A internet móvel mais acessível, a tecnologia de computação em nuvem, a automação do trabalho e do conhecimento, e a popularização das redes sociais contribuíram para o desenvolvimento de um novo consumidor, voltado para o e-commerce.
Hoje eles estão mais bem informados, empoderados e exigentes, e buscam novas formas de adquirir produtos ou serviços com praticidade e segurança. Além disso, o hábito de comprar pela internet se tornou cada vez mais comum, principalmente após a crise provocada pela pandemia da Covid-19.
Diante desse cenário, o e-commerce ganhou ainda mais forma. O termo em tradução livre quer dizer “comércio eletrônico”, ou seja, nada mais é que uma modalidade do negócio, onde a venda de produtos e suas transações financeiras são realizadas no ambiente virtual, ou seja, via dispositivos e plataformas digitais, como computadores, tablets ou smartphones.
Este tipo de negócio pode ser feito através de diversos canais de venda, como: redes sociais, lojas virtuais, marketplaces, entre outros.
E se você quiser entender um pouco mais sobre o e-commerce e todas as oportunidades que ele oferece, acompanhe esse post!
Como funciona o e-commerce?
Como mencionamos anteriormente, o e-commerce corresponde a todas as transações que envolvem a compra online. Desde o acesso do possível cliente, a qualquer hora e em qualquer lugar, até a efetivação do pagamento e a entrega do produto onde ele desejar.
Para esse consumidor visualizar estes produtos, geralmente, é criado uma loja virtual ou um marketplace, onde as mercadorias são organizadas de acordo com categorias e funcionam como uma espécie de vitrine.
Nestes locais, são apresentados fotos ou vídeos das mercadorias com ângulos diferentes e cenários neutros ou criativos. Para convencer a persona a efetivar compra, são elaboradas descrições técnicas com as características específicas do produto, como: peso, dimensões e preço.
Após fazer essa primeira visualização, o consumidor pode adicionar a mercadoria no carrinho, continuar comprando ou passar para a próxima fase de pagamentos.
Para realizar o pagamento, será necessário fazer um um cadastro na ferramenta utilizada para fornecer informações como: nome, CPF e endereço de entrega.
A empresa que está vendendo os produtos pode escolher se haverá cobrança de frete para todos os clientes, se irá variar de acordo com a região, e em alguns casos oferecer frete grátis como atrativo de venda.
Após essa etapa, o consumidor irá selecionar qual forma de pagamento ele quer utilizar. Ele poderá optar por cartão de crédito, PIX ou boleto, e as informações são transmitidas mantendo a segurança dos dados para evitar problemas.
Por fim, o cliente receberá uma confirmação do pedido, geralmente encaminhada por email, onde ele poderá visualizar todas as informações referentes ao produto adquirido e a data prevista para a sua entrega.
Diferenças entre Loja virtual, E-commerce e Marketplace
Apesar do termo e-commerce ter se popularizado nos últimos anos, muitas pessoas ainda se confundem sobre as diferenças entre os conceitos que envolvem a compra online, por isso, veja a seguir:
E se você possui uma loja física ou quer empreender nesse novo mercado, confira a seguir um passo a passo para criar um e-commerce ????????
1- Escolher a ferramenta
A primeira coisa que você precisa fazer para começar a criar um e-commerce é escolher qual ferramenta você deseja comercializar os seus produtos. Como assim?
Veja quais são as necessidades da sua empresa e estude a fundo sobre as características e custos de cada um dos canais como: marketplace, lojas online ou redes sociais.
Lembrando que para criar uma loja virtual no Facebook e Instagram, por exemplo, é necessário ter um site para que o comprador finalize a sua compra na plataforma.
Outro detalhe importante que precisa ser considerado nesse momento, é o perfil do público-alvo que você deseja atender. Veja quais são as suas características predominantes, seus hábitos de consumo, seu comportamento no ambiente digital, entre outros.
Para entender melhor sobre essa importância, leia o artigo: Persona: o que é e como aplicar no marketing da sua empresa?
2- Adquirir um domínio
Para criar a vitrine digital, será necessário registrar um domínio para a loja virtual, ou seja, um nome que irá servir para identificar e localizar a sua marca na internet.
Ele é composto por um nome e uma extensão, como por exemplo: WWW.NOMEDASUALOJA.COM.BR.
A extensão mais comum utilizada no Brasil, é o .COM.BR, portanto, se você escolher por essa opção, será necessário verificar se o domínio que você deseja está disponível.
Você pode fazer essa pesquisa no site do Registro.br. E se o termo escolhido estiver indisponível, o próprio órgão irá fornecer algumas sugestões para sua escolha.
3- Comprar um serviço de hospedagem
Após registrar o domínio, será necessário contratar um serviço de hospedagem para armazenar todos os arquivos que serão necessários para que a sua loja virtual seja visualizada, como as imagens, vídeos, textos, entre outros.
Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço, como no caso da Locaweb. Os planos geralmente disponibilizam um e-mail próprio, como por exemplo: [email protected] que pode te ajudar ainda mais na sua divulgação, gestão e até autoridade de marca.
4- Escolher uma plataforma
O próximo passo será escolher uma plataforma para criar a sua loja digital, ou seja, para cadastrar os seus produtos, colocar as descrições, fotos, gerar pedidos, receber pagamentos, entre outros. Ferramentas fundamentais para esse tipo de negócio.
Procure escolher uma plataforma que te ofereça um suporte próximo, para te ajudar nas dúvidas do dia a dia, como por exemplo, a Tray, que possui um ecossistema completo para criação de lojas virtuais e integração com marketplaces.
5- Planejar a identidade visual do e-commerce
Chegou a hora de criar a sua vitrine digital. Você pode desenvolver uma ideia do zero, colocando as a identidade visual da sua empresa, ou escolher alguns modelos pré-prontos que estão disponíveis nas plataformas.
No entanto, se você optar pela segunda opção, será necessário personalizar os detalhes para deixar o layout o mais próximo possível do marketing visual que representa a sua empresa.
Nesse momento, lembre-se também da experiência do usuário, procure colocar as informações com uma boa disposição, leitura visual e é claro abuse da criatividade!
E não se esqueça de deixar o layout responsivo para mobile, hoje em dia, a maioria das pessoas acessam a internet utilizando smartphones.
Se você desejar entender melhor sobre a relevância do marketing visual para uma empresa, acesse aqui.
6- Definir as formas de pagamento
E agora chegou a hora de configurar as formas de pagamento que serão disponibilizadas para os seus clientes. As plataformas para criação de lojas virtuais geralmente oferecem diversos meios, no entanto, os mais comuns são o cartão de crédito e o boleto bancário.
No entanto, pesquisas do setor apontam que quanto mais opções você fornecer para o cliente, melhor será o seu retorno.
Dessa forma, você poderá escolher em alguns casos também os intermediadores de pagamento, ou seja, as empresas que atuam na internet para criar uma relação entre a loja virtual e as instituições financeiras. Como exemplo podemos citar: Yapay, PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, entre outros.
Estas parcerias podem te ajudar na gestão financeira, visto que a empresa não precisará fazer intermediações. No entanto, elas possuem algumas taxas de utilização que precisam ser avaliadas.
Vale ressaltar que alguns clientes preferem realizar compras por estes canais pela segurança digital e autoridade que estas empresas possuem no mercado.
7- Cadastrar os produtos
Chegou a hora de começar a cadastrar os produtos e adicionar as descrições. Separe todas as fotos dos produtos que você pretende divulgar em pastas, isso irá facilitar o processo.
Depois, selecione as informações que você tem sobre cada produto. Tamanho, cores, dimensões, aqui tudo vale. Quanto mais informação melhor!
E lembre-se de colocar quantas unidades você tem disponível para aquela determinada mercadoria, isso pode te evitar grandes problemas futuros.
8- Faça parcerias para a distribuição dos produtos
Uma das maiores vantagens de se comprar na modalidade online, está relacionado a comodidade de receber o produto onde estiver. Por isso, muito cuidado na escolha dos canais de distribuição, tanto avaliando a experiência do cliente quanto nos custos que eles podem gerar para a sua empresa.
Por isso, faça um planejamento para evitar problemas. Você pode oferecer a entrega via Correios (expressa, econômica ou Sedex), com parcerias com transportadoras, carros próprios, motoboys, entre outros.
Atualmente, há empresas também que auxiliam os proprietários nesse processo, como é o caso da Melhor Envio, que ajuda os empreendedores a economizar na gestão de fretes, com um rastreio inteligente e uma plataforma integrada.
9- Crie uma estratégia para a divulgação
E chegou a hora de mostrar para o mundo a sua loja virtual. Por isso, elabore uma estratégia de divulgação para atrair consumidores.
Para isto, utilize os canais onde sua persona está mais presente. Use as redes sociais, e se possível crie uma loja virtual nestas ferramentas redirecionado para o seu site.
Faça anúncios nas redes sociais e no Google para promover a sua loja.
E se você tiver algum banco de dados com contatos de clientes, envie para eles por whatsapp ou e-mail, imagens ou mensagens falando sobre a novidade do e-commerce.
A importância do social commerce
E você já ouviu falar em social commerce? Essa modalidade de venda digital tem ganhado o gosto popular a cada dia mais, mas você sabe o que isso?
O social commerce é uma fusão do e-commerce com as mídias sociais. Onde os clientes conhecem as marcas e os produtos, se informam sobre as promoções e realizam a compra.
Nesse momento, as ferramentas que oferecem esse tipo de serviço são: Instagram, Facebook, Whatsapp e Pinterest.
Imagine a situação em que um usuário vê uma propaganda de uma camiseta com uma estampa bacana, através de um anúncio no Instagram. Ele gosta do produto e clica no botão: “comprar agora”, em seguida ele conclui a compra ali mesmo no aplicativo.
Ou ainda ele vê um influenciador que segue nas redes divulgando sobre um produto e resolve comprá-lo por impulso, ali naquele mesmo momento. Entendeu como essa ferramenta tem grande poder ultimamente?
Quer ver como essa prática tem se tornado importante para quem vende online, acompanhe o quadro a seguir:
Viu como essa prática funciona de forma eficaz e ainda ajuda na criação de relacionamento com o público-alvo?
Por isso, cuide dessa audiência com o maior cuidado e carinho possível. Faça um atendimento próximo, divulgue o dia a dia de produção, promova alguma campanha incentivando o uso de hashtags e cuide muito bem do seu pós-venda, hein?
E aí, qual seu próximo desafio? Vai criar uma loja nas redes sociais? Então leia o artigo: Como criar uma loja no Facebook?