Não restam dúvidas que a tecnologia mudou, e muito, as formas de se fazer negócio. É bem provável que você já tenha percebido isso por meio da internet e das redes sociais.
Com as transformações digitais, podemos notar que as empresas foram influenciadas nesse processo e aderiram a uma nova forma de empreender e comercializar seus produtos.
Através das inovações tecnológicas, corporações que antes não tinham muita visibilidade ou faziam parte de nichos específicos, como por exemplo, indústrias de bomba magnética, puderam expandir seus mercados.
Levando em consideração esse exemplo, preparamos este conteúdo para te explicar os impactos da tecnologia nas formas de fazer negócio.
Afinal, vocês sabem quais são essas mudanças? Se ficou interessado não deixe de acompanhar. Boa leitura!
1. Novas formas de divulgações por meio das redes sociais
A internet favoreceu a abertura de novos mercados nas redes sociais, ou seja, as empresas aderiram às mídias para divulgar o seu negócio, a fim de aumentar as vendas, gerar engajamento e visibilidade da marca!
Como por exemplo, as corporações que realizam serviços de montagem de tubulação, que criam contas comerciais em diferentes plataformas de redes sociais. Isso permite alcançar os potenciais clientes, além de fidelizar a presença da marca.
Com um aumento frequente de recursos, as principais redes sociais, como Facebook e Instagram, são ótimos exemplos de divulgação e comercialização, além disso, estão se tornando uns dos principais lugares para fortificação de marcas.
As redes sociais reúnem milhões de usuários que são consumidores em potencial para seu produto ou serviço, e ignorar um público desse é simplesmente impossível.
Uma outra forma de divulgar seu negócio é através de sites e blogs, para isso você pode utilizar estratégias de marketing digital como: o e-mail marketing, SEO, links patrocinados entre outros.
2. Inovação
Outra forma de fazer negócio, graças ao impacto da tecnologia, é a possibilidade de se comunicar com diferentes formatos devido à inovação. Ou seja, as corporações possuem mais opções de ferramentas para manter a interação e a comunicação com seus clientes.
Imagine uma empresa de amplificador de som profissional. Para realizar o atendimento mais agilizado e eficiente, a organização adere às ferramentas de chatbot, aplicativos, assistentes virtuais e assim por diante.
O chatbot é usado para realizar as respostas automáticas de acordo com as necessidades do consumidor. O que permite otimizar o tempo de espera e antecipar o que o consumidor está precisando.
Isso é possível porque a tecnologia proporcionou novas formas de inovações no mundo virtual, sendo fundamental para os novos negócios.
3. Marketing e a tecnologia
Por fim, a tecnologia possibilitou inovações também na forma de realizar o marketing das empresas. Ou seja, diversos aspectos que eram usados para traçar estratégias sem a tecnologia, foram modificados. Mas, todos esses quesitos são considerados de modo positivo, porque permite realizar estratégias por meio de softwares como: Big Data, CRM, ERP, entre outros.
Gostou do nosso post? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.