Dicas

Encurtador de link: melhores opções, como usar, dicas e mais

O encurtador de link é uma ferramenta muito útil para quem usa redes sociais. Afinal, sempre pode haver a necessidade de inserir uma URL em algum local na internet.

Porém, isso pode se tornar um problema em sites que não permitem URLs longas ou até mesmo para a questão estética.

Por isso, na hora de utilizar um link muitas pessoas buscam utilizar um encurtador de link. O recurso permite, por exemplo, compartilhar links em redes sociais, e-mails e mensagens com uma versão mais curta e amigável do endereço desejado. Ainda, algumas ferramentas permitem, além da otimização do link, rastrear o desempenho de uma página.

O que é um encurtador de URL?

De forma resumida, o encurtador de link são programas ou ferramentas que transformam o link grande de um site em um link pequeno, mais fácil e prático de usar, bem como mais agradável esteticamente.

Existem ferramentas desse tipo gratuitas e pagas, cada uma dependendo da necessidade de quem utiliza.

Para que serve o encurtador de link?

Sabemos que, muitas vezes, o link de um endereço é muito extenso, o que acaba sendo desagradável ou até impossível de utilizar em certos locais da web.

Por isso, pode haver o desejo ou necessidade de encurtá-lo, para então inserir em redes sociais.

Benefícios de usar encurtador de link

Além de serem mais bonitos e práticos, alguns locais aceitam apenas links curtos, tornando o encurtador de link muito necessário nesse caso.

Além disso, há algumas outras vantagens. São elas:

Economia de espaço

Como mencionamos, as URLs longas podem ocupar muito espaço em publicações em redes sociais, mensagens, documentos, e-mails, etc. Dessa forma, o encurtador de link é prático pois reduz o tamanho do link para que ele seja mais fácil de compartilhar.

Estética

Links longos podem deixar o elemento desagradável, ainda mais quando contam com uma combinação complexa de letras, números e caracteres especiais. Dessa forma, o encurtador de link possibilita uma versão mais limpa e também mais bonita da URL.

Rastreio

Sabia que há ferramenta de encurtador de link que oferece recursos de rastreamento? Isso mesmo, a ferramenta permite que os usuários acompanhem o número de cliques, bem como o tráfego gerado pelo link usado.

Principalmente para marcas, essas informações são úteis para descobrir a eficácia de campanhas de marketing, medindo fatores como compartilhamento de conteúdo e até engajamento do público.

Outros artigos que você pode gostar:

Como escolher a ferramenta de encurtador de links

Hoje em dia, existem diversas opções de ferramenta de encurtador de link disponíveis. Cada uma apresenta suas funções e custo-benefício próprios. O que você deve considerar na hora de escolher, é:

integração

A possibilidade de integrar o seu link ao CRM ou outras ferramentas de marketing ajudará você a encurtar URLs de forma mais eficiente, assim como automatizar o fluxo de trabalho.

Análise e relatórios

Para negócios, é importante que os links possibilitem a geração de relatórios detalhados para ajudar a rastrear o tráfego que vem através de URLs.

Com esse tipo de recurso, é possível entender o desempenho de suas campanhas de marketing por meio de métricas como dados demográficos, taxa de cliques e geolocalização.

Links de marca

Existe também a possibilidade do encurtador de link oferecer domínios de marca personalizados. Dessa forma, o marketing é mais personalizado em páginas da web de acordo com seu negócio.

Encurtador de link

Outros artigos que você pode gostar:

Encurtador de link

Confira uma lista de encurtadores de link que podem ser utilizados de forma gratuita.

Etus Social

A Etus é uma das maiores ferramentas de agendamentos de posts em redes sociais da América Latina. Mas, a plataforma também oferece outras funcionalidades muito úteis para quem trabalha com marketing digital. Uma delas é o encurtador de link!

Conheça os planos da Etus e todas as funcionalidades da plataforma clicando aqui!

Bitly

Popular e confiável, possibilita otimizar links de forma fácil. Na versão grátis da ferramente, é possível encurtar até 10 links por mês.

A ferramenta também conta com planos pagos, que aumentam o limite de links para encurtar e também e oferecem opções extras de personalização de URLs, rastreamento de cliques em tempo real e integração com outras ferramentas.

Short.io

Esta ferramenta de encurtador de link permite redirecionamentos ilimitados em sua versão grátis. Os planos pagos são para uso profissional, com recursos personalização de URLs, rastreamento de cliques e segmentação geográfica.  

TinyURL

Também popular, a ferramenta TinyURL conta uma interface fácil de usar. Ela não tem limite de uso do encurtador de link na versão gratuita!

Por outro lado, versão paga da ferramenta inclui monitoramento e análise dos links, bem como opções de personalização das URLs compartilhadas.

Rebrandly

O encurtador de links Rebrandly tem o ponto positivo de permitir a personalização de URLs com a marca do usuário, para que haja uma identidade única.

Bit.do

Encurte suas URLs de forma gratuita e direta.  A ferramenta de encurtar links também apresenta opções de customização, análise de tráfego do seu link e um gerador de QR Code.

Gostou do nosso post sobre encurtador de link? Então acompanhe nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e LinkedIn, onde sempre postamos mais dicas!

Encurtador de link

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *