Hoje em dia todos que trabalham com marketing digital nas redes sociais sabem que reels do instagram são importantes para o desempenho. Além disso, um fator muito importante para dominar é o melhor horário para postar reels, com o intuito de garantir um desempenho positivo.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo, sendo uma das mais utilizadas em solo nacional. De acordo com uma pesquisa da empresa Opinion Box, o Brasil é o 2º país com o maior número de usuários do Instagram, além de que 80% dos brasileiros acreditam que essa rede social pode aproximar consumidores e empresas
Por isso, é importante sobretudo entre as empresas. Hoje, é considerado quase um pré-requisito estar no Instagram. Mas, para obter bons resultados, é preciso saber quais são os melhores horários para postar no Instagram.
As chances de um reels de sucesso se tornar um hit viral na internet são maiores se houver uma combinação estratégica de horário da postagem, além do conteúdo.
Quer saber tudo sobre o melhor horário de postar reels? Então, confira nosso artigo!
O que é o Reels do Instagram?
O reels do instagram é um formato de postagem do Instagram que conta com diversas configurações e ferramentas de edição para criar e editar vídeos.
Criado para rivalizar com o TikTok, visando a publicação de vídeos curtos de 15 a 30 segundos de duração, os Reels publicados são exibidos em uma guia própria no perfil do usuário.
Os reels do instagram podem ser compartilhados na página Explorar e Stories, onde alcançam maior engajamento. Por ter sido criado baseado no TikTok, conta com aparência e muitas funcionalidades semelhantes a ele.
Por exemplo, o Reels conta um feed próprio, semelhante à guia “Para você” do TikTok, que pode ser acessado na página Explorar e também pelo botão na barra inferior do aplicativo. Nesse feed do reels do instagram, é possível encontrar vídeos e tendências que estão em alta no aplicativo.
Dessa forma, o algoritmo do Reels é influenciado por quem você já segue, com que conteúdo você interage e onde você está localizado, assim como acontece no TikTok.
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Por que saber o melhor horário para postar reels no Instagram?
O instagram passa por atualizações de forma recorrente. Uma das delas, por exemplo, é o feed do usuário não ser mostrado mais de forma cronológica. Desde essa atualização, as postagens aparecem aos usuários no feed de acordo com o que o algoritmo considera ser os interesses de cada um.
Ou seja, de forma resumida, o algoritmo do Instagram analisa a forma como cada um interage com os conteúdos (quanto tempo passa em páginas, o que pesquisa, likes, compartilhamentos, salvamentos, comentários, entre diversos outros fatores) e passa a entregar aqueles posts que fazem mais sentido de acordo com as preferências da pessoa.
Nessa sentido, as postagens que possuem mais engajamento e interações de outros perfis logo que são publicadas são vistas como mais “importantes” pelo algoritmo do instagram.
Por isso, de forma resumida, se você postar um reels num horário estratégico em que mais pessoas estão online, há mais chances do post ser visto e, consequentemente, pode haver mais interações, dessa forma aumentando ainda mais a entrega dele para outros usuários e sua relevância na rede social. e, logo, exibidas a mais usuários. É nesse sentido que entra a importância do “timing” no quesito melhor horário para postar reels.
O algoritmo do Reels
Como já vimos, o algoritmo do reels desempenha um papel crucial na entrega de posts no instagram. Por isso, é importante lembrar que o Reels tem um algoritmo exclusivo.
Reels que o algoritmo do instagram favorece
- São divertidos;
- Use ferramentas criativas como efeitos de texto, filtro ou câmera;
- São inspiradores, que iniciam uma tendência ;
- Use música da biblioteca de música do Instagram;
- Usa vídeo no modo vertical.
Reels que o algoritmo do instagram DESFAVORECE
- Baixa resolução;
- Não atenda às diretrizes do aplicativo;
- Reciclado de outros aplicativos (com marcas d’água);
- Muito texto, dificultando a visualização.
Vantagens de explorar os melhores horários para postar Reels
De forma resumida, uma das grandes vantagens de publicar seu Reels no melhor horário para postar reels é que você explora todo o potencial de alcance do seu vídeo, dessa forma podendo obter o máximo de retorno. Assim, você multiplica oportunidade de viralizar, já que o timing certo pode multiplicar o engajamento dos seus vídeos.
Além do mais, atualmente o reels conquistou marcas, influenciadores e é muito popular entre os usuários. Portanto, criar conteúdo de qualidade pelo reels é relevante para se destacar no instagram e obter seguidores, bem como relevância digital. Por isso, é muito importante saber os melhores horários para postar Reels.
Reels dá dinheiro?
No instagram, existe um programa chamado Reels Play. Com ele, é possível que criadores de conteúdo ganhaem dinheiro de acordo com a quantidade de reprodução dos seus vídeos. Porém, a funcionalidade não está disponível no Brasil.
Com o Reels Play, quanto maior volume de visualizações, mais dinheiro o creator recebe.
O valor mínimo de saque do creator é $100 dólares, e os ganhos do criador de conteúdo podem ser vistos no painel profissional do aplicativo.
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Como saber os melhores horários para postar Reels?
A primeira etapa é, obviamente, conhecer a sua audiência. Afinal, assim você sabe o horário que ela mais estará online e apta a assistir seu conteúdo.
Um dos principais objetivos e retornos ao postar Reels é atingir novos públicos e conquistar mais seguidores para o seu perfil. Então, saber quais horários o seu público está ativo lhe dará pistas de que outros usuários possam estar online no Instagram.
Porém, sabemos que não há uma regra clara para o marketing digital no instagram, já que para cada negócio ou perfil é um caso único.
Sabemos, no entanto, que existem algumas dicas que ajudam a impulsionar o seu reels, listadas a seguir.
1. Conheça seu público
Como mencionamos, essa é uma etapa fundamental na sua estratégia de marketing digital para saber o melhor horário para postar reels, afinal, só assim para conhecer os hábitos e costumes da sua audiência.
Então, depois disso, ao entender seus gostos, necessidades e preferências, você consegue criar conteúdo para esse público.
Você consegue fazer isso, por exemplo, com enquetes, com o instagram insights, com conversas ou até mesmo analisando os perfis do público. Assim, você consegue definir uma persona.
2. USE conta comercial
Se você é uma marca ou empresa, utilizar a conta comercial no instagram pode fazer toda a diferença. Isso porque com a conta comercial no instagram você consegue acessar uma ferramenta para analisar seu perfil da própria plataforma, o Instagram Insights.
O instagram insights proporciona análises como horário de pico dos seguidores, impressões dos seus posts, acessos, cliques, views, comportamento dos seguidores, faixa etária, geolocalização, etc.
Para entender o horário que seus seguidores mais ficam online é só acessar a categoria “público” e então “seguidores”
3. OBSERVE a concorrência
É sempre muito interessante analisar como a concorrência se comporta e o que está dando certo para eles.
Com isso você pode descobrir o melhor horário para postar no instagram, temas interessantes para abordar nos seus posts, etc.
4. teste muito
É sempre bom frisar que, no mundo das redes sociais, não há regra clara sobre como conseguir as coisas, pois para cada um os efeitos podem ser diferentes.
Portanto, o ideal é ir testando diversas coisas até encontrar a que mais apresenta resultados positivos de acordo com seus objetivos.
Testes A/B, nesse sentido, são muito úteis e utilizados amplamente nas redes, pois eles permitem a comparação entre dois elementos. Portanto, nesse sentido, você pode postar em horários e datas diferentes para encontrar o melhor horário para postar reels.
5. Não esqueça do horário comercial
Muitas vezes, postagens dentro do horário comercial proporcionam mais resultados.
Quais são os melhores horários para postar reels?
Essa é a pergunta que não quer calar!
Como vimos, cada perfil é um caso e não há regra 100% definida. Porém, existem estudos que podem auxiliar na escolha do melhor horário para postar reels.
Por exemplo, a Later já divulgou um estudo de 213 mil vídeos que indica que o melhor horário para postar Reels no Instagram, em geral, é às 4h da manhã e, o melhor dia para postar reels, é segunda-feira.
Também, a empresa de consultoria MarketingHub analisou mais de 100 mil postagens Reels e descobriu que os melhores horários para postar são Terça-feira às 9h; quinta-feira às 12h; sexta-feira às 5h; e, no resto dos dias, os horários de maiores taxas de engajamento ao publicar Reels são sábado, às 11h, 19h e 20h e domingo, às 7h, 8h e 16h.
Horários de maior engajamento no Instagram
Segundo uma pesquisa da Sprout Social, paa cada setor há um melhor horário para postar no Instagram. Eles são:
Empresas de bens de consumo
Melhor dia: quarta-feira às 15h.
O pior: domingo.
Comunicação
Melhores dias e horários:
- Terça-feira às 13h;
- Quarta-feira às 11h;
- Quinta-feira às 8h e às 9h.
Os fins de semana costumam ser piores para esse tipo de negócio.
Educação
Horários e dias com maior engajamento: quintas-feiras às 14h e às sextas-feiras às 4h.
Organizações sem fins lucrativos
O melhor dia para postar no Instagram para ONGs é quarta-feira, das 10h às 16h e depois às 18h.
Tecnologia
Para as empresas de tecnologia, os melhores horários e dias de publicação são:
- Segunda-feira às 11h e às 20h;
- Terça-feira às 11h;
- Quinta-feira às 12h;
- Sexta-feira às 11h.
Saúde
A área da saúde tem um fator diferente: seu melhor horário de postagem para o Instagram é justamente aos domingos, às 8h e às 9h.
Finanças
O melhor horário para postar reels é sexta-feira às 11h.
Lazer e turismo
O melhor horário para postar no Instagram na área de lazer e turismo é quinta-feira às 7h.
Restaurantes
Para os restaurantes, o melhor horário para postar no Instagram é às segundas-feiras, das 10h às 12h, e às terças-feiras, às 12h.
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Quantas vezes por dia devo postar Reels?
O ideal é postar pelo menos uma vez a cada dois dias para ter um público que engaja em suas publicações.
É relevante lembrar que, para conteúdos de vídeo curto, a qualidade é mais importante do que a quantidade, já que eles devem ser relevantes ao público, caso contrário não darão atenção.
Portanto, 1 vez a cada 2 dias é bom para não haver uma sobreposição de reels.
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Excelente matéria, clara e precisa.