Quem nunca perdeu um job por não ter um portfólio atualizado? ? Se você trabalha como social media, designer, criador de conteúdo ou até gestor de tráfego, provavelmente já passou por isso.
“Casa de ferreiro espeto de pau”, essa expressão ilustra bem, a situação acima não é verdade?? Demandas no dia a dia, falta de tempo, bloqueio criativo, são muitos os motivos que acabam adiando a criação do portfólio, no entanto, ele é indispensável para quem deseja crescer no digital. ???
Para te ajudar nisso, preparamos algumas dicas neste artigo, confira!
O que é portfólio?
Primeiramente, precisamos definir o que é um portfólio. Ele nada mais é do que uma seleção de trabalhos que um profissional ou empresa já desenvolveu por um período determinado de tempo.
Ele é indispensável para quem trabalha no ambiente digital, pois, tanto recrutadores quanto clientes querem ver quais são as atividades que este profissional já desenvolveu para que assim possa analisar as suas habilidades, criatividade e execução.
Mas, não pense que ele deve ser como um currículo, nada disso! Ele serve como complemento para demonstrar os seus diferenciais e conhecimentos na área em que atua, através de exemplos práticos.
De forma simplificada podemos dizer que o CV mostra as suas medalhas, já o portfólio exibe a competição e como você chegou a este resultado.
Quais são os benefícios do portfólio?
Mas, você pode estar se perguntando, será que eu realmente preciso disso?
Para te ajudar nessa dúvida, separamos a seguir os principais benefícios do portfólio, confira:
- Agregar valor e credibilidade a sua imagem;
- Mostra sua identidade profissional, ou seja, apresenta o que o recrutador ou cliente pode esperar de você;
- Exibe os seus diferenciais de forma prática;
- Auxilia na hora da negociação, afinal as representações de trabalho podem falar mais do que “mil palavras”.
- Diminui a rejeição de clientes durante o processo de trabalho;
- Gera maior identificação e proximidade entre recrutador/ cliente e profissional.
Dicas para criar um portfólio irresistível
Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e criar um portfólio que até Mark Zuckerberg contrataria ????
Não sabe por onde começar? Então, veja estas dicas:
1- Reflita sobre qual objetivo você quer atingir com a criação deste portfólio, isso será fundamental para as próximas etapas;
2- Faça um vídeo de apresentação mostrando quem você é, aqui vale gravar de cara limpa, usar um avatar, enfim, não há limites para a criatividade neste momento!
3- Escolha com muito cuidado os seus principais trabalhos, nada de escrever um livro, hein, ?? deixe o portfólio o mais objetivo possível, para que o recrutador/cliente possa analisá-lo de forma prática.
4- Separe os projetos por temas. Ex: criação de conteúdo para redes sociais, sites, blogs, e-books. Já executou atividades para nichos diferentes, destaque isso também!
5- Coloque as empresas que você já desenvolveu trabalhos, com os respectivos contatos (site / rede social / e-mail).
6- Aposte na simplicidade e muito cuidado com expressões muito grandes e erros de GRAMÁTICA OU DIGITAÇÃO, isso pode ser extremamente prejudicial para a construção da sua imagem.
7- Nunca trabalhei com nenhum projeto e agora?
Selecione atividades que você tenha desenvolvido durante a faculdade ou em algum curso livre.
Outra opção é fazer parcerias com pequenas empresas para desenvolver projetos experimentais e sem custo, para que você se desenvolva como profissional e tenha “cases de sucesso” para apresentar futuramente.
8- Cuidado com a escolha das cores, procure fazer a criação de forma harmônica e seguindo a mesma palheta.
9- Nada de foto pixelada hein! Isso mostra falta de cuidado e até profissionalismo. Mas, lembre-se que quanto maior o arquivo maior o tempo de carregamento, aqui o EQUILÍBRIO é tudo!
10 – Tem depoimentos de clientes satisfeitos com o seu trabalho? Porque NÃO colocar alguns, mas é claro, com autorização prévia, hein!
11 – Nada de deixar os seus contatos com letra minúscula no fim da página hein, deixe-os à vista sempre!
12 – Escolha uma ferramenta para criar o seu portfólio. Atualmente, existem diversas formas de fazer isso, tais como: arquivo pdf, wordpress, plataformas online, entre outros.
A seguir separamos três recursos que podem te ajudar nisso, confira:
Behance – utilizado com mais frequência por designers e fotógrafos, além de fornecer espaço para compartilhamento de conteúdo, ele funciona como uma espécie de rede social.
Dunked – site que possibilita a criação de portfólios customizados com um design responsivo e “user friend”, ou seja, para utilizá-lo não será preciso saber de códigos ou programação.
Wix – a plataforma nada mais é do que um construtor de sites, que fornece aos usuários diversos tipos de templates, fontes e elementos para construir um portfólio de forma muito simples.
E, agora? Qual o seu próximo desafio? Confira algumas dicas para conseguir trabalho na área de marketing digital