Jordan, Estevão Soares, Igor Moraes, Maurício Meirelles, Marcelo Antonioli, Eduardo Soares e André Patrocínio.
Este ano, o e-summit contou com mais de 45 palestrantes, das mais variadas áreas de conhecimento, sendo que 33% destes convidados eram mulheres.
E para deixar o clima mais descontraído e dinâmico, os apresentadores Lilian Gracioli e Marcel Oliveira comandaram o evento com muita simpatia e humor. O quadro “Etus na minha casa”, fez muito participante correr para conseguir conquistar o brinde especial.
Nos intervalos e no happy hour, a diversão ficou garantida com a Gika Bacci. A cantora, que participou do programa The Voice Brasil, apresentou hits dos anos 90, com um clima de flashback que aqueceu o coração. ????
Para quem não conseguiu assistir a transmissão, não precisa ficar triste não! ???? Nós preparamos um conteúdo para mostrar tudo o que rolou no maior evento de mídias sociais do Brasil. Quer saber mais? Vem, com a gente!
Palco Mundo
???? Painel 01 – Estevão Soares
O professor e consultor de marketing digital expôs sobre as principais tendências para campanhas pagas nas redes sociais. Dando um pequeno destaque para a batalha entre Apple e Facebook após a atualização do iOS e os burburinhos do mercado em relação a estas transformações para o ano de 2021
???? Painel 2 – Bruna Toni
A líder de marketing da Pinterest apresentou dicas de como usar a plataforma nas estratégias de marketing digital, contando alguns detalhes sobre o seu dia a dia na empresa.
???? Painel 3 – Claudio Gora e Gilberto Mautner
CO-FOUNDERs da Locaweb, Claudio e Gilberto, apresentaram em seu painel um pouco sobre a história da empresa, os desafios e as atividades que foram sendo desenvolvidas durante o tempo, a cultura da organização e a inclusão da Etus ao grupo.
???? Painel 4 – Peter Jordan
O criador da internet falou sobre o seu início como produtor de conteúdo, revelou as suas principais dificuldades, comentou sobre as empresas que fundou até o momento e como transformou as “dores” que observava no mercado digital em oportunidades de negócio.
???? Painel 5 – André Patrocínio
O CEO da Etus provocou grandes reflexões durante a sua palestra. Contanto um pouco sobre seu espírito empreendedor desde criança, fez muita gente se emocionar ao falar sobre sua família e suas dificuldades iniciais.
Com uma apresentação bem dinâmica, André comentou sobre a sua jornada profissional e criação da Etus. Ele abordou também temas como: produção de conteúdo, algoritmos e tendências para 2021.
???? Painel 6 – Maurício Meirelles
E para fechar o dia de palestras, o publicitário e humorista contou de forma irreverente sobre sua trajetória profissional e seus trabalhos na TV e internet.
Maurício também emocionou os participantes ao revelar como se reinventou durante a crise provocada pela pandemia do covid-19, destacando a importância de cuidar da saúde mental e manter a criatividade e positividade no enfrentamento de adversidades.
Palco QG
????Painel 1 – Social Media: O que fazer e como começar?
Mediado por Eduardo Soares, com a participação de Manuel Filho e Valter Azevedo, o painel tratou sobre as principais dificuldades que o marketing digital enfrentou no passado, e conversaram também sobre as mudanças necessárias para as transformações das empresas neste novo cenário, criado pelas limitações de uma pandemia mundial.
Manuel Filho ressaltou a necessidade de atualização dos profissionais da área e a seriedade necessária às empresas em dar o devido valor às ferramentas digitais até pouco desacreditadas.
Adicionando ao tema, Valter Azevedo comentou sobre como a organização dos processos é indispensável na vida do social media, e que os especialistas precisam padronizar os esforços em todas as redes, mesmo que o cliente não tenha identificado a importância dessa ação.
???? Painel 2 – Marketing de Influência
O bate-papo, mediado por Marília Dovigues, contou com a participação de Matheus Ferreira, Marcelo Antonioli e Valter Rito.
Os profissionais começaram o meetup contando um pouco sobre sua jornada no marketing digital com seus acertos e erros em cada plataforma.
Em seguida, eles comentaram sobre as etapas que são necessárias para aqueles que buscam a carreira de influencer. Deram dicas para começar a produzir os primeiros conteúdos, como escolher seus objetivos e nicho de mercado e como selecionar a plataforma ideal.
Para encerrar o painel, Matheus, Marcelo e Valter explicaram sobre os requisitos que uma empresa precisa avaliar antes de contratar um influenciador digital para divulgar o seu produto e qual a responsabilidade que essa pessoa tem ao firmar a parceria.
???? Painel 3 – Fator humano
Nesse painel Lucas Vasconcelos, Maria Francisca e Sandro Pinto conversaram sobre a importância do fator humano no atendimento ao cliente.
Os especialistas comentaram sobre as constantes evoluções do marketing digital durante o tempo. Destacando a importância de ouvir, ajudar e se preocupar com quem está do outro lado da tela, valorizando a EMPATIA na transmissão da mensagem.
Complementando o tema, os profissionais abordaram sobre a importância de construir um conteúdo simples, claro e verdadeiro para o seguidor, facilitando na interpretação e impulsionando o setor e as redes.
???? Painel 4 – Os desafios da comunicação e do entretenimento em relação à diversidade e inclusão
O encontro marcante entre Priscila Vitório, Marília Ramos, Licínio Januário e Alexandre Manisck foi sensacional.
Os palestrantes debateram sobre a importância da inclusão social no mercado de trabalho, destacando o verdadeiro significado da palavra “representatividade”.
Provocando os participantes a refletir sobre o assunto, os especialistas revelaram que apesar das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, ainda há muito o que lutar, pois, os desafios são grandes. Temas como: cargos de liderança, estereotipização, conteúdos de entretenimento equivocados e visibilidade no mercado de trabalho, foram abordados.
Para encerrar o painel com chave de ouro, os convidados destacaram sobre a importância das grandes empresas em assumir um verdadeiro papel social, promovendo a diversidade de forma efetiva, autêntica, horizontal, de acordo com a realidade.
????Painel 5 – Inbound, tráfego e internet: por onde começar?
E para fechar a programação do palco QG, Igor Moraes mediou um meetup muito interessante, que contou com a participação de Simone Bispo e Erickson Monteiro.
Os especialistas começaram o bate-papo contando um pouco sobre suas carreiras e sobre a importância do networking na aquisição de clientes.
Erickson e Simone apresentaram cases sobre a relevância do tráfego pago aliado ao marketing local de pequenas empresas. E como essa estratégia foi assertiva desde o início da crise provocada pela pandemia do Coronavírus.
Complementando o tema, os profissionais falaram sobre a necessidade de analisar as redes sociais e os clientes que o social media irá atender. Verificando quais são as necessidades dele e quais serão os métodos mais eficazes para a geração de resultados.
Palco Podcast
????Painel 1 – Humanização no atendimento online
Nesse encontro Lucas Vasconcelos, Levi Lopes e Thais Villani comentaram sobre os desafios da era “Customer Experience”.
Os profissionais falaram da importância de manter a tecnologia aliada ao lado humano, para que através de dados e informações desse consumidor seja possível traçar estratégias de melhorias e propostas de soluções de problemas. Avaliando as necessidades e os feedbacks positivos e negativos.
????Painel 2 – A imagem e o marketing digital
O bate-papo mediado por Marcio Niasa e André Patrocínio contou com a participação do professor Kauê Luz.
O especialista falou sobre a importância da pré-produção e pós-produção de uma imagem para o marketing digital.
Complementando o tema, Kauê Luz, comentou como a qualidade técnica pode interferir em um bom desenvolvimento de campanha e na veracidade da divulgação de produtos. E como o mercado fotográfico se tornou mais competitivo nos últimos anos.
????Painel 3 – Redes Sociais e seus diferenciais
Nesse painel Guilherme Encinas, Lucas Kalango e Rogério Nicolai conversaram sobre os pontos positivos e negativos do TikTok, Instagram e Pinterest.
Lucas Kalango ressaltou os principais diferenciais do TikTok com seu formato ágil e dinâmico, que provocou o mercado e gerou uma nova forma de se criar vídeos.
Rogério Nicolai comentou sobre o conteúdo atemporal, democrático e sem conflitos do Pinterest. Que promove um consumo diferente na plataforma, onde seus usuários buscam fontes de inspiração individual, tornando a ferramenta como uma espécie de válvula de escape.
Guilherme Encinas falou sobre a sua vivência como produtor de conteúdo no Instagram. Ressaltando pontos positivos da plataforma como seus variados formatos e popularização do mercado. O especialista ainda evidenciou a dificuldade que tem percebido nos últimos tempos no aplicativo, onde o alcance orgânico da base de contatos, caiu significativamente.
Para encerrar o painel, os convidados ressaltaram que para cada rede existe um público e um objetivo, portanto, há espaço para todas as empresas e setores.
????Painel 4 – Diversidade e inclusão nas empresas
Nesse encontro, Eloisa Chaves, Milena Queiroz e Ivan Guevara, debateram sobre a importância de se criar ações que promovam a diversidade e inclusão racial e de gênero.
Os convidados comentaram sobre suas experiências pessoais e como a abertura de conversas sobre esse tema no ambiente corporativo são importantes para uma mudança de comportamento.
Mas, para que a inclusão seja assertiva e real é necessário que as bandeiras estejam alinhadas com as atividades realizadas pela a empresa. Para isto, eles deram dicas de como começar a promover essa “virada de chave”, tais como: consumindo informação sobre o tema, analisando o trabalho desenvolvido em outros locais, observando erros e principalmente entendendo o público-alvo que a empresa conversa.
????Painel 5 – Mulheres no Marketing Digital
Nesse painel, Thais Negri, Maria Vitória Ruas e Marina Corte promoveram um bate-papo muito interessante sobre o setor.
Elas abriram o meetup comentando sobre as transformações que ocorreram na rotina de trabalho com o isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19.
Em seguida, as especialistas comentaram também sobre os desafios que as mulheres enfrentam em se posicionar no mercado de trabalho e como a troca de experiências entre os profissionais de diferentes setores podem ser benéficas na construção de conteúdo e de comportamentos.
????Painel 6 – Gestão de equipes de marketing e performance
E para fechar a programação do palco Podcast, Marília Dovigues, Melissa Visgueira e Rodrigo Nascimento conversaram sobre gestão e empreendedorismo em um momento de grandes transformações, como a provocada pela pandemia do Covid-19.
Os especialistas destacaram a importância de ter uma equipe diversificada, com caraterísticas, idades, experiências e conhecimentos variados para compartilhar aprendizados e integrar os setores.
Complementando o tema, Melissa e Rodrigo falaram sobre os conceitos hard skills e soft skills, técnicas de incentivo, criatividade e performance individual e coletiva.
E se você quiser conhecer mais sobre a evolução das redes sociais não deixe de conferir o artigo, clicando aqui!