Imagina poder saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca na internet! Essa seria uma vantagem e tanto, não é? Neste texto você vai ver que isso é possível e tem nome: social listening?
Quer saber o que é essa técnica? Então continue a leitura!
O que é social listening?
O social listening é uma técnica de monitoramento de marca, ou seja, a partir de palavras-chave, é possível saber o que sua audiência está comentando sobre a sua empresa, o seu serviço/produto, sobre a concorrência e até sobre seu mercado.
Quando você pensa em saber o que as pessoas estão falando da sua marca, logo vem em mente a possibilidade de evitar problemas, não é? Mas, além de uma gestão de crises, esta estratégia pode ser muito útil para encontrar pontos de melhoria para o seu negócio e oportunidades de ação.
Para colocar essa técnica em prática é preciso fazer uso de ferramentas específicas. É importante ressaltar que o social listening não analisa apenas as redes sociais, mas também portais de notícia, blogs, etc. Para isso, a possibilidade de canais para monitoramento depende, por exemplo, da ferramenta que você utiliza.
Por que colocar o social listening em prática?
Agora você já sabe do que se trata essa técnica, mas quais são os benefícios de incluí-la na rotina da sua empresa? A gente te conta agora?
Melhorar sua comunicação com o público
Foi-se o tempo em que tudo precisava ser resolvido por ligações telefônicas intermináveis.? Com as redes sociais e a internet, é possível sair na frente e estabelecer um contato mais próximo com sua audiência.
Escutar seu cliente antes mesmo que ele entre em contato com o suporte institucional da sua marca, é uma forma de demonstrar preparo e cuidado com seu público.
Encontrar oportunidades de ação e crescimento
O monitoramento da sua concorrência pode te mostrar fraquezas e forças de quem atua no mesmo ramo que você. Além disso, esta pode ser uma ótima forma de ter ideias sobre novas ações e lançamentos.
Identificar necessidade de melhoria
Saber quais são as dores dos seus clientes é importante para identificar quais pontos precisam de melhorias na sua empresa. Escutar o que sua audiência tem a dizer sobre a experiência com a sua marca é uma forma de modificar processos internos e externos com mais assertividade.
Quais ferramentas utilizar?
Quer colocar o social listening em prática? Então, já anota essas ferramentas!
Google Trends: escolha uma palavra-chave e veja como ela aparece nas buscas, ou seja, o que as pessoas têm pesquisado e quais são os comentários. É possível filtrar por período e região e o uso é gratuito.
Tweetdeck: esta é mais uma ferramenta gratuita, mas só pode ser utilizada para monitorar o Twitter. Com ela é possível fazer buscas por palavras-chave dentro desta rede social.
Mention: esta é uma ótima ferramenta para quem quer um monitoramento para além das redes sociais. Com ela, é possível acompanhar menções da sua marca na mídia, sites e jornais, por exemplo. A ferramenta é paga.
E aí, pronto para implementar essa técnica na sua empresa? E para ficar por dentro de novidades, dicas e oportunidades do mercado de marketing digital e empreendedorismo, acompanhe a gente nas redes sociais também! ?