Atualmente o mercado geek está em franca expansão, chamando a atenção de empresários e investidores. Pesquisas do setor apontam que esse nicho movimenta mais de R$ 138 bilhões por ano.
Com alto nível de engajamento, estes consumidores geralmente gostam de questionar e estudar sobre os conteúdos que lhe interessam.
Mas, engana-se quem pensa que os geeks são os nerds dos 90. Aqueles jovens tímidos, com óculos antiquados, que não gostam de praticar atividades físicas e que têm fixação por temas muito diferentes. Eles se modernizaram!
Se você gosta de histórias de super-heróis, ama e acompanha séries internacionais com frequência, joga videogame, é um entusiasta do cinema, ou espera ansiosamente o lançamento de uma nova história em quadrinho ou “livro de saga”, há uma grande chance de você ser considerado um geek. Uma versão 2.0 dos nerds dos anos 90!
Atualmente, esse grupo conta com figuras que são ícones de sucesso, como Mark Zukerberg, CEO do Facebook; Jack Dorsey, fundador e atual presidente do Twitter; Zhang Yiming, criador do TikTok e Larry Page, cofundador do Google.
No Brasil, eles são representados por famosos da web, como Deive Pazos e Alexandre Ottoni, empresários bem sucedidos que ganham a vida falando a cultura pop; Marcelo Forlani e Érico Borgo, fundadores do Omelete; PC Siqueira, Ilustrador profissional e Youtuber; Peter Jordan, criador do Nerds de Negócio.
Estas personalidades nacionais e internacionais, assumiram os seus gostos perante a sociedade e inspiram jovens a seguir o mesmo caminho.
No entanto, não pense que é fácil conquistar um geek! Fiéis, exigentes e movidos por inovações tecnológicas, esse público consome produtos com qualidade, detalhes e amam uma exclusividade.
Para atraí-los é necessário elaborar uma estratégia bem definida baseada na produção de conteúdo de valor. Onde o interessado poderá interagir e se relacionar com a marca.
Quer entender um pouco mais sobre esse público e como conquistá-lo no marketing digital, então acompanhe os tópicos a seguir!
O que é público geek?
Para começar a investir no mercado geek, é necessário conhecer com profundidade sobre as características desse público.
Apaixonados por um estilo de vida, os geeks costumam influenciar tendências e geralmente criam uma relação muito próxima com marcas e personagens. Dessa forma, estes itens passam a se tornar parte da sua própria identidade, por isso, tamanha exigência na hora de adquirir produtos.
Por esta razão, eles amam pré-estreias, objetos de edições limitadas ou exclusividade.
Um apaixonado pelo filme “Star Wars”, por exemplo, costuma estudar detalhes sobre o longa, como seu histórico, direção e até como foi a produção. Depois do primeiro contato, eles desejam adquirir tudo que tenha alguma relação com a história, como: camisetas, canecas, bonecos, almofadas, entre outros.
Diante desse cenário, observa-se que esse público pode ser explorado por diferentes mercados.
Plataformas de streaming como Netflix, Amazon, HBO, estão investindo fortemente na criação de conteúdo para esse público. O que provoca uma manutenção das novidades que ajuda a manter a cultura geek sempre ativa e diversificada.
Como investir no mercado geek?
A cultura pop cresceu e o mercado percebendo o potencial desse público, começou a oferecer os mais diferentes produtos e serviços direcionados para eles.
Temas como: O Senhor dos Anéis, Pokémon, Matrix, Arquivo X, Star Wars, entre outros, estão estampados nos mais variados objetos vendidos em lojas online ou físicas.
Diante disso, muitas empresas especializadas nessa cultura começaram a surgir e se espalhar na modalidade de franquias. Lojas para colecionadores, decoração, roupas, etc, são alguns dos setores que investem fortemente nesse público.
Vale ressaltar que o consumo realizado pelos geeks vai além de produtos temáticos. Eles compram carros, alimentos e amam tecnologia. Por isso, as empresas que pretendem atraí-los precisam interagir, se aproximar e conquistá-los. E para fazer isso é necessário conhecer e se adaptar ao contexto da cultura pop.
Por isso, antes de investir nesse mercado faça uma avaliação para identificar onde esse público está e crie estratégias para despertar o interesse pela sua marca. Eles costumam consumir conteúdos em canais diferentes, diante disso é necessário produzir materiais variados com linguagens e elementos distintos.
Dicas para atrair o público geek
Agora que você está mergulhado na cultura geek, chegou a hora de desenvolver as estratégias para atraí-lo como consumidor, e para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas práticas, confira:
1- Pesquise sobre o tema
A partir de um momento que vocẽ definiu qual assunto quer abordar na sua divulgação, procure estudar muito sobre o tema. Como mencionamos anteriormente, os geeks costumam se informar muito bem das coisas que gostam e você não vai querer cometer um “mico”, chamando algum personagem com o nome errado, ou confundir detalhes sobre o tema que ele ama. Isso pode gerar descrédito da sua marca e levar a estratégia “por água abaixo”.
Para evitar essa situação desagradável, procure qualquer tipo de informação sobre o tema. Livros, filmes, vídeos no Youtube, podcast e até as redes sociais, podem te ajudar nisso!
2- Crie conteúdo de valor
Procure desenvolver conteúdos dinâmicos com vídeos diferentes e imagens criativas. Os geeks costumam ser muito visuais, por isso, valorize esse ponto na sua divulgação.
Mas, não se esqueça da qualidade da informação. Textos construídos de forma simples e sem detalhes não irão agradá-los. Dessa forma, investir em gatilhos mentais que se aproximam da cultura pop, pode ser uma excelente alternativa.
3- Contrate influenciadores
Se a sua empresa tiver recursos suficientes para o desenvolvimento dessa estratégia, procure contratar influenciadores especializados nessa cultura pop.
Atualmente, existem perfis de diversos tamanhos e valores, procure alguma referência que se adeque aos seus objetivos, persona e recursos financeiros e invista nesse profissional.
Os geeks costumam acompanhar fielmente estes influenciadores, e essa parceria pode trazer leads importantes para a sua empresa.
4- Ofereça novidades
Sempre à frente do mercado, esse público procura se informar muito bem dos lançamentos com antecedência e cobra o timing adequado das marcas.
Por isso, esteja sempre atento às atualidades do setor e procure criar um calendário com lançamentos de coleções ou campanhas com temas e conteúdos variados.
E não se esqueça de promover a “experiência de compra”, fator importantíssimo para esse consumidor exigente e hiperconectado.
Em uma data específica, você pode oferecer um produto atrelado à compra com ações inusitadas, como oferecer um quadrinho menos conhecido na compra de um HQ clássico ou oferecer algum produto de decoração temático na aquisição de um determinado serviço da sua empresa, entre outros.
5. Crie estratégias para as redes sociais
Hiperconectados, os geeks gostam de se comunicar nas redes sociais, trocando informações em grupos e fóruns.
Por isso, desenvolva estratégias para trabalhar nesses canais e torne elas parceiras na sua divulgação.
6- Treine sua equipe
Os geeks são consumidores exigentes, por isso, é preciso capacitar os funcionários que vão interagir com eles, seja na modalidade online ou presencial.
Treine as pessoas para oferecer informações detalhadas sobre os produtos ou serviços. Além disso, é preciso ter empatia e ser atencioso para divulgar sobre os lançamentos, oferecer sugestões ou ainda cativá-los a conhecer a marca.
7- Mantenha o público ativo
Procure manter o relacionamento com os geeks o máximo possível. Faça uma base de contatos de consumidores ou leads e procure enviar conteúdo para eles, mas sem abarrotar a caixa de e-mails ou directs, viu? Pois, isso pode provocar efeito contrário.
Determine uma certa periodicidade para enviar newsletters com lançamentos e textos sobre filmes, séries, jogos de videogames, ou assuntos que possam interessar a essa persona.
Contudo, vale ressaltar que esse nicho promete continuar crescendo e investir nesse público pode ser uma excelente alternativa para sua empresa.
Agora que você já sabe como aproveitar esse mercado, que tal conhecer um pouco sobre a evolução da evolução das redes sociais, clicando aqui!