Quer aproveitar a Páscoa para vender mais? Então, procure um lugar confortável e leia esse artigo com muita atenção!
Você sabia que desde o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, os brasileiros estão cada vez mais se preparando para comprar nesta data comemorativa?
Pois é! Apesar da data ser tradicionalmente impulsionada pelas compras físicas, o meio online começa a ganhar espaço.
Pesquisas recentes divulgadas pelo Facebook apontam que 74% das pessoas usarão a internet para buscar por melhores promoções. No entanto, o custo-médio gasto nessa época deve diminuir em virtude da situação econômica do momento.
Embora a Páscoa esteja muito associada ao universo de doces e chocolates, essa data também pode ser utilizada como oportunidade de venda para diversos outros setores, tais como: artesanato, moda, bebidas (principalmente vinhos), turismo, fotografia e até academias! Já pensou em criar uma campanha promovendo um detox do chocolate? Boa ideia né!
Por isso, “pense fora da caixinha” e veja como o seu setor de atuação pode aproveitar essa oportunidade.
E para alcançar excelentes resultados e se destacar no mercado, preparamos alguns insights para te ajudar, confira!
Invista em catálogos digitais
Se você é da geração X ou Y, provavelmente se recorda daquelas revistinhas que as vovós recebiam das vizinhas para comprar produtos de estética ou objetos de utilização doméstica.
O catálogo virtual nada mais é do que a revista da vovó mais “moderna”, ou seja, são arquivos digitais que reúnem informações sobre produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Eles podem ser enviados por email, whatsapp e até mensagem instantânea nas redes sociais.
Por isso, se você trabalha com produtos, uma boa ideia é apresentar para o seu cliente os itens que você tem disponível para encomenda ou até compra imediata. Organize o arquivo em categorias, escolha boas fotos e distribua para o máximo de clientes ou interessados possíveis.
Isso pode impulsionar as vendas do período!
Use QR Code nas embalagens
Se a sua empresa possui uma embalagem personalizada para entregar os seus produtos, que tal adicionar um QR Code direcionando para plataformas digitais, como para sua rede social, site, jogos online ou até catálogos.
Este tipo de recurso tem se tornado cada vez mais comum no marketing digital, mas se você tem dúvidas da sua aplicação, clique aqui agora mesmo!
Invista em influenciadores digitais
Você sabia que segundo pesquisas do Instituto Qualibest, os influenciadores digitais já são a segunda maior fonte de informação para a tomada de decisão na compra de um produto, perdendo apenas para parentes e amigos.
Por isso, não importa o tamanho da sua empresa, invista em influenciadores digitais. Mas, você pode estar se perguntando, será que tenho renda para isso?
E a resposta é provavelmente SIM! Atualmente, existem opções para todos os nichos e tamanhos de empresa, e procurando um pouquinho, será possível encontrar uma pessoa que esteja de acordo com a sua persona, propósito e renda!
Se você precisar de ajuda, dá uma olhada neste artigo: 4 Ferramentas para encontrar influenciadores digitais
Ofereça produtos para diferentes tipos de público
Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar uma forma de ter mais visibilidade e atrair mais clientes deixou de ser apenas um diferencial, mas se tornou uma necessidade. E oferecer diferentes opções de produtos poderá fazer a diferença nos resultados.
Diante disso, avalie os itens que você tem disponível e veja como inovar. Você pode montar kits personalizados para públicos diferentes, optar por um embalagem específicas para a Páscoa, oferecer algum brinde ou até mesmo criar diferentes promoções. Para entender melhor, veja o exemplo a seguir:
Suponha que você comercializa doces personalizados e para a Páscoa resolveu criar Kits especiais com produtos diferentes e uma embalagem personalizada, no entanto, você tem dois públicos, os pais que desejam presentear as crianças com doces mais coloridos e adultos que pretendem adquirir produtos mais econômicos para oferecer para amigos e familiares.
Veja que para atrair esse público diferente, será necessário criar produtos ou ofertas especiais, visto que a “dor” dos clientes são distintas. Pense nisso!
Tenha à disposição diferentes formas de pagamento
Nem sempre o consumidor terá em mãos o dinheiro necessário para realizar a compra, e não basta ter um bom preço, muitas vezes diversificar as formas de pagamento irá ajudar a atrair novos clientes ou até manter os atuais.
Por isso, ofereça máquina de cartão (crédito ou débito), boleto bancário, dinheiro, transferência, PIX (que tem se tornado cada vez mais popular), enfim as possibilidades são muitas e quanto mais melhor!
Invista nas lojas das redes sociais
Atualmente as lojas do Instagram e do Facebook tem se tornado uma ferramenta indispensável para quem deseja vender online. E não importa se você já tem um site, e-commerce ou se usa o Whatsapp para comercializar os seus produtos.
Super simples de configurar e fáceis de usar elas podem ser personalizadas e organizadas em coleções. Estas podem ter um nome específico, uma imagem de capa e no mínimo dois produtos. Dessa forma, conforme suas peças vão sendo repostas você vai trocando a seleção de mercadorias.
Devido a pandemia, o Instagram e Facebook estão incentivando cada vez mais o uso da loja para os usuários, tanto para compra quanto para venda. E você vai perder essa oportunidade?
Se quiser aprender um pouco mais sobre as lojas do Facebook, clique aqui!
Anuncie nas redes sociais
E para atrair novos clientes e se destacar perante os concorrentes na Páscoa, será necessário destinar uma verba para criar anúncios nas redes sociais.
Você pode elaborar campanhas segmentadas de acordo com o seu público-alvo e de preferência fazer teste a/b com criativos (imagens, vídeos) para acompanhar os resultados.
Aqui vale um cuidado muito importante, com o crescimento das compras ou pedidos, veja se a sua empresa conseguirá atender todas as solicitações, caso não seja possível, retire o anúncio do ar! Afinal, ninguém quer ter mensagens negativas sobre sua empresa nas redes sociais.
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