A identidade visual de uma empresa é um dos principais pilares que dão suporte para a uma empresa consistente e reconhecida no mercado. Por isso, criar logo dentro da identidade de forma estratégica é muito importante para um negócio.
Isso porque o logo, ou logotipo, é a cara do seu negócio. Com o logo, é possível transmitir a essência da sua marca. Mas é claro que, para que isso seja possível, é importante que a identidade, incluindo o logo, esteja alinhada com o os propósitos do negócio. É essencial que o logo seja coerente com o seu nicho e segmento comercial.
Quer saber mais sobre criar logo? Vamos te contar tudo que você precisa saber a seguir. Boa leitura!
O que é logo/logotipo?
Primeiramente, é importante entender o que é antes de criar logo. O logotipo, ou simplesmente logo, é uma representação visual, de símbolos ou palavras, que tem o objetivo de identificar uma marca. É por meio do logo que o público identifica um produto ou serviços no mercado, em meio aos concorrentes.
Sendo o elemento visual que simboliza a marca da empresa, pode conter apenas texto, apenas imagem ou a mistura de ambos. A partir do logo, é possível transformar o entendimento que o consumidor possui sobre um negócio, agregando valor ao produto.
Por que os logotipos são importantes?
Como mencionamos, o logotipo são a cara do seu negócio. Por isso, os logos são responsáveis por aumentar o reconhecimento da marca, chamar a atenção dos consumidores para seu negócio.
Os logotipos também criam uma primeira impressão impactante, fazendo com que seu negócio se destaque da concorrência e possibilitando que sua marca se torne memorável. Eles expressam profissionalismo e a identidade do negócio, inspiram confiança e abrindo espaço para fidelizar clientes.
- Leia também: O que é Marketing Visual e qual a sua importância?
Dicas para criar logo
Agora, sabemos que você talvez queira saber dicas de como criar logo para seu negócio. Confira!
1. Deixe uma boa primeira impressão
A primeira impressão é a que fica, certo? Portanto, lembre-se dela na hora de criar logotipo! Pense o que você quer transmitir quando o consumidor primeiro entrar em contato com sua marca.
2. Preze pela simplicidade
Isso é muito importante. O logotipo da sua marca é uma representação da marca, portanto, deve resumir de forma a ser rapidamente identificado pelo consumidor. Esqueça informações desnecessárias!
Então, nesse sentido, evite criar logo com muitos elementos e variados enfeites, pois isso pode transmitir uma sensação de que sua marca não é bem organizada. E ninguém quer que consumidores pensem isso de uma empresa!
3. Faça uma pesquisa
A regra aqui é clara: evite começar do 0! É muito importante na hora de criar logotipo pesquisar o mercado e referências, por exemplo.
O primeiro passo pode ser, por exemplo, pensar nos logos que você gosta muito. Pense também nos logotipos que você olha e já adivinha qual é o negócio.
4. Pesquise os seus concorrentes
Entender como os concorrentes se posicionam visualmente é de extrema importância. Utilize de referência, analise os elementos usados, as cores, tipografia e etc, para então criar uma logo que te diferencie no mercado.
O ideal, ao analisar a concorrência, é que o seu logotipo seja diferente e chame atenção dos consumidores.
5. Conheça a sua persona
É importante ressaltar que cada público demanda identidades e logos diferentes. Portanto, analise seu público-alvo e quem seu negócio deseja atingir, para quem você quer vender.
- Leia também: Persona: o que é e como aplicar no marketing da sua empresa?
- Leia também: Você conhece os diferentes tipos de personas?
6. Defina o conceito
Depois da pesquisa detalhada sobre concorrentes, mercado e persona, é a hora de pensar no conceito do seu logotipo.
Nesse momento, você define o que você deseja que seu logo transmita ao consumidor. É uma etapa bem mais subjetiva, mas lembre-se de que você precisa expressar seu produto ou serviço.
7. Considere fazer a comunicação visual completa
É isso mesmo: o logotipo é só a ponta do iceberg. É interessante para marcas terem toda a comunicação visual para o negócio, incluindo o logo.
- Leia também: Como criar uma identidade visual?
8. Peça feedbacks
Já esboçou o logo, teve algumas ideias, definiu conceitos? É importante testar e pedir a opinião de outras pessoas!
Faça isso com várias pessoas, sobretudo as que encaixam no perfil da persona do seu negócio. Mostre o que tem, o que pensou e pergunte suas impressões e opiniões, para analisar o que as pessoas acham e, assim, levar para frente o que deu mais certo.
Isso é importante porque, afinal de contas, o logotipo não é feito para te agradar – é feito para os consumidores, então precisa agradas a eles!
Qual é o segredo para criar logotipo de qualidade?
Como já mencionamos, primeiramente um bom logotipo precisa ser simples. Além disso, é necessário que ele seja fácil de reconhecer entre consumidores, dessa forma sendo memorável. É importante que, ao criar logo, ele seja versátil para uso tanto impresso/físico quanto digital.
Como criar logo
Demos todas as dicas para criar logo. Agora, você precisa botar a mão na massa! A seguir, explicaremos as etapas principais na criação do logotipo. Aproveite!
Defina as cores
Já definiu a paleta de cores? Escolheu quais dela estarão no logotipo?
A primeira dica aqui é pensar em uma versão monocromática, ou seja, preto e branco. Se der certo e ficar bom em preto e branco, vai já sabe que funcionar com outras também. Lembrando que a versão monocromática é uma mais simples, para usar em mídias em que não é possível utilizar algo colorido.
A definição das cores é divertida porém precisa ser muito bem pensada, afinal, precisa ser do seu gosto pessoal, do gosto da persona, fazer sentido com o mercado e o produto… Pense com cuidado!
Como escolher as cores para um logotipo?
Além de começar com o preto e branco, não se esqueça de escolher cores que fazem sentido para seu produto e, principalmente, se destaque da concorrência. Precisa chamar atenção para sua marca!
Dica: use muito da psicologia das cores.
Desenhe o símbolo
Nesse momento você rabisca muito suas ideias e, então, digitaliza o escolhido. Uma opção é escanear o desenho e então utilizar um programa de vetor. É um processo complicado, mas com paciência você consegue resultados excelentes. Se preferir, deixe um pouco do orçamento para contratar um designer!
Outra opção é buscar ícones gratuitos em sites como o FreePik ou o Noun Project. Em sites assim, é possível encontrar ícones bons para utilizar no seu futuro logotipo, sem precisar você mesmo fazer a vetorização.
Escolha a tipografia
Como explicamos, seu logo pode ter também a parte escrita. Para isso, claro que é preciso escolher a fonte, ou tipografia, perfeita! Vale ressaltar que, assim como o desenho e as cores, a tipografia deve expressar seu negócio.
Crie um manual de marca
O nome já é bem explicativo: é um manual de como utilizar seu logo em diversas situações, para garantir que ele seja sempre apresentado seguindo um padrão anteriormente definido por você.
Garantir esse padrão é essencial para fortalecer sua marca. O manual apresenta todas as variações do logo, todas as regras de aplicação, explicação das características, entre outros fatores importantes.
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