vazamento de dados digitais
Papo com o CEO - André Patrocínio

Mais um! Vazamento supostamente do Poupatempo expõe 223 milhões de brasileiros

Pouco tempo após o episódio do mega vazamento de dados, agora a situação se repete. Nome completo, e-mail, celular, sexo, data de nascimento e até foto 3×4 estão sendo oferecidos pelo preço de R$95 mil (0,3 bitcoin).

O pacote disponibilizado na Internet tem uma amostra de 10 milhões de contatos para “degustação” do possível comprador, e segundo a publicação, as informações supostamente possuem como origem o Poupatempo, um programa paulista que oferece serviços para emissão documentos.

Em nota, a instituição afirma que não passou por qualquer tipo de incidente de segurança, e relata que com mais de 50 anos de atuação já recebeu inúmeras tentativas de acesso, mas todas sem sucesso.

Segundo os especialistas, os dados divulgados neste novo vazamento estão mais ricos, ou seja, os hackers supostamente unificaram várias informações anteriores com as obtidas nesse momento, assim é possível ter em um único arquivo muito mais de cada pessoa. O que indica que houve cruzamento com as outras já disponíveis, como o ocorrido em janeiro de 2021.

Como descobrir se fui alvo desse vazamento? 

Recentemente, divulgamos aqui no Blog, o site Fui Vazado que pouco tempo depois foi retirado do ar pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido a possibilidade da consulta de autoridades e figuras públicas. 

Dessa forma,  dificilmente será possível confirmar se as suas informações estão entre as divulgadas, porque esse tipo de serviço não é autorizado, porém, é preciso dar essa má notícia de que muito provavelmente, os seus dados foram vazados, devido a grande quantidade de contatos disponíveis. 

Como podemos nos proteger nesse momento? 

Tendo em vista, que muitas informações já foram expostas, todo cuidado é pouco. Uma medida que pode ser feita, é a mudança de senhas fáceis de se decifrar como: data de nascimento, número de telefones atuais ou antigos, e até número de documentos, afinal estes dados já estão circulando. 

Outra medida que é bastante recomendada, é a instalação da verificação de duas etapas no app do Whatsapp. Após a sua configuração, uma camada adicional de segurança é aplicada no processo de login da conta. A primeira em geral é a solicitação da sua senha e a segunda é um código enviado por SMS. 

Fique atento também com e-mails, mensagens ou ligações que podem ser maliciosas, solicitando alguma informação ou clique em algum link. 

Saiba mais sobre as principais tendências em tecnologia para 2021, clicando aqui. 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *