Quem trabalha com marketing digital sabe que a necessidade de atualização é constante e primordial para esse segmento. Porém, muito mais do que só fazer cursos e assistir lives, uma forma muito interessante de aprender conceitos, estudar cases, encontrar dicas e descobrir novos caminhos para explorar, com certeza, é através da leitura.
Atualmente, existem muitos títulos que são referências em diversos pontos que envolvem o marketing. Desde os conceitos básicos, até os segmentados e reflexivos que ajudam a criar novas perspectivas e agregam conhecimento pessoal e profissional.
Existem obras desenvolvidas por autores novatos e experientes, sendo que os primeiros geralmente apresentam tendências e novas práticas, e os mais conhecidos exploram temas clássicos, que precisam ser observados por qualquer pessoa que deseja se inserir nesse mercado.
Mas, diante de tantos títulos, por onde começar?
Separamos neste artigo, 8 livros que foram indicados pela equipe Etus e são fundamentais para quem procura aprender sobre os assuntos mais pesquisados relacionados à área. Confira ????????
1- Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI- Rafael Rez
Recorde de vendas, este livro aborda sobre o marketing de conteúdo em todas as suas formas, incluindo temas como: planejamento, tráfego, geração de leads, vendas digitais, tecnologia, ferramentas, tendências, métricas, entre outros.
Indicada para empreendedores, profissionais de marketing, social media, redatores ou interessados no tema, o livro apresenta dicas para expandir o seu negócio no mundo digital, atraindo mais clientes através de um conteúdo relevante e que agrega valor.
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2- Gatilhos Mentais: O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar – Gustavo Ferreira
Criado por Gustavo Ferreira, copywriter profissional especialista na criação de funis de vendas, o livro aborda dicas práticas sobre 32 “gatilhos mentais” que podem ser aplicados em uma empresa, a partir de uma estratégia de comunicação e vendas.
Dentre os assuntos apresentados estão: A Coroa de Ferro dos Gatilhos Mentais, A Joia da Coroa, os Gatilhos Emocionais, os Gatilhos lógicos, entre outros.
Em todos os temas, o autor exemplifica os conceitos apresentando cases de sucesso e dicas de aplicação.
Além disso, o livro apresenta técnicas para criar mensagens altamente persuasivas.
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3- Copywriting – O método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano – Paulo Maccedo
Com mais de 10 mil exemplares vendidos no Brasil, esta obra é leitura obrigatória para quem é redator ou quer iniciar na área de Copy.
Apresentando um conteúdo didático, dinâmico e ao mesmo tempo histórico, o livro traz um resumo sobre o desenvolvimento da escrita na área de vendas, mostra estudos sobre o tema, cases, citações e narrativas com discursos altamente persuasivos e envolventes.
Dessa forma, o autor ensina passos para se destacar na profissão com técnicas que já foram testadas por ele e por outros profissionais, referências no mercado.
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4- SEO de verdade: se não está no Google, não existe – Maria Carolina Avis
Indicado para profissionais que desejam aprender sobre SEO (Search Engine Optimization), este livro apresenta uma breve descrição sobre o surgimento e o desenvolvimento da Internet, e depois explica como funciona o ranqueamento do Google.
Através de três pilares do SEO – técnicas, conteúdo e experiência do usuário, a autora expõe sobre os elementos fundamentais para a aplicação e planejamento de SEO.
Se você deseja colocar o seu site ou blog, no topo das buscas do Google, essa obra precisa estar no acervo.
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5- Neuromarketing: Como A Neurociência Aliada Ao Design Pode Aumentar O Engajamento E A Influência Sobre Os Consumidores – Darren Bridger
Esta obra é considerada por muitos especialistas como um guia prático para utilizar o neuromarketing na atração e interação com clientes e consumidores.
Dessa forma, Darren Bridger apresenta dezenas de insights e técnicas de design baseadas nas mais recentes pesquisas sobre a neurociência, que mostram como estes fatores influenciam no engajamento e desenvolvimento de produtos, campanhas e até experiências.
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6- Direção de Arte em Propaganda – Newton Cesar
Criado por Newton Cesar, publicitário e designer, o livro aborda diversos temas relacionados a design industrial e editorial.
Apresentando um conteúdo objetivo e didático, a obra é uma espécie de glossário da área, com temas como: tipologia, design, mídia impressa e eletrônica, design industrial, entre outros.
Através da experiência vivida como diretor de arte em agências de publicidade, o autor explica sobre o processo de criação e execução de materiais.
Os capítulos do livro, funcionam com uma espécie de “pequenas aulas”, onde o leitor não precisa respeitar a ordem para compreender o conteúdo. Dessa forma, ele pode ser utilizado como uma espécie de manual para as dúvidas do dia a dia de trabalho.
Leitura obrigatória para designers que trabalham com mídia online ou impressa.
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7- Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido – Sean Williams e Morgan Brown
Se você está buscando entender melhor sobre o conceito de Growth Hacking, esse livro é perfeito para você.
Os autores explicam como funciona a metodologia na prática, a partir de alguns elementos fundamentais. Além disso, ele traz ideias relevantes para o crescimento empresarial a partir de uma equipe multidisciplinar, testes e interações de tempo rápido focados no cliente, como: na conquista, retenção, motivação e envolvimento.
Dessa forma, este livro orienta os leitores no processo de criação e execução de sua própria estratégia de crescimento, feito sob medida.
Indicado para profissionais de marketing, empreendedores, social media, gerentes e diretores que buscam abordagens diferenciadas para alcançar resultados mais consistentes, replicáveis e econômicos.
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8- Isso é marketing – Para ser visto é preciso aprender a enxergar – Seth Godin
Criado por Seth Godin, referência no mercado do marketing há 25 anos, esta obra oferece aos leitores um conteúdo reflexivo e atemporal, que convida as pessoas a mudar a forma de observar as estratégias.
O livro expõe sobre a importância da empatia e trabalho emocional na criação do marketing e na identificação do público. Construindo, a partir desse método, confiança e relevância no setor.
Apresentando dicas, ferramentas e histórias, o autor explica como estes elementos podem ser utilizados para alcançar os objetivos de um negócio.
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