Imagine trabalhar em um projeto onde as informações estão desorganizadas, confusas e são passadas sem formalidade e padronização? Esse cenário torturante reflete as dores de quem tem que desenvolver projetos sem um briefing.
Mas você sabe o que é um briefing e como ele auxilia na rotina e organização da equipe?
O que é briefing?
Briefing é o momento inicial de um projeto, onde o responsável coleta informações importantes que norteiam a equipe no desenvolvimento e execução das demandas. Ele é usado em diferentes situações, como a criação de campanhas, identidades visuais, social media, enfim, abrange uma infinidade de projetos que exigem organização.
São muitos os pontos em que o briefing auxilia, dentre eles:
Organização e Planejamento
Por reunir todas as informações essenciais para a execução dos projetos, o briefing orienta as equipes sobre qual o melhor caminho a ser seguido, ajuda a tomar decisões mais objetivas. Assim, a equipe sabe onde e como procurar as referências certeiras para dar início ao planejamento do novo projeto.
Produção assertiva
Quando as informações já estão organizadas corretamente, os colaboradores sabem qual é o resultado esperado pelo cliente . Sendo assim, a produção ocorre de maneira mais simples e com menos refação, que convenhamos, é o terror de todo criador de conteúdo. Além de menos alterações, o projeto pode alcançar melhores resultados pois foi bem estruturado e desenvolvido de forma adequada, atingindo as expectativas.
Agora que você já sabe para que serve um briefing, é importante saber quais informações precisam ter para nortear a equipe no projeto, vamos lá?
Quais informações devem ter no briefing?
Dados importantes da empresa
Reúna informações que vão agregar na hora de criar, como:
- Posicionamento da marca;
- Grandes trabalhos de sucesso;
- Faturamento;
- Orçamento disponível para desenvolvimento do trabalho;
- Políticas, missão, visão e valores;
- Potencial de crescimento.
Informações
Descreva as informações mais importantes sobre o produto ou serviço a ser divulgado:
- Nome;
- Características;
- Diferenciais;
- Capacidade de produção ou atendimento;
- Como é realizado ou entregue;
- Percepção e receptividade do mercado;
- Portfólio do cliente;
- Despesas e rendas da produção.
Público alvo
É importante saber com quem a marca se comunica, então descreva:
- Idade;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Classe social e renda;
- Período de compra;
- Preferências;
- Motivações e hábitos de consumo.
Dados sobre o mercado
É importante saber o mercado de atuação e os desafios que virão. Descreva:
- Qual o tamanho atual do mercado;
- Se o mercado está em expansão;
- Quais evoluções ocorreram com o passar dos anos
- Quais as influências externas, como ambientais, políticas, demográficas, dentre outras;
- Quais as sazonalidades existentes.
Analise a concorrência
Anote os concorrentes para que a equipe entenda o trabalho deles e saiba criar campanhas que possam competir. Então defina:
- Quem são os principais concorrentes diretos;
- Quem são os concorrentes indiretos;
- Quais as estratégias eles utilizam para vender;
- Qual o posicionamento de mercado;
- Quais os preços dos produtos que competem com o da marca.
Alinhe os objetivos e orçamento
Nem sempre o objetivo do cliente é compatível com a verba disponível, então anote todas as informações necessárias para criar a campanha perfeita, como:
- Finalidade da campanha, sendo de atração, retenção, vendas reforço de marca;
- Qual o valor o cliente possui para investir;
- Quais as ações previstas para serem feitas.
Cronograma de entregas
Com todos os pontos acima já alinhados, crie um cronograma com as entregas que precisarão ser feitas durante o período da campanha, entre elas:
- Etapas mais urgentes e menos urgentes;
- Tempo de execução de cada tarefa;
- Prazo final do projeto, a data de entrega;
- Prazo de entrega de resultados.
Agora que você já colheu todas as informações do cliente, mercado e concorrentes, reúna a melhor equipe para desenvolver o projeto e agende a reunião de brainstorming, para pegar todas as ideias mais legais e criar aquela campanha que vai deixar o cliente orgulhoso e o concorrente mais perdido do que nunca.