O que é White Paper?
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O que é White Paper?

White Paper é um documento informativo que pode ser usado no ambiente online e offline para apresentar informações e dados sobre um determinado assunto. Ele geralmente expõe um ponto de vista ou uma solução para um problema. 

 Para isto, o material aborda conteúdos mais complexos, elaborados a partir de dados, infográficos, argumentos e pesquisas aprofundadas, com o intuito de persuadir o leitor a aceitar a solução indicada. 

Dessa forma, o White Paper possui um conteúdo mais técnico e detalhado com foco em um tema só e linguagem que costuma ser mais formal.

Para agradar o leitor que se mostra cada vez mais visual, o material apresenta um layout intuitivo e interessante, com informações e imagens bem organizadas, para facilitar a compreensão do assunto e prender a atenção do começo ao fim. 

Dessa forma, ele pode ser um excelente recurso na estratégia de marketing digital de uma empresa. No entanto, ele deve ser apresentado quando o leitor já possui alguma relação com a marca, e está com alguma dúvida seja no produto ou serviço, no mercado (nicho) ou até mesmo na sua implementação.

E aí que White Paper entra com um importante papel de fornecer os argumentos necessários para que o lead solucione sua dúvida e faça a sua escolha.

Quer conhecer mais detalhes sobre a importância e elaboração desse material, acompanhe a seguir! 

Por que devo criar um White Paper?

 

O que é White Paper?

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Além de todos os benefícios apresentados até aqui, o White Paper apresenta diversas outras vantagens, por isso, listamos a seguir algumas delas, veja:

????Ajuda na tomada de decisões

Segundo pesquisas recentes, o White Paper é um conteúdo muito valorizado pelas pessoas na hora de resolver um problema, adquirir um produto / serviço ou até para se relacionar com uma marca. 

Ele é direcionado para um lead mais qualificado, que provavelmente já conhece o seu nicho de mercado e pelo menos já ouviu falar sobre a sua empresa e o que ela oferece.

Apresentando um conteúdo mais qualificado e persuasivo, o White Paper incentiva o leitor a optar pela sua empresa de forma indireta, apenas pela relevância do material apresentado. Se a marca conseguiu fazer algo tão técnico, ela merece esse voto de confiança!

????Demonstra autoridade

Por se tratar de um conteúdo mais especializado, elaborado através de uma vasta pesquisa e por profissionais mais experientes e que realmente conhecem sobre o que estão falando. Este material torna-se relevante e útil para a sua persona. 

Manifestando autoridade e credibilidade da empresa sobre o assunto e auxiliando em uma maior visibilidade. 

????Crescimento na captação de leads

O White Paper geralmente é disponibilizado a partir de um pequeno formulário de cadastro, onde o interessado irá fornecer informações simples como: nome, email, telefone ou qualquer outro dado que for de interesse da empresa.

Quando a persona desperta esse interesse por um material, com certeza ela avançou no seu funil de vendas e pode se tornar um lead qualificado se bem trabalhado. 

A partir desse preenchimento, por exemplo, você pode enviar um e-mail marketing para ajudar a conquistar essa audiência. Seja fornecendo mais algum conteúdo relevante, apresentando detalhes sobre um produto ou serviço, ou ainda mostrando depoimentos de clientes que já se relacionam com seu negócio.

No entanto, para isso dar certo, o White Paper precisa apresentar um assunto que realmente seja de interesse para sua persona. E não se esqueça da qualidade, ela é de fundamental importância para manter a audiência satisfeita e gerar conversões. 

????Melhora no tráfego do seu site

A partir do momento em que você cria um White Paper com conteúdo relevante para uma determinada audiência e disponibiliza esse material em uma landing page, o tráfego do seu site pode aumentar. Mas, você pode se perguntar, como assim?

Isso acontece porque as pessoas vão querer saber mais sobre a empresa e os outros tipos de informações que ela oferece e se o site tiver um bom trabalho de SEO e um blog, estes resultados podem ser ainda melhores. 

????Colabora com o engajamento

As pessoas estão cada vez mais conectadas, consumindo conteúdo dia e noite e cansadas de ver o “mais do mesmo”. Quando uma empresa produz algo tão complexo e bem elaborado, como um White Paper, com certeza ela irá gerar engajamento desta persona. 

O lead que adquire esse material pode compartilhar essa aquisição nas suas redes sociais, enviar para seus amigos por whatsapp ou e-mail, promovendo uma divulgação orgânica e resultando em fidelização. 

????Promove outros conteúdos

O White Paper apresenta um conteúdo mais aprofundado, por isso, eles podem conter links que direcionam para outros locais, como posts em blogs, e-books, informativos, redes sociais, ou qualquer outra leitura que possa complementar o conhecimento adquirido sobre aquele assunto. Gerando dessa forma, uma excelente oportunidade de tráfego para outros canais. 

Qual a diferença entre o White Paper e o e-book?

O que é White Paper?

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A principal divergência entre os dois materiais está relacionada à apresentação de dados. Pois, no e-book o conteúdo é elaborado a partir de uma informação um pouco mais aprofundada sobre um assunto, de forma simples e educativa, sem a necessidade de comprovação com dados. 

Já no White Paper, essa apresentação tem fundamental importância, para apresentar a solução, onde as informações fornecidas serão baseadas em pesquisa, números, conceitos, estatísticas e métodos. 

Como o White Paper deve ser elaborado?

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Se interessou em produzir esse conteúdo, mas não sabe por onde começar. Veja o passo a passo a seguir:

1- Defina o público

Veja qual persona você quer atingir com a criação deste material. Quanto mais detalhado for esse perfil, melhor serão os resultados.  

2- Escolha o conteúdo

Para o White Paper atender as expectativas, ele precisa apresentar um tema que realmente tenha importância na solução de um problema da sua audiência.

3- Reúna informações relevantes

Chegou a hora de começar a pesquisa. Selecione diversas fontes de informações, como: livros, artigos científicos, webinars, vídeos do Youtube e se possível entreviste um ou dois especialistas sobre o tema. 

4- Estruture o conteúdo

Separe todos os tópicos que você pretende escrever, considerando o que realmente irá agregar valor para sua audiência. Isso irá te ajudar no próximo passo! ????

5- Comece a escrever

Para facilitar a compreensão sobre o tema, procure seguir a estrutura editorial a seguir:

  • Faça um documento com no mínimo 6 páginas e no máximo 50. 
  • O texto deve conter título, sumário, resumo, introdução, conteúdo apresentando o problema, sugestão de solução, exemplos de cases de sucesso que utilizaram a proposta apresentada e conclusão.
  • Não se esqueça de utilizar uma linguagem mais complexa e técnica. 

6- Inclua os materiais gráficos

Em seguida, separe as imagens, gráficos e ilustrações que você irá utilizar para criar o White Paper. 

Procure organizar esse conteúdo, e faça tudo de forma personalizada e exclusiva. Nada de aplicar materiais de outras fontes de informação, sem autorização. ⚠️

7- Atente-se ao design e formato

Lembre-se que o design do White Paper tem fundamental importância para a compreensão do tema. 

Por isso, procure utilizar softwares específicos para isso, como o Adobe InDesign. As imagens podem ficar distorcidas, caso você edite e mantenha o conteúdo apenas em um documento de word. 

No entanto, o design não precisa ser muito elaborado, muito pelo contrário, precisa ser simples mas apresentar a identidade visual seguida pela sua empresa. 

Cuidado com a escolha das fontes! Elas precisam ter uma boa leitura visual, terem um tamanho adequado e sem muitos efeitos. 

Você pode organizar os blocos de texto em uma ou duas colunas, como nas revistas digitais, mas isso fica “a cargo do freguês”, ou seja, a sua preferência visual. 

Por fim, feche o material em formato PDF para auxiliar no envio.

8- Crie um landing page para divulgação

Pronto! Chegou a hora de criar as ferramentas de divulgação para White Paper. 

Faça uma simples landing page seguindo a identidade visual aplicada no documento. Ela precisa conter o formulário em que você irá pedir os dados, um call to action (CTA) forte e as informações básicas do que o material oferece.

9- Coloque banners no seu site

Para promover ainda mais o White Paper você pode inserir no seu site alguns banners que direcionam para a landing page. 

Outra alternativa, é colocar um formulário ou banner nas postagens de blog da sua empresa, logo abaixo do texto, para fornecer ainda mais canais de distribuição.

Mas, não faça isso para todos os artigos publicados, pois isso pode gerar insatisfação da sua audiência. Procure aplicar essa estratégia com temas que estejam relacionados direta ou indiretamente ao assunto abordado no White Paper. 

Gostou do artigo? E se você quiser aprender a criar uma landing page com grande poder de conversão, clique aqui. 


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