Os trending topics do twitter são os temas do momento mais comentados em todo mundo. Conhecidos também como TTs, eles reúnem as palavras-chave que são divulgadas com mais frequência pela rede social, em diferentes horas do dia.
De acordo com o Twitter, este recurso tem como principal finalidade ajudar os usuários a compreender o que de mais importante está acontecendo no mundo de forma rápida e instantânea.
Atualmente, a rede social possui 326 milhões de usuários ativos na plataforma, sendo que 14,1 milhões são brasileiros. Ocupando a 4ª posição de países que possuem uma audiência ativa e engajada.
Com o tempo, o Twitter se tornou uma espécie de “microblog” utilizado como ferramenta de divulgação para várias empresas nos mais diversos nichos de mercado.
Diante disso, a visibilidade dos trending topics pode se transformar em uma excelente ferramenta para conhecer o seu público, gerar reconhecimento de marca e visibilidade de produtos ou serviços oferecidos, desde que sejam utilizados através de uma estratégia planejada.
Quer aplicar essa ferramenta no seu marketing digital, mas não sabe como?
Então, vem com a gente!
Como os trending topics do twitter funcionam?
Os TTs são determinados através de um algoritmo que mapeia o fluxo de tweets publicados. Mas, desde a sua criação, algumas mudanças ocorreram.
Hoje em dia, eles podem ser classificados entre “tendências personalizadas”, com base em quem você segue e seus interesses, ou “tendências generalizadas”, ranqueadas através de geolocalização.
Os algoritmos identificam os tópicos mais populares, por um determinado tempo, e fazem uma classificação das pautas que estão com maior repercussão na rede. Assim, o usuário consegue acompanhar os assuntos do momento em tempo real.
A ferramenta também agrupa os trending topics, caso eles estejam relacionados a um mesmo assunto. Como por exemplo, #sextou, #sextasualinda, #sextafeirachegou, entre outros.
Vale ressaltar que o número de tweets relacionados aos assuntos do momento, é apenas um dos requisitos para que o algoritmo classifique-o como mais comentado.
O twitter também filtra as buscas pela qualidade do conteúdo. A plataforma afirma que deseja promover conversas saudáveis na rede, por isso, em alguns casos, eles podem impedir temporariamente que um tweet apareça nos assuntos do momento. Principalmente nos casos que o tweet viola, as políticas de privacidade, tais como:
- Não respeitar as regras do twitter.
- Ter palavrões ou referências a um conteúdo adulto/explícito.
- Estar relacionada a vítima de crimes graves.
- Divulgar imagens de menores de idade, que são figuras privadas.
Para conhecer um pouco mais das regras de privacidade do twitter, acesse aqui.
No entanto, vale ressaltar que mesmo que o twitter não classifique o termo como trending topics, o conteúdo poderá ser acessado no perfil de quem publicou.
Por que os trending topics do twitter são importantes?
Além das vantagens que comentamos anteriormente, os trending topics possuem diversos outros benefícios para uma estratégia de marketing digital, veja a seguir algumas delas:
- Pode ser analisado como uma tendência de comportamento;
- Ajudam na compreensão do comportamento da persona, como perfil dos usuários;
- Auxiliam na visibilidade e reconhecimento da marca;
- Favorece a aquisição de novos leads;
- Contribui com a relação entre cliente e empresa;
- Ajuda na humanização da marca;
- Instantaneidade na divulgação de informações e campanhas publicitárias;
- Possibilidade de viralização de conteúdo.
Por fim, vale lembrar que para obter bons resultados e não “entrar pelo cano”, é necessário avaliar quais trending topics vale a pena investir. Em alguns casos, a intervenção ou posicionamento podem prejudicar a marca. Por isso, antes de sair publicando seus tweets avalie se “assunto” realmente irá trazer benefícios para a empresa.
Como aparecer nos trending topics do twitter?
Se você deseja publicar um tweet para aparecer no ranqueamento, basta colocar a palavra ou frase que aparece na lista de assuntos do momento (com hashtag, se houver). Conforme sinalizado na figura abaixo ??
Contudo, vale lembrar que devido ao grande número de pessoas publicando com os trending topics, pode ser que o seu tweet não apareça na busca, mas as pessoas que te seguem sempre irão ver os seus tweets.
Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Como funciona o Twitter?