Videoconferência e suas vantagens
Papo com o CEO - André Patrocínio

Videoconferência e suas vantagens

Em 2020 o mundo mudou, e o distanciamento social acelerou o uso de aplicativos de videochamadas por toda a população. Encontros familiares e profissionais que antes eram feitos presencialmente, passaram a ser realizados no ambiente virtual. Segundo pesquisa, 88% dos brasileiros com acesso a internet já fizeram pelo menos uma chamada de vídeo.

Não tenha dúvidas de que algumas reuniões presenciais são importantes, no entanto, para os casos em que elas não são imprescindíveis, estas ferramentas podem auxiliar e muito no dia a dia das corporações. 

Crescimento durante 2020

Empresas que oferecem plataformas para a realização de chamadas de vídeo foram as que mais cresceram durante a pandemia.

Desde o começo de 2020, as ações da Zoom, uma das principais plataformas de videoconferência, subiram  mais de 500%  e o lucro dessa empresa saltou de 2 milhões para 27 milhões de dólares.

O Facebook vendo esse mercado se mobilizou e adicionou ao Whatsapp e Messenger a possibilidade de chamadas de vídeo com mais de duas pessoas, e recentemente também começou a liberar de forma gradual a possibilidade de lives no Instagram com mais de duas pessoas.

Já o Google Meet, serviço de vídeoconferência do Google, liberou chamadas de vídeo com tempo ilimitado até março de 2021. 

Vale ressaltar, que o WhatsApp e o Zoom são os aplicativos mais usados para videochamadas no Brasil. 

Quais os benefícios de fazer uma videoconferência? 

Seja para reuniões familiares ou profissionais, as videoconferências tem como principal objetivo aproximar pessoas de diferentes localidades em um mesmo ambiente virtual. As vantagens desse tipo de ferramenta são vastas, no entanto, vamos tratar aqui apenas dos benefícios relacionados ao dia a dia de uma empresa. Veja a seguir:

Redução de custo

Antes da pandemia, as empresas costumavam investir em reuniões entre equipes e clientes presencialmente, muitas vezes com custos altos: passagens aéreas, acomodações, deslocamentos e até ligações. Durante a pandemia, esses encontros começaram a ser realizados através de apps com utilização gratuita. Dessa forma, as empresas observaram um grande potencial de redução de custos, e passou a adotar esse tipo de ferramenta para realizar esses encontros.  

Segundo pesquisas, a videoconferência passou a ser considerada o terceiro melhor método de comunicação corporativa, ficando atrás apenas do e-mail e chamadas de voz. 

Otimização do tempo

Ao utilizar videoconferências, não há necessidade das pessoas se deslocarem, dessa forma imprevistos e atrasos não são tolerados, apenas em casos muito específicos, garantindo assim: agilidade, comprometimento e pontualidade na realização de reuniões e atividades. E como dizia Benjamin Frankilin, “Time is money” (tempo é dinheiro). 

Facilidade de acesso

Graças aos aparelhos altamente tecnológicos, atualmente é possível participar de uma videoconferência por telefone, tablet ou computador, o que facilita a participação em qualquer ambiente ou situação.

Produtividade

A produtividade é uma competência almejada por muitas empresas. Aprimorar a comunicação da equipe, verificar aprovações com clientes, passar report sobre relatórios e metas alcançadas, passaram a ser muito mais ágeis com os alinhamentos por videoconferência, sem esquecer, da economia de tempo gasto anteriormente com deslocamentos. 

Integração

Com a pandemia, os funcionários das empresas passaram a trabalhar isoladamente em suas casas e isso provocou um distanciamento da equipe e uma desmotivação. 

Colaboradores comprometidos, engajados trabalham muito melhor para atingir os objetivos da empresa. E até nesse quesito a videoconferência passou a ser uma ferramenta de apoio. Happy hours, festas de fim ano, reuniões motivacionais, começaram a ser feitas por essas ferramentas para aproximar as pessoas e unir as equipes. 

É claro que o digital nunca vai suprir essa nossa vontade de estar ao lado de quem a gente gosta, de ter essa conexão presencial com os amigos do trabalho, mas hoje passa a ser uma escolha assertiva e harmônica com um bem maior: a SAÚDE de todos.

Gostou dessas dicas? Separamos mais um artigo sobre a importante relação entre  tecnologia e empresas, confira aqui!

 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *