A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas que perceberam que precisavam chegar até o cliente ao invés de esperar que ele pudesse vir até elas. Assim, este cenário onde as telas e a tecnologia chegaram fortes para somar ao “novo normal”, aqueceu o mercado. Quer saber então quais são as tendências para o marketing digital em 2022? É só continuar a leitura!?
Explosão das vendas online no varejo
Quando as empresas precisaram fechar as portas no começo de 2020, teve início um processo acelerado de digitalização. Uma pesquisa de Sondagem do Comércio (FGV) mostrou que antes da pandemia as vendas online representavam 9,2% da receita das empresas de varejo no Brasil. Entretanto, em junho deste ano esse número mais que dobrou! Agora, o online é responsável por 21,2% da receita e a expectativa é de ainda mais aumento!
Neste cenário, o marketing digital que já está aquecido, promete crescer ainda mais em 2022 e trazer novas tendências!
Quais são as tendências para o marketing digital em 2022?
Dados, interação, relacionamento, tecnologia e retorno híbrido são figurinhas carimbadas quando o assunto são as tendências para o marketing digital em 2022. Acompanhe abaixo quais práticas chegam (e continuam) com tudo no próximo ano!
Social Selling
Com foco na criação de relacionamento e vendas pelas redes sociais, o social selling cresceu por conta da pandemia e continuará forte em 2022. A modalidade de live commerce será muito explorada para aproximar o consumidor da marca, gerar identificação e desejo com foco na conversão.
Dados: uma das mais fortes tendências para o marketing digital em 2022
As profissões do marketing voltadas para as áreas de dados e análises chegaram com tudo! Afinal, um dos grandes atrativos do marketing digital é a rastreabilidade de cada passo do cliente, a metrificação e a ampliação dos resultados. Ou seja, para os analistas de SEO e os especialistas em performance, o ano promete ser agitado!
Relacionamento via bot
Mais uma das apostas para 2022 é o atendimento via bot com mais empatia e personalização para evitar uma experiência robotizada para o cliente.
A ideia é unir automação à interação. Para isso, muitas marcas podem querer investir na criação de robôs-personagens.
Eventos híbridos (sim, o remoto veio pra ficar)
Apesar do avanço da vacinação e da diminuição do número de internações provenientes do Coronavírus, o digital ganhou força e não dá sinais de que sairá de cena quando falamos de eventos.
A expectativa é que as marcas voltem aos poucos com ações presenciais, mas aprimorem ainda mais a tecnologia por trás dos eventos online.
Marketing de influência: um aliado às tendências para o marketing digital em 2022
De 2020 pra cá, quando passamos a viver mais tempo em casa por conta do isolamento social, a profissão de influenciador digital estourou! E uma das estratégias que se fortalece em 2022 é o marketing de influência.
Isto porque essa tática alia as atividades de divulgação ao trabalho de produtores de conteúdo, que têm grande poder persuasão sobre um público altamente engajado. O objetivo para essa tendência é conquistar clientes, através da indicação de produtos ou serviços, criando um relacionamento cada vez mais confiável entre a audiência e a marca.
Preparados para as novidades do marketing digital pro ano que vem? Para acompanhar tudo é só clicar aqui!