O que é social listening?
Dicas

O que é social listening?

Imagina poder saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca na internet! Essa seria uma vantagem e tanto, não é? Neste texto você vai ver que isso é possível e tem nome: social listening?

Quer saber o que é essa técnica? Então continue a leitura! 

O que é social listening?

O social listening é uma técnica de monitoramento de marca, ou seja, a partir de palavras-chave, é possível saber o que sua audiência está comentando sobre a sua empresa, o seu serviço/produto, sobre a concorrência e até sobre seu mercado.

Quando você pensa em saber o que as pessoas estão falando da sua marca, logo vem em mente a possibilidade de evitar problemas, não é? Mas, além de uma gestão de crises, esta estratégia pode ser muito útil para encontrar pontos de melhoria para o seu negócio e oportunidades de ação.

Para colocar essa técnica em prática é preciso fazer uso de ferramentas específicas. É importante ressaltar que o social listening não analisa apenas as redes sociais, mas também portais de notícia, blogs, etc. Para isso, a possibilidade de canais para monitoramento depende, por exemplo, da ferramenta que você utiliza.

Por que colocar o social listening em prática? 

O que é social listening?

Freepik

Agora você já sabe do que se trata essa técnica, mas quais são os benefícios de incluí-la na rotina da sua empresa? A gente te conta agora?

Melhorar sua comunicação com o público

Foi-se o tempo em que tudo precisava ser resolvido por ligações telefônicas intermináveis.? Com as redes sociais e a internet, é possível sair na frente e estabelecer um contato mais próximo com sua audiência.

Escutar seu cliente antes mesmo que ele entre em contato com o suporte institucional da sua marca, é uma forma de demonstrar preparo e cuidado com seu público.

Encontrar oportunidades de ação e crescimento

O monitoramento da sua concorrência pode te mostrar fraquezas e forças de quem atua no mesmo ramo que você. Além disso, esta pode ser uma ótima forma de ter ideias sobre novas ações e lançamentos.

Identificar necessidade de melhoria

Saber quais são as dores dos seus clientes é importante para identificar quais pontos precisam de melhorias na sua empresa. Escutar o que sua audiência tem a dizer sobre a experiência com a sua marca é uma forma de modificar processos internos e externos com mais assertividade.

Quais ferramentas utilizar?

Quer colocar o social listening em prática? Então, já anota essas ferramentas!

Google Trends: escolha uma palavra-chave e veja como ela aparece nas buscas, ou seja, o que as pessoas têm pesquisado e quais são os comentários. É possível filtrar por período e região e o uso é gratuito.

Tweetdeck: esta é mais uma ferramenta gratuita, mas só pode ser utilizada para monitorar o Twitter. Com ela é possível fazer buscas por palavras-chave dentro desta rede social.

Mention: esta é uma ótima ferramenta para quem quer um monitoramento para além das redes sociais. Com ela, é possível acompanhar menções da sua marca na mídia, sites e jornais, por exemplo. A ferramenta é paga.

E aí, pronto para implementar essa técnica na sua empresa? E para ficar por dentro de novidades, dicas e oportunidades do mercado de marketing digital e empreendedorismo, acompanhe a gente nas redes sociais também! ?


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *