Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas, e acessar as redes sociais diariamente se tornou um hábito para os brasileiros. Mas, para produzir conteúdo que seja interativo para o usuário, promova engajamento e consequentemente traga resultados é preciso se reinventar e muitas vezes “sair fora da caixa”, como diz a expressão popular. E os memes são ótimos recursos para isso.
Eles prendem a atenção da persona, repercutem, fortalecem as relações, valorizam a identidade da marca e podem ser usados nas mais diferentes formas.
Recente pesquisa realizada pela Globosat em parceria com Consumoteca, comprovou que em média, 85% dos internautas brasileiros reagem a memes na internet.
E você vai ficar de fora dessa? Entenda melhor sobre esse recurso e como aplicá-lo da maneira correta nesse post!
O que é Meme?
Ao contrário do que se imagina, o termo “meme” foi utilizado pela primeira vez, na década de 1970 pelo cientista Richard Dawkins, em seu livro chamado “O gene Egoísta” (The Selfish Gene).
Nesta obra, o especialista define o meme como uma ideia ou informação que se propaga com o tempo, assim como ocorre na genética.
Assim, como os genes são passados de geração para geração, se transformando através de um contexto social.
O termo meme começou a se popularizar na internet no final da década de 90, quando um weblog permitia que usuários publicassem links que curtiam e depois compartilhassem esse conteúdo com outros internautas.
Com o tempo esse tipo de recurso foi se atualizando e desenvolvendo, e hoje é difícil navegar pelas redes sociais e não encontrar pelo menos um meme publicado.
Eles podem aparecer no formato de imagem, gif ou até vídeo, que expressa um conteúdo descontraído para se comunicar com o público-alvo. Eles são reproduzidos e adaptados de acordo com o contexto e o objetivo de quem o divulga.
E essa é a principal diferença entre um conteúdo viral e o meme. Pois, o primeiro é compartilhado de forma rápida para um número muito grande de pessoas, assim como um vírus.
Já o segundo é transformado e adaptado à medida que vai se popularizando e sendo repassado. Veja o exemplo a seguir:
A foto de um cachorro com uma pose engraçada começa a ser compartilhada em diversas redes sociais ao mesmo tempo, e em um curto período, esse conteúdo torna-se viral.
Mas, se os internautas editarem essa imagem colocando frases, fundos, cores, ou qualquer outro tipo de adaptação, este conteúdo passa a se tornar um meme, pois ele foi transformado durante o processo de compartilhamento.
Contudo, vale ressaltar que para este recurso trazer resultados em uma estratégia de marketing digital, é necessário selecionar cuidadosamente o que faz sentido para a persona que se pretende atingir, o momento e principalmente os objetivos da empresa. Visto que eles são temporais e engajam por um limite de tempo.
Quer utilizar os memes nas suas redes sociais, mas não sabe por onde começar, acompanhe o tópico a seguir!
Como usar memes nas redes sociais?
Atualmente vemos um grande volume de informações nas redes sociais, e é bem fácil engajar um público-alvo através de um momento de descontração, não é verdade?
Por este motivo, os memes estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas, construindo uma comunicação empática com seus clientes, aumentando a sua base de leads e consequentemente gerando identificação.
E aí ficou animado para colocar a mão na massa e começar a aplicar agora mesmo? Então veja o passo a passo a seguir que pode te ajudar:
1- Analise o perfil da sua empresa
Marcas que são mais sérias e trabalham com assuntos mais delicados devem tomar cuidado ao utilizar memes nas suas redes sociais, pois, ao invés de promover o engajamento, ela pode gerar descrédito da organização e isso pode causar efeitos bem graves.
No entanto, as empresas que possuem uma linguagem mais jovem, descontraída, os memes são uma excelente ferramenta para gerar mais alcance e engajamento.
Por isso, analise com calma se este recurso realmente será interessante para os seus negócios.
2- Estude a sua persona
Observe no seu perfil e nos concorrentes que tipo de conteúdo agrada mais os seus consumidores. Quais publicações eles comentaram mais, salvaram ou até compartilharam.
Isso irá te ajudar a entender se esse tipo de humor pode agradar o público que você pretende atingir, pois, quanto mais você conhece e entende o seu comportamento, melhor será a assertividade do meme publicado.
3- Cuidado com o contexto
Publicar um meme fora de um contexto, pode ser um “tiro no pé”. Por isso, não saia compartilhando um meme porque ele viralizou. Pesquise com calma como ele caiu na rede, veja se essa mensagem condiz com os seus objetivos e só depois disso aplique-os.
4- Fique de olho nas tendências do momento
O sucesso de um meme está muito ligado ao timing. Por isso, peça para alguém da equipe monitorar as hashtags, trending topics e assuntos do momento.
Quem não viu o termo “cringe” dominar as redes sociais em pouco tempo? Por isso, fique ligado!
Se você ver algum meme que pode ser usado pelo seu negócio começar a ser viralizado, aproveite a situação. Mas, faça isso com muito cuidado, analise a sua estratégia, adapte-o se necessário, e publique-o o quanto antes para perder timing.
5- Utilize memes consolidados
Procure utilizar memes popularizados e difundidos entre as marcas, como a Nazaré confusa (personagem), a garota Chloe, o Success kid, a Carminha (personagem), e tantos outros.
6- Fique de no olho nas interações
Assim que você publicar um meme nas suas redes sociais, fique de olho nas interações. Os primeiros minutos podem ser cruciais para compreender a aceitação do público-alvo.
Deixe uma pessoa observando essa resposta, assim que o conteúdo for publicado. Quanto mais conversas positivas a marca promover, melhor serão os resultados.
7- Analise as métricas
Acompanhe os resultados obtidos após a publicação do meme. Veja qual foi o alcance, as impressões, os comentários e likes que o conteúdo gerou.
Com os dados analisados será possível diagnosticar quais atividades serão mantidas e quais precisaram ser abortadas diante do relacionamento e conversão da persona. Melhorando a estratégia a longo prazo!
Dicas para pesquisar memes
A Etus adora te dar uma mãozinha no gerenciamento de produção de conteúdo para as redes sociais, não é verdade?
Por isso, separamos 5 locais onde você pode pesquisar referências para escolher o meme que mais tem relevância para a sua estratégia, veja a seguir:
???? Museu de memes
Webmuseu com um acervo de memes brasileiros selecionados e divididos em categorias. Ele faz parte de um projeto de pesquisa da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital.
A base de referência do museu possui dados abertos e gratuitos para qualquer um explorar!
???? Adobe Spack
O aplicativo de edição de imagens da Adobe possui um gerador gratuito que permite criar memes de maneira fácil e personalizada.
Para utilizá-lo, basta selecionar o tamanho de imagem que você deseja criar, escolher os templates disponíveis na biblioteca e depois personalizá-los de acordo com o seu interesse. Aplicando cores, textos, filtros, entre outros recursos.
???? KnowYourMeme
Site dedicado a documentar fenômenos da internet, incluindo vídeos virais, imagens, bordões, celebridades da web e muito mais.
A página possui aproximadamente 5.000 memes cadastrados, divididos em categorias, como: popular, submissão, pesquisando, digno de nota, entre outros.
???? Meme Generator Free
Aplicativo disponível para Android, que permite a criação de memes personalizados. Você pode utilizar os exemplos disponíveis ou ainda adicionar imagens da galeria do celular. Dentre os recursos disponíveis estão: adicionar stickers, recriar imagens, criar um multi painel e adicionar frases.
Os arquivos criados na ferramenta não possuem marca d’água!
???? Mematic
Disponível para iOS e Android, o Mematic é um aplicativo para criação de memes com excelente avaliação.
A ferramenta conta com funções como: criar colagens, adicionar textos e adesivos. As imagens criadas podem ser compartilhadas diretamente pela plataforma para o Instagram, Facebook, Telegram, Whatsapp, entre outros.
O Mematic possui marca d’água na versão gratuita, mas você pode adquirir o plano premium para removê-la se necessário.
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