Você sofre com o número excessivo de alterações com seus clientes? Não sabe como lidar com tantos ajustes enquanto está desenvolvendo os projetos? Continue lendo e saiba como evitar estes problemas.
Infelizmente alguns clientes acabam abusando muito da nossa produção enquanto estamos criando algum trabalho, a mentalidade do “faça como eu quero, pois eu paguei” acaba prejudicando o resultado final.
Alguns profissionais acabam recusando em colocar alguns trabalhos em seu portfólio por ter perdido totalmente a essência do inicio do projeto.
Felizmente, existem algumas formas de prevenir tantas alterações na hora da produção.
Veja aqui algumas dicas úteis:
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Faça um bom planejamento
Antes mesmo de colocar a mão na massa em qualquer projeto com seu cliente, estruture um planejamento com ele explicando cada etapa e cada função que será exercida, o cliente precisa enxergar que você sabe o que está fazendo e precisa confiar no seu trabalho.
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Clareza e comunicação
Muitas vezes a falta de comunicação com seu cliente pode prejudicar o processo do desenvolvimento.
Antes de qualquer ação, escute e entenda perfeitamente qual é o problema que seu cliente precisa resolver, entenda qual o objetivo final com o projeto e anote cada detalhe das reuniões e conversas.
Deixe tudo bem resolvido por escrito para evitar problemas futuros.O processo mais simples para organizar esta parte é criar um briefing com todas as ideias, problemas e soluções sobre o projeto, nele você insere todas as anotações possíveis que conversaram até o momento. Após esta etapa você monta o orçamento para que o cliente aprove os valores e entenda sobre a estrutura do projeto. Feito o orçamento você monta o contrato onde existe a possibilidade de adicionar cláusulas sobre alterações, mudanças no briefing e até mesmo valores adicionais caso o projeto saia do planejamento inicial.
E por último após o contrato assinado você pede alguns dias para seu cliente e monta um planejamento inicial explicando cada etapa detalhadamente do projeto como colocamos na dica número 1.Com todos estes passos feitos e aprovados pelo cliente fica muito mais fácil iniciar o desenvolvimento prático sem tantas alterações
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Acompanhamento de etapas
Uma ótima solução para evitar muitas alterações é você deixar seu cliente acompanhar de perto as etapas do projeto fazendo com que ele aprove rapidamente alguns passos.
É ideal que vocês definam apenas uma ferramenta de comunicação para evitar a falta de organização nesta etapa. Para te ajudar com isso, a Etus criou o Workflow (fluxo de trabalho), é uma ferramenta para você ou seus clientes criarem demandas de postagem, encaminhar para o responsável pela criação do texto e pela imagem em seguida para aprovação do cliente ou do responsável por esta etapa.Caso aprovado a demanda pode ser agendada diretamente e o post vai ao ar , caso rejeitada a demanda volta para a pessoa responsável pelo item rejeitado para que ela realize as alterações necessáriasSe você quiser entender exatamente como funciona, veja este artigo completo sobre o workflow.
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Referências e Cases
Sempre existe aquele momento onde o cliente quer dar sugestões fora do contexto onde sai totalmente da ideia do projeto, quando abrimos mão da qualidade apenas para agradar este cliente o projeto realmente perderá sua essência inicial e terão alterações infinitas.
Nós podemos evitar este tipo de situação negando as alterações sem nexo e apresentando algumas referências e cases válidos para que o cliente entenda realmente que a alteração dele não será uma boa ideia. Mostre também materiais do concorrente, peças que causaram um efeito negativo, etc.
Faça o possível para que ele apenas desista desta alteração.
O que mais você faz para evitar muitas alterações com seus clientes?