Você sabe o que são gatilhos mentais? Com certeza já ouviu falar muito sobre este assunto no marketing digital, mas será que é eficiente? Por que funciona? ?
Confira aqui 5 gatilhos mentais para vender mais nas redes sociais, claro que existem vários outros, porém, com estes 5 você já consegue melhorar suas estratégias atuais.
Geralmente muitas das ações que tomamos no dia a dia são sem pensar muito. Sabe quando você clica em algum botão ou lê um texto, sem perceber? Isso é feito pelo nosso subconsciente de forma involuntária.
Os gatilhos mentais são frases e palavras que ativam este nosso lado “impulsivo”, sendo assim fica muito mais fácil ser convencido por algo, comprar algum produto ou até prestar mais a atenção em um post que está na timeline. A concorrência hoje nas redes sociais é muito grande, por isso você precisa ser diferente e autêntico, com certeza os gatilhos mentais vão te ajudar com isso.
Veja a seguir quais são os 5 gatilhos mais poderosos ??
? Prova Social
Este gatilho é usado para que as pessoas que não compraram seu produto ou serviço vejam opiniões de quem já adquiriu e está usando. Através de depoimentos, vídeos, prints, menções, etc.
Um outro sentimento que pode ser provocado pela prova social é de pertencimento, ou seja, deixar a pessoa de fora para que ela fique com vontade de ser de um determinado grupo de pessoas que já usam ou tem esse produto. O ser humano tem necessidade de fazer parte, por isso, essa estratégia tem muita eficácia.
? Escassez
“Compre agora ou fique sem”, “Unidades Limitadas”, “Restam poucas vagas”, quem nunca viu essas frases de efeito sendo usadas nas redes sociais. Pode ser que o consumidor ainda não esteja tão convencido em comprar seu produto naquele momento, mas na hora que ele vê uma mensagem de escassez, provavelmente, ele resolva adquirir por medo de ficar sem.
Tome cuidado ao usar o gatilho da escassez com muita frequência, se você aplicar por qualquer motivo, pode dar a entender que seu produto não tem tanto valor assim.
? Autoridade
Quando a persona enxerga que uma determinada marca ou pessoa é influente de alguma forma, fica muito mais fácil convencê-la a comprar algum produto ou serviço que ela esteja comercializando.
Um bom exemplo: um influencer está vendendo um curso de Youtube, ele até tem um bom conteúdo mas você ainda não conhece muito bem e fica desconfiado sobre a qualidade do produto.
Pesquisando depois, você vê que o Whinderson Nunes está vendendo um curso de Youtube bem semelhante. De quem você compraria?
Provavelmente seria do Whinderson por conta da autoridade que ele tem sobre o assunto.
Dessa forma, para que uma pessoa ou marca consiga se tornar uma personalidade relevante em seu mercado é preciso fazer um bom conteúdo e trabalhar a longo prazo.
? Urgência
É bem semelhante ao gatilho da escassez, porém tende a ser mais agressivo.
Um grande exemplo desta prática são aqueles sites antigos de compra coletiva onde as promoções eram limitadas por pessoas e horas.
O gatilho da urgência tem como principal objetivo impulsionar a compra imediata. Na qual, o consumidor resolve adquirir algo assim que ele olha a oferta. A ideia é ele decidir sem pensar.
Para aplicá-la basta usar frases como: “últimas horas”, “é agora ou nunca mais”, “você precisa decidir agora”, etc.
? Dor
Para aplicar este gatilho é necessário contar uma pequena história. A narrativa deve abordar sobre uma determinada “dor” do seu público e para solucioná-la será oferecido o seu serviço ou produto.
Após ler esse conteúdo, o consumidor precisa se sentir seguro e confiante de que aquilo realmente irá resolver o seu problema.
Vale ressaltar que existem diversos tipos de gatilhos que podem ser aplicados em sua estratégia, veja qual tem mais relação com sua marca e objetivo e aplique agora mesmo!
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