Marketing Médico no Instagram: 7 Estratégias para Crescer seu Perfil e Captar mais Pacientes
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Marketing Médico no Instagram: 7 Estratégias para Crescer seu Perfil e Captar mais Pacientes

A importância do Instagram para qualquer tipo de marketing é inegável atualmente; a rede social era baseada em fotos, é massivamente popular e muito propícia para captar novos leads e pacientes. Porém, para se destacar e realmente ter um perfil relevante no Instagram, é preciso empregar estratégias corretas.

Isso é particularmente importante para o marketing médico, pois existem regras específicas para esse setor que devem ser seguidas. Para conseguir o melhor resultado com o seu marketing médico no Instagram, conheça a seguir cinco estratégias para crescer seu perfil e captar mais pacientes. Acompanhe conosco!

1 – Capriche na BIO

A bio é como se fosse uma versão moderna do cartão de visitas. Portanto, é essencial caprichar e causar uma boa impressão. Coloque todas as informações essenciais na bio, desde horário de atendimento até os dados de contato; de fato, você pode até mesmo acrescentar um link que conduza diretamente ao WhatsApp do consultório. Capriche também na foto de perfil, que deve estar de acordo com a identidade visual do seu consultório.

2 – Use os destaques a seu favor

Se a bio funciona como um cartão de visitas, os destaques são como um flyer, onde você pode apresentar um pouco mais do serviço prestado na clínica ou consultório. É aqui que você pode mostrar seus diferenciais, além de informações mais específicas de localização e das especialidades atendidas no seu espaço. Organize os destaques de modo que fiquem claros e acessíveis a novos seguidores.

3 – Trabalhe com algumas linhas de conteúdo

De nada adianta um perfil organizado e bonito se as pessoas não se interessarem nas postagens que você tem a fazer. Com isso em mente, você deve trabalhar com conteúdos que não apenas divulguem o seu trabalho, mas sejam relevantes para o seu público. Para isso, você deve alternar posts que informem sobre procedimentos, por exemplo, com posts que tragam dicas de saúde. Manter seus seguidores interessados deve ser a missão principal dos seus posts.

4 – Acerte no tom das postagens

Para que as suas postagens contem com um bom engajamento, é bacana você conhecer o seu público-alvo. Logicamente, isso também vai depender da especialidade do seu consultório; fatores como idade média, gênero e classe social dos seus pacientes influenciam diretamente no tipo de postagem que você vai produzir em seu Instagram. Porém, uma dica geral é evitar termos técnicos, e traduzir as informações para uma linguagem mais universal.

5 – Não faça panfletagem virtual: saia de artes e posts e passe para fotos e vídeos

O fato é que, apesar de estar mais aberto a textos e conteúdos escritos (como posts de artes), o Instagram sempre foi uma rede social baseada em fotos. Mas, se você prestar bem atenção, vai ver que o aplicativo migrou de fotos para vídeos. Portanto, nada de ficar fazendo panfletagem virtual com artes do Canva e criadas por designers. Vale muito mais uma foto sua ou um vídeo seu, mesmo que não sejam profissionais, do que uma arte.

6 – Não dependa só do alcance orgânico, invista em anúncios

Antigamente, se você tinha 1000 seguidores no Instagram e fazia uma publicação, as 1000 pessoas que te seguiam viam sua publicação. Em outras palavras, o alcance orgânico era de 100%. Hoje em dia o alcance orgânico caiu para 3% ~ 5% (inclusive, é por conta disto que às vezes você vê perfis com um grande número de seguidores e poucas curtidas e comentários). Para “resolver” este problema você precisa promover suas publicações de forma paga tanto para quem já te segue quanto para novas pessoas (e possíveis pacientes) que nunca ouviram falar de você.

7 – Facilite sua vida e Agende seus Posts

A gente sabe o quanto a rotina dos médicos e médicas é corrida e que às vezes, mesmo tendo ideias e vontade de publicar todos os dias, simplesmente não sobra tempo. A ETUS é uma plataforma de gestão de redes sociais e que tem uma funcionalidade muito bacana que é o agendamento de postagens no Instagram.

Assim, você separa apenas algumas horas de um dia da semana, planeja e programa todos os conteúdos dos próximos dias.

No final você continua com sua estratégia de marketing médico no Instagram funcionando e ainda sobre mais tempo para fazer o que você faz de melhor, que é atender seus pacientes.

E ai, o que achou destas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde uma a uma 🙂

Se você é médico(a) e quer acompanhar mais dicas de marketing médico, acompanhe a WE Marketing Médico no Instagram!


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