A headline nada mais é do que um título persuasivo e impactante. Ela é o primeiro elemento de um conteúdo, é a grande responsável por chamar a atenção das pessoas no que diz respeito a dar um passo à frente na hora de ler um texto, assistir um vídeo ou até ouvir um podcast.
Segundo especialistas, uma mudança na headline pode aumentar de 5 a 10 vezes a visualização de um anúncio ou publicação, por isso, ela é um um elemento muito importante no marketing digital.
Produtores de conteúdo que se dedicam a escrever títulos poderosos, conseguem obter maiores taxas de cliques, de aberturas de emails, de engajamento nas redes sociais e consequentemente maior poder de influência nas suas estratégias de comunicação ou vendas.
Mas, se você tem dúvidas de como começar a escrever headlines excelentes, veja no próximo tópico algumas dicas que separamos para te ajudar.
Como criar uma headline irresistível?
Usada no marketing digital para criar a primeira conexão com os leitores, a headline precisa de um esforço de tempo e pesquisa para ser eficaz.
Não existe fórmula mágica. Mas, você pode usar modelos eficientes e adaptá-los de acordo com o seu negócio, nicho de mercado, serviço, produto ou persona.
No entanto, vale ressaltar que sozinhos eles não são suficientes para criar uma headline convincente. Para isto, é necessário utilizar algumas estratégias de criação de conteúdo, veja a seguir quais são elas:
1 – Analise os interesses da persona
A headline precisa indicar o que o texto aborda, seja ele um benefício ou solução. Lembre-se que o seu leitor está sempre em busca de obter algum resultado para uma “dor” ou obter algum tipo de benfeitoria ou prazer. Por isso, avalie que tipo de interesse a sua persona está buscando de acordo com o canal que você irá trabalhar no texto.
Se você não conhece as características do seu cliente ideal, pesquise sobre isso, antes de criar os conteúdos.
Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo: Persona: o que é e como aplicar no marketing da sua empresa?
2- Revele novidades
Apresente novidades na criação das headlines. As pessoas estão sempre buscando algo inédito e diferente. Palavras como: “Novo” ou “Grátis” podem ser excelentes termos para despertar o interesse da sua audiência.
3- Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são princípios psicológicos inconscientes, que exercem influência na tomada de decisões de uma pessoa, ou seja, são estímulos que provocam sensações em nosso cérebro e nos levam a fazer uma ação desejada, como por exemplo, uma aquisição de um produto ou serviço.
Estes princípios de comportamentos mentais são involuntários e podem ser importantes armas de influência na criação de uma headline.
Os principais gatilhos mentais que podem ser utilizados em títulos persuasivos, são:
- escassez;
- urgência;
- prova social;
- autoridade;
- razão;
- e antecipação.
Por fim, vale ressaltar que os gatilhos mentais só possuem resultados assertivos quando usados com responsabilidade, ou seja, se você menciona que uma determinada oferta é por tempo limitado, ela precisa ficar disponível apenas nesse período, para que a credibilidade do seu negócio não seja prejudicado.
Se você deseja entender um pouco mais sobre essa técnica de neuromarketing, acesse aqui > O que são gatilhos mentais? E como aplicar no marketing digital?
4- Aplique técnicas de SEO
Se você cria conteúdos para blogs é necessário implementar técnicas de SEO nas headlines. Procure incluir a palavra-chave principal para facilitar no rankeamento do Google.
Atualmente, a relevância do conteúdo é o principal fator de otimização de um conteúdo, mas incluir termos de busca tanto nas headlines quanto no texto ainda é essencial.
5- Evite termos negativos e mudos
Expressões negativas podem despertar sentimentos opostos ao que você deseja na sua estratégia. E headlines “mudas”, ou seja, que não dizem coisa com coisa, podem deixar o leitor confuso em consumir o resto do conteúdo.
Mas, lembre-se que regras existem para ser quebradas. Algumas vezes a palavra “Não” pode ser empregada desde que tenha um objetivo bem delimitado e que gerem curiosidade. A frase “Não dá para não ler” é um bom exemplo dessa aplicação.
6- Seja objetivo e conciso
Para transmitir a mensagem e chamar a atenção da audiência, a headline precisa ser concisa e objetiva, e não ser um parágrafo com muitas linhas.
Procure usar uma linguagem mais coloquial próximo ao que a sua persona se identifica, para que ele possa entender a mensagem. Quanto mais simples e objetivo for um conteúdo, mais pessoas um texto pode alcançar.
Por isso, evite um vocabulário sofisticado!
Exemplos de Headlines para você se inspirar
E como a Etus gosta de dar uma mãozinha para ajudar os nossos clientes e leitores, separamos a seguir uma lista com algumas headlines de sucesso que você pode adaptar para o seu negócio. Acompanhe a seguir ????????
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Ótima ferramenta, admito que uso todos os dias para compartilhamento em múltiplas plataformas ao mesmo tempo. Poupa tempo e sanidade mental 🙂
Obrigado por explicar de forma tão clara o conteúdo Tálita!
Gostei principalmente dos exemplos e adicionei alguns em minha automação na semana retrasada, acabaram realmente tendo uma maior taxa de abertura. Obrigado!
Excelentes esclarecimentos, com didática e precisão.
Olá Denis! Muito obrigada pelo comentário. E fica de olho aqui no blog para conferir as novidades e tendências do mercado.