Hoje, é impossível pensar em posicionamento de marca se não falarmos do ambiente virtual. Conhecer algumas dicas de marketing digital é essencial para que a sua marca tenha relevância no mercado, não é verdade? Para se ter noção, no Brasil, 66% da população usa alguma rede social. Sendo que as 6 mais utilizadas são, respectivamente, YouTube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Messenger e Twitter. Pensando nisso, fizemos este post com 7 tendências para o Marketing Digital em 2020.
Se você quer saber mais sobre o assunto, então, continue a leitura!
1.Chatbots
Uma das maiores novidades que chegou em 2018 foi os chatbots (mensagens automáticas) dentro da fanpage do Facebook. Apesar de ter sido lançada há algum tempo, a ferramenta ainda é uma das principais tendências do Marketing Digital. Isso acontece porque ela é poderosa para o seu negócio e é capaz, inclusive, de criar funis de respostas para interagir com os clientes de forma automatizada.
Como todo produto do Facebook, os chatbots sempre passam por atualizações para garantir uma melhor experiência ao usuário. Isso é tanto na perspectiva do proprietário da página quanto do cliente. Com certeza, a sua marca ganha muito quando consegue colocar essa tecnologia para operar.
2.Influenciadores
É um mercado que só tende a crescer nos próximos anos. Influenciadores digitais são pessoas com uma grande audiência em determinado assunto ou nicho e que recomendam produtos, serviços e outras coisas, fazendo um bom dinheiro com isso em todas as redes sociais.
Atualmente existem até agências de influenciadores para contratar esse tipo de serviço. Com um elevado alcance de consumo de conteúdo, usar a visibilidade de um influencer para promover o seu produto é uma ótima opção para que a sua marca ganhe posicionamento virtual. Atente-se na hora de escolher: tenha cuidado para que ele seja a cara do seu negócio. Além disso, esse é um novo mercado que todo mundo está de olho.
3. Voicebots
Uma das principais tendências não só de 2020, mas também para os próximos anos, é a tecnologia voicebots (robôs por voz). Eles são mais conhecidos como assistentes de voz. A expectativa é que nos próximos anos essa tecnologia seja uma das mais utilizadas pelos usuários para interagir com as marcas.
Estima-se que até 2023 o uso de assistentes de voz deve triplicar. Isso indica que o seu negócio precisa buscar conhecer mais sobre essa ferramenta e não perder espaço de mercado para a concorrência, não é verdade? Para você ter uma ideia, com o assistente de voz da Google, integrado ao aplicativo Home, o usuário consegue integrar várias atividades por meio da Internet das Coisas.
4. Conteúdo criativo
Os usuários querem melhores experiências na internet, principalmente quando estão em contato com uma marca. Nesse sentido, a produção de conteúdo criativo é uma das grandes promessas deste ano no Marketing Digital. Eles são ricos e têm um poder de persuasão muito forte, trazendo o usuário para mais perto do seu negócio.
As redes sociais são os melhores locais para compartilhar conteúdos criativos. Inclusive, essa estratégia é muito usada pelos influencers para conquistar novos seguidores e fortalecerem a sua imagem nas mídias. Conteúdos em vídeos tem ganhado força no Instagram pelo uso do IGTV.
5. Apps em ascensão
Todo ano uma rede social diferente cai no gosto do público. Em 2020, a dona da vez é o TikTok. Esse app tem como propósito a criação e o compartilhamento de vídeos. Ele tem sido usado amplamente pelos influencers e é uma ótima oportunidade para divulgação da sua marca.
Essa rede social ganhou destaque graças aos desafios que são feitos por anônimos e também por famosos. Os vídeos podem ser compartilhados em outras redes, o que amplia o alcance da ação. As danças reproduzidas no TikTok são os desafios que a audiência parece mais gostar e interagir.
6. Stories
Hoje em dia, os stories estão nas principais redes sociais, inclusive isso acabou “matando” o Snapchat. É possível esse tipo de compartilhamento no Facebook, Instagram, no formato de status no WhatsApp e, agora, também no LinkedIn. É interessante começar a explorar essa rede social para fortalecer o Employer Branding (Marca Empregadora) do seu negócio. Afinal, é uma mídia focada no contexto profissional.
Para que você possa perceber melhor o potencial desse recurso midiático, o Instagram, por exemplo, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e, desse número, cerca de 500 mil usam os stories diariamente. Isso é impressionante, não é verdade? Por isso, não deixe de usar essa dica de Marketing Digital na sua estratégia.
7. Lives
Com o isolamento social causado pela pandemia mundial da COVID-19, os artistas passaram a explorar os recursos de vídeo disponibilizados nas principais plataformas. As chamadas lives, realizadas principalmente no YouTube e no Instagram, tem sido a principal forma de entretenimento dos brasileiros durante a quarentena.
Para que a sua estratégia de posicionamento de marca no ambiente virtual seja eficaz, é fundamental fazer a mensuração das ações. As redes sociais são ferramentas que podem gerar muitos dados interessantes para melhorar as vendas de um negócio, ao possibilitar conhecer melhor o comportamento da sua audiência. A automação é uma ótima forma para coletar e analisar esses dados.
Com essas 7 dicas de Marketing Digital para 2020, esperamos que você tenha conseguido um norte para otimizar a sua estratégia. Coloque em prática essas tendências e garanta a visibilidade da sua marca nas principais redes sociais. Lembre-se: no cenário de isolamento, a criatividade é o segredo para melhorar o alcance.
Se você gostou deste artigo, com certeza, vai querer conferir o nosso post sobre como otimizar os resultados de marketing nas redes sociais. Aproveite a leitura!