Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou instituição, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.
O passarinho do Twitter, o E da Etus, o quadrado azul do LinkedIn, a maçã da Apple, são bons exemplos de marcas que são reconhecidas à distância pelos seus logos.
Isso ocorre porque o cérebro humano está programado para processar as imagens de forma mais rápida. Pesquisas comprovam que 90% da informação captada é visual e os seres humanos processam uma imagem 60 mil vezes mais rápido do que um texto, curioso né?
Dessa forma, o logo é o primeiro contato que o cliente vai ter com a marca, por isso, ele deve ser SIMPLES e ÚNICO para poder ser usado onde for necessário.
Mas, diante de tantas informações e até falta de inspiração, criar e escolher o logotipo ideal nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar nessa missão, confira:
?️ – Conheça a empresa
Se você é designer e está criando um logotipo para uma empresa é muito importante fazer uma reunião prévia com o cliente para criar um briefing completo com as informações principais sobre a marca.
Agora, se você é empreendedor, não deixe de explicar exatamente as principais características da sua empresa, não hesite em falar, quanto mais informação melhor!
Perguntas como:
- O que a empresa faz e como ela faz?
- Quais são os seus diferenciais?
- Qual a sua missão?
- Quais são seus posicionamentos?
- O que a marca mais valoriza?
- Quais são as suas principais características?
Precisam ser respondidas! Fique atento! ?
Se você quiser aprender um pouco mais sobre a criação e importância de um briefing, clique aqui!
? – Pesquise
Busque por referências que possam contribuir com a criação deste logo. Desde elementos gráficos a influências artísticas, sem esquecer é claro do neuromarketing.
Para fazer essa pesquisa, você pode usar:
Procure seguir nas redes sociais autoridades relevantes do mercado, como: designers, professores, artistas plásticos, entre outros. Estas personalidades irão contribuir para te atualizar sobre as tendências e são inspirações para aquele momento de bloqueio criativo. ?
? – Analise a concorrência
Faça uma lista com os principais concorrentes da marca que você está desenvolvendo o logotipo.
Compare os elementos, cores, fontes, formatos, aplicações. Essa análise pode revelar estilos, tendências e até erros que podem ser evitados.
Use esta informação com muita sabedoria e nada de plágios hein! Isso pode causar problemas judiciais futuramente.
? – Conheça a sua persona
Aqui por mais óbvio que pareça é necessário lembrar, que o logo é um elemento de IDENTIFICAÇÃO, por isso, ele deve ser de fácil entendimento e compreensão para a sua PERSONA.
E isso implica, na sua idade, gostos, preferências e características próprias.
Imagine, por exemplo, que você está criando um logotipo para uma clínica de idosos. Nada de colocar cores muito fluorescentes e fontes de difícil leitura, pois, a persona da marca não vai conseguir identificar a empresa e muito menos reconhecê-la.
✏️ – Cuidado com as fontes
Conforme mencionamos anteriormente, fontes muito enfeitadas prejudicam a compreensão. Por isso, a regra aqui é LEGIBILIDADE.
Atualmente existem diversos tipos de fontes disponíveis, e com tanta opção, fica até difícil escolher, por isso, separamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar.
Fontes com serifa se adequam melhor a logotipos sérios e/ou clássicos;
Procure usar fontes sem serifa em logotipos mais descontraídos e/ou modernos;
Evite aplicar tipografias que não transmitem a seriedade que você deseja, como por exemplo, a Comic Sans.
Pesquise e faça o download de fontes em sites confiáveis e gratuitos, Dafont e 1001 Fonts são excelentes opções.
Se estiver procurando por tendências, busque no Google termos como: “font free 2022”, isso vai te ajudar muito.
Contudo, vale ressaltar que não existe REGRA e que GOSTO é discutível.
⏰ Crie algo atemporal
Elabore um logo atemporal, ou seja, que se adeque ao mercado por muito tempo, sem perder a sua identidade, essência e representação.
Por isso, muito cuidado com as cores e elementos da “moda”, pois, estes recursos podem se tornar defasados com o tempo.
? Seja Versátil
Não importa o seu nicho de atuação, o seu logo provavelmente será aplicado em diversos materiais, seja no ambiente digital ou impresso.
Dessa forma, ele deve ser versátil, ou seja, de fácil aplicação e redimensionamento. Pense nisso! ?
? – Cuidado com as cores
Você já ouviu falar na psicologia das cores?
Esse termo, refere-se a um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores, definindo os efeitos que cada uma gera nas pessoas.
Conhecer esse conceito é de fundamental importância para a construção de um logotipo.
Separamos a seguir alguns significados comumente ligados a determinadas cores, confira:
VERMELHO – paixão, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo;
ROSA – amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, delicadeza, feminilidade;
ROXO /VIOLETA: espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, sensibilidade, intimidade;
AMARELO – sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação;
LARANJA – humor, energia, equilíbrio, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância;
MARROM – materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
VERDE – calma, perseverança, orgulho, meio ambiente, renovação, juventude, vigor;
AZUL – fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança;
BRANCO – proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade;
PRETO – poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério;
?– Menos é mais
Evite exageros de formas, cores e fontes. Tenha sempre em mente que o logo é uma representação visual da sua marca, mas ele não precisa ter todos os elementos em apenas um símbolo.
Com uma boa composição, o logo irá alcançar o reconhecimento almejado. Opte sempre pela simplicidade.
?? – Peça a opinião de outras pessoas
Desenvolva pelo menos duas opções de logo com propostas distintas e faça alguns testes tanto em peças online (posts para redes sociais) e offline (cartões, folhetos, afins).
Mostre-o para pessoas diferentes, mas que tenham características semelhantes a sua persona. Não explique nada, deixe elas falarem e mostrarem a suas impressões sobre o trabalho.
Faça as alterações que julgar necessárias.
Por fim, apresente ao cliente e deixe ele expressar a sua opinião sobre o logotipo criado.
Providencie as mudanças do logo escolhido e faça a entrega, de preferência, com um manual de cores, tipologia e símbolos utilizados.
E, se você quiser ver mais dicas para criação de uma identidade visual, não deixe de conferir o artigo do blog: Como Criar uma identidade visual?