As redes sociais podem ser ótimos canais para um advogado criar a sua marca digital, ganhar autoridade no mercado e captar novos clientes.
No entanto, muitas dúvidas surgem em relação a este assunto principalmente pelo fato do código de ética da OAB (Organização dos Advogados do Brasil) não permitir propaganda direta para captar clientes.
O que não significa que estes profissionais não podem divulgar nos canais digitais informações de forma educativa, atraindo leads de forma passiva ou ativa, através de conteúdos relevantes.
É advogado? Quer investir nesse nicho de mercado na sua agência digital? Fique atento neste artigo que vamos te ajudar a entender melhor sobre esse assunto. Confira!
O que é permitido no marketing jurídico?
Antes de mais nada é necessário compreender que a forma com que pode ser feito o marketing na área de advocacia mudou, a partir do Provimento 205/2021 que rege, junto ao Código de Ética e Disciplina da OAB (Organização dos Advogados do Brasil), as atividades nesse setor.
Dentre as principais alterações, podemos citar:
- Regulamentação do termo “marketing jurídico”;
- Maior abrangência em relação às plataformas utilizadas para divulgação nos canais digitais;
- Possibilidade de criar sites ou blogs e aplicar técnicas de SEO;
- Autorização para participação em Lives;
- Permissão para produzir conteúdo próprio e não APENAS compartilhar conteúdos técnicos retirados de portais credenciados ou notícias de lançamento de livros e eventos focados no segmento.
- Possibilidade de veicular anúncios no Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, e outras plataformas de publicidade online, desde que sejam feitos com caráter informativo.
- Permissão para usar identidade visual e fotos nos canais de divulgação profissional, desde que sem a utilização de símbolos oficiais dos canais da OAB (Organização dos Advogados do Brasil).
Porém, algumas medidas continuam sendo PROIBIDAS, como:
- Divulgação direta ou indireta de valores de honorários;
- Garantia de resultados em processos;
- Anunciar uma especialidade sem ter um título comprovando isso;
- Conteúdos com informações que possam conduzir as pessoas ao erro ou causar dano a clientes, a classe profissional ou até a sociedade;
- Distribuição de brindes;
- Aplicação de expressões persuasivas, de supervalorização ou até de comparação;
- Pagamento para participação em premiações e rankings, entre outros.
Se você deseja ler na íntegra o documento que regulamenta o marketing jurídico, clique aqui!
Como o marketing jurídico funciona na prática?
Se você ficou com dúvidas sobre como desenvolver uma estratégia de marketing jurídico na prática, separamos um exemplo a seguir, veja:
Conforme mencionamos acima, o advogado NÃO PODE fazer um anúncio divulgando uma promoção, como: faça seu inventário com a gente e ganhe uma consultoria previdenciária, por exemplo.
Porém, É PERMITIDO criar no seu site ou nas redes sociais conteúdos explicando sobre dúvidas comuns em inventários, informações sobre tarifas que precisam ser pagas e até um vídeo explicando sobre melhores práticas sobre herança ou sucessão patrimonial. E esta publicação pode ser impulsionada!
Um outro exemplo está relacionado ao envio de e-mail para clientes. O advogado NÃO pode divulgar mensagens com valores de honorários ou pacotes de serviços, mas ele PODE enviar uma newsletter com assuntos que estejam relacionados a sua especialidade e sejam do interesse da persona.
Por que devo investir no marketing jurídico?
O marketing jurídico é um conjunto de ações e estratégias que vão mostrar para o público-alvo, quais são as especialidades do advogado e quais problemas ele pode ajudar a resolver.
Afinal, há várias áreas em que esse profissional pode atuar e mostrar isso nas redes sociais irá ajudar a atrair os clientes certos nas horas certas.
Porém, estes não são os únicos benefícios de usar estes canais digitais, separamos a seguir mais alguns, confira:
- Aumentar a visibilidade do seu negócio;
- Gerar autoridade de marca;
- Possibilidade de fazer parcerias com outros escritórios;
- Proximidade e melhoria no relacionamento com o cliente;
- Criação de promotores de marca que irão auxiliar na divulgação dos serviços do escritório, entre outros.
Dicas para criar um marketing jurídico eficaz!
Agora que você já sabe tudo sobre marketing jurídico chegou a hora de colocar a mão na massa e desenvolver uma estratégia eficaz. Para isto, vamos te apresentar algumas dicas, confira:
- Defina a sua persona com base nos seus clientes atuais. Tem dúvidas de como fazer isso, clique aqui!
- Escolha um tom de voz que será aplicado em todos os conteúdos, isso, irá contribuir na geração de identidade e humanização;
- Veja quais canais digitais você irá investir. Procure fazer isso analisando onde a sua persona está! Instagram e LinkedIn são boas ferramentas que estão sendo utilizadas com o propósito de divulgar marketing jurídico;
- Determine objetivos a curto, médio e longo prazo, a partir das ferramentas escolhidas.
- Direcione as suas estratégias e conteúdos para as suas principais especialidades;
- Desenvolva o marketing na internet que seja reflexo das ações diárias do seu escritório;
- Crie um site e blog, de preferência, com estratégias de SEO.
- Capriche na foto de perfil, procure usar imagens que reflitam o seu profissionalismo;
- Preste atenção na sua BIO ou Sobre nas ferramentas digitais. Dica:
Primeira linha: descreva sua especialidade
Segunda linha: Use uma frase que define seu trabalho
Terceira linha: Chamada para a ação “baixe aqui” “clique no link” “veja os storys”, entre outros.
- Faça conteúdos que esclareçam leis, dúvidas e dores dos seus seguidores;
- Procure fazer lives com pessoas de outros nichos;
- Publique fotos de conferências, treinamentos ou reuniões para aumentar a sua autoridade;
- Elabore conteúdos também com indicações de livros, séries, podcasts;
- Não se esqueça de mostrar os seus bastidores, as pessoas querem se relacionar com pessoas nas redes sociais, elas precisam saber um pouquinho da sua rotina de trabalho;
- Faça caixinhas de perguntas ou enquetes para compreender o que o seu seguidor quer ver no perfil.
?**Dica extra** ?
A objetividade e a espontaneidade são essenciais para gerar uma boa conexão e obter resultados com o marketing jurídico. Coloque essas dicas em prática e veja seu trabalho decolar!?
E você já conhece a Etus? Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre essa plataforma de sucesso!
Para advogados, captar clientes é desafiador, especialmente para iniciantes devido às restrições éticas. O marketing digital jurídico, seguindo as diretrizes da OAB, oferece uma solução. Estratégias incluem mostrar interesse pelos clientes, investir em um escritório digital, ter um site jurídico, praticar networking e oferecer consultoria, construindo autoridade. Essas abordagens éticas podem ser vitais para advogados em início de carreira alcançarem visibilidade e captarem clientes.