O que você prefere: saber um pouco de tudo ou ser especialista em algo?? Alguém já te fez essa pergunta? O nicho de mercado entra neste cenário de possibilidade de atuação da sua marca para especificar, filtrar e direcionar como sua empresa vai atuar. Quer entender tudo sobre o assunto? Então vem com a gente?
O que é nicho de mercado?
Continuando na ideia da nossa frase do começo deste texto, a gente precisa te dizer uma coisa: quem fala sobre tudo, pode acabar não sendo referência em nada?
O nicho de mercado pode ser definido como uma segmentação de um mercado. Isso significa que ele identifica e especifica um setor menor no qual sua marca vai atuar. Por exemplo:
Tenho uma loja de roupas, nela vendo peças femininas, atendo na loja física em São Paulo, capital, e online para todo o Brasil.
Percebe como a segmentação ajuda a identificar o seu negócio? Você não tem só uma loja, é preciso especificar produto, público e área de atuação/atendimento. Definir o seu nicho de mercado te dá mais condições para conquistar a autoridade da sua marca.
Tipos de nicho de mercado
Existem quatro tipos mais comuns de nicho de mercado em que você faz uma segmentação demográfica, geográfica, comportamental e psicográfica. Vem entender?
Demográfica: leva em consideração o perfil do seu cliente ideal com dados como idade, gênero, renda e escolaridade.
?Exemplo: App de mobilidade urbana > app de transporte voltado somente para mulheres.
Geográfica: considera o país, estado e cidade em que sua empresa atua.
?Exemplo: loja de sapatos > loja de sapatos femininos na cidade de São Paulo, capital.
Comportamental: utiliza informações como os hábitos de consumo, comportamentos e necessidades do consumidor.
?Exemplo: Restaurante > Especializado em marmitas saudáveis para atletas.
Psicográfica: analisa o estilo de vida, a personalidade e os valores dos consumidores.
?Exemplo: Restaurante > Vegetariano.
Como definir seu nicho de mercado?
Agora que você já sabe o que é nicho de mercado e porque ele é tão importante, que tal aprender a definir o seu?
Conhecimento sobre o nicho escolhido: você tem vivência na área que pretende atuar?
Pergunte-se isso antes de qualquer coisa, pois, isso é fundamental para garantir que você sabe trabalhar com o nicho escolhido e tem condições de ser referência na área.
Paixão: você gosta do nicho de mercado que está pensando em escolher? Lembre-se de que você trabalhará todos os dias com isso, então escolha algo que se identifique.
Demanda de mercado: estude sobre o setor, para saber se existe demanda real e suficiente para o que você precisa no seu nicho.
Quem é seu cliente ideal: só assim você saberá como se comunicar de forma assertiva com essas pessoas e pensar ações, novos produtos e a forma de atuação ideal para sua marca.
O que a sua persona deseja: identifique quais são os desejos, sonhos, dores e necessidades do seu cliente ideal, assim você saberá se está realmente agindo de acordo com a demanda em aberto no mercado.
Qual problema sua marca resolve: identifique qual solução seu trabalho entrega, afinal, é isso que as pessoas buscam quando procuram um produto ou serviço.
Inove: encontre lacunas no mercado em que você tenha a oportunidade de atuar e atender uma demanda de um público com uma necessidade específica.
E aí, pronto para pensar qual é o nicho de mercado ideal para sua empresa? Aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais você encontra muito mais conteúdo sobre empreendedorismo e marketing digital para alavancar seus negócios?