Quer montar uma campanha eficiente em vários canais ao mesmo tempo? Você precisa alcançar um grande número de pessoas mas ainda não sabe como? Continue lendo e saiba qual a diferença entre Transmedia e Crossmedia. Aprenda como aplicar cada um deles em suas campanhas.
Atualmente com diversos canais diferentes para criar conteúdo e divulgar sua marca, fica bem difícil selecionar apenas um deles para montar uma campanha eficiente na hora de lançar um novo produto ou serviço.
Usando as estratégias de Transmedia e Crossmedia é possível trabalhar várias destas audiências ao mesmo tempo fazendo com que sua campanha alcance um grande número de pessoas. Quando usar cada uma delas?
Qual a diferença entre transmedia e crossmedia?
Crossmedia: Como o nome já diz, é praticamente um cruzamento de mídias, você usa este tipo de campanha quando quer precisa veicular o mesmo conteúdo em diversos canais diferentes (Redes Sociais, TV, Rádio, Podcast, Jornal, etc). Para alcançar a audiência de forma correta, é necessário adaptar este mesmo conteúdo e entender o comportamento do seu público alvo de acordo com o formato de cada canal.
Este tipo de estratégia é ideal para melhorar o branding da marca e se destacar no mercado.
Transmedia: Este tipo de estratégia é um pouco diferente, a campanha transmedia você vai veicular o conteúdo em diversos canais diferentes usando narrativas diferentes. Um grande exemplo disto é quando um filme faz grande sucesso nos cinemas e depois é criado outros formatos para consumir o conteúdo daquele filme como quadrinhos, livros, games, etc.
Entendeu a diferença? Existem vários cases de empresas grandes e pequenas que usam das duas estratégias para conquistar seus lugares no mercado. Com criatividade e um bom planejamento poderá sair uma excelente campanha!
Lembre-se que através da Etus é possível agendar e analisar suas publicações em todas as redes sociais ao mesmo tempo.