Quer ter uma boa presença nas Redes Sociais? Quer ser mais produtivo e não deixar sua audiência sem conteúdo? Apesar de ser uma tarefa importante para se aproximar do público e se destacar perante os concorrentes, essa não é uma tarefa tão simples. A boa notícia é que você pode contar com um cronograma de postagem como ferramenta estratégica para auxiliar nesse processo.
Por meio dela, é possível otimizar o tempo e obter melhores resultados com o planejamento de mídia social.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar o que é o cronograma de postagem, suas vantagens e oferecer dicas de como elaborá-lo. Confira!
O que é um cronograma de postagem de redes socais?
Trata-se de uma programação estratégica de conteúdo onde as datas de postagem são agendadas, colaborando para uma visão ampla das ações implementadas, além de identificar a direção a ser tomada para que o objetivo seja alcançado.
Por meio dele nenhum conteúdo é feito de última hora sem alinhamento com o planejamento de marketing, mantendo o foco nas personas e suas necessidades, gerando uma relação mais próxima com o público, além de manter as publicações sempre atualizadas.
Quais as vantagens de um cronograma de postagem?
Um cronograma de postagem pode proporcionar uma série de vantagens para as suas ações de marketing e mídias sociais. Conheça algumas delas!
Consistência
Devido ao dia a dia corrido, é comum se esquecer de postar nas redes sociais, impedindo que você construa um relacionamento sólido com os usuários. Por meio de um cronograma de postagem, é feito um planejamento e agendamento prévio. Dessa forma, o público-alvo continua acompanhando tudo sobre o negócio, mesmo quando a rotina estiver mais atribulada.
Otimização do tempo
Elaborar um cronograma de postagem de redes sociais dá um certo trabalho. Porém, depois que o conteúdo é planejado e agendado, tudo fica mais fácil e você não vai mais precisar se preocupar com o que deve publicar, pelo menos por um tempo determinado.
Isso vai gerar eficiência e uma economia relevante de tempo, permitindo que você trabalhe com outras atividades estratégicas para o desenvolvimento do negócio.
Aproveitamento de datas importantes
O ano é composto por diversas datas especiais, como Dias das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, entre outras, que são excelentes chances para interagir de forma mais ativa com os clientes. No entanto, nem sempre é possível acompanhar todas. Mas, com um bom calendário você cria uma espécie de lembretes para que não deixe passar nenhuma oportunidade.
Melhores resultados
Ao utilizar um calendário de postagem você consegue acompanhar o sucesso de cada publicação feita. Por exemplo, talvez descubra que os usuários se interessem por vídeos apenas no horário de almoço, entre 12h e 14h. Aplique essa informação obtida para otimizar a sua estratégia de marketing.
Como elaborar um cronograma de postagem eficiente?
Existem algumas medidas que podem ser aplicadas para garantir o êxito do seu cronograma de postagem. Veja 6 dicas que preparamos para você!
1. Faça um planejamento
Ter um bom planejamento é ótimo, se você quer manter a frequência de postagens é ideal já ter todo seu conteúdo pronto para agendar e postar. Deixar para pensar, criar e postar no mesmo dia é arriscado, pois você pode ter algum imprevisto e acabar não fazendo.
2. Analise a concorrência
É sempre bom ver o que sua concorrência está fazendo e que tipo de conteúdo ela está criando. Com essa análise você pode criar um conteúdo com o mesmo direcionamento, criar novas ideias para aplicar na sua publicação e, ainda, identificar formas de se destacar no mercado.
3. Defina os canais de divulgação
Redes sociais, blog da empresa e e-mail marketing são apenas algumas das alternativas disponíveis. Por isso, observe em quais o seu público mais se concentra e realize um pequeno guia no cronograma de como e quando será a publicação.
É importante manter a assiduidade, no entanto, é preciso ter em mente que é melhor manter conteúdos de qualidade em um número menor de canais, do que utilizar vários mecanismos e não agregar autoridade nas publicações.
4. Agende as publicações
Seja produtivo e não corra o risco de deixar vários dias sem publicar conteúdo. Agendar suas publicações vai garantir uma boa frequência. Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas próprias para esse serviço, como a Etus, e manter seu Facebook, Instagram,YouTube, Pinterest e outras redes sempre atualizadas.
5. Acompanhe as publicações
Confira sempre se o conteúdo foi postado da forma programada e no horário estabelecido. Afinal, qualquer plataforma pode apresentar alguma falha de configuração e fuso-horário. Por isso, é necessário estar atento caso algum problema aconteça.
6. Avalie os resultados
Defina uma frequência para analisar os dados relativos às postagens. Ao experimentar horários diferentes de publicações, é possível identificar quais são os picos de acesso dos usuários e, aos poucos, compreender qual é a maneira mais adequada para atingir as metas de audiência.
Agora que você já sabe o que é um calendário de postagem e seus benefícios, não deixe de contar com essa ferramenta para apresentar um conteúdo de qualidade, na frequência ideal para a construção de um relacionamento forte com seu público-alvo e se tornar uma referência.
Gostou das dicas apresentadas? Mantenha a frequência de suas publicações para que sua audiência não se esqueça de você, use a Etus para agendar todas as suas publicações e puxar relatórios completos.