Uma imagem vale mais do que mil palavras!? E quando falamos do Instagram, uma rede social que dá grande destaque para as imagens, o post carrossel é essencial para sua estratégia.
Quer entender como você pode usar esse tipo de publicação nos seus planejamentos de conteúdo? Então vem com a gente!
O que é post carrossel?
O post carrossel é como um álbum de fotos ou vídeos que suporta até 10 mídias. Você pode fazer um carrossel só com imagens ou vídeos, ou então, mesclar os dois tipos de mídias. Com este tipo de post, é possível criar conteúdos mais criativos, completos, dinâmicos e que ajudam no engajamento!
Isso mesmo! Um estudo do ano passado revelou que o maior engajamento no Instagram é trazido principalmente pelos carrosséis, sobretudo para contas com menos de 5 mil seguidores. A pesquisa analisou 102 milhões de posts no Instagram e mostrou também que os carrosséis recebem mais curtidas do que qualquer outro formato de mídia.
Por que devo fazer post carrossel no Instagram?
Diluir a informação
Com a onda dos vídeos curtos, as pessoas se acostumaram com um jeito rápido e fluido de consumir conteúdo. Por isso, o carrossel é uma ótima alternativa para fazer seus posts com imagens. A dinâmica de dividir o texto em telas deixa o conteúdo mais interativo e não cansa o leitor.
Engajamento
Como os conteúdos de carrossel são mais extensos e se dividem em telas, as pessoas tendem a passar mais tempo visualizando o post. Isso impacta na métrica de alcance e interação com o conteúdo.
Mais interação
Diferente dos vídeos, o consumo de carrossel não é tão passivo. O usuário é estimulado sempre a fazer a ação de passar para o lado para continuar a leitura.
Uma segunda chance
Se um usuário não interage de primeira com seu carrossel, quando o feed for atualizado o Instagram mostrará novamente o seu post, agora com a segunda tela em primeiro lugar. Esse é um mecanismo que aumenta as chances das pessoas engajarem.
Que tipos de conteúdo usar no carrossel?
No post carrossel você tem mais espaço para trabalhar um conteúdo com dinamismo e fluidez. Que tal pensar em ideias dentro destas categorias??
- Tutorial: ensine algo para a sua audiência, este tipo de post entrega valor. Mas lembre-se de não fugir de temas relativos ao universo do seu nicho de atuação.
- Educativo: comunique com seu público novidades da área, traga um conteúdo de qualidade sobre o seu nicho e mostre aplicabilidade no dia a dia das pessoas.
- Institucional: use o storytelling para contar a história da sua marca, cases de sucessos e depoimentos de clientes.
Como agendar carrossel pela Etus
Siiim! Você consegue agendar seus posts de carrossel pela nossa plataforma! Funciona assim: você agenda o carrossel e no dia e horário agendado ele é publicado automaticamente? Olha esse passo a passo:
Logo que você fizer login na sua conta Etus, acesse o menu lateral e clique em agendar publicação.
Em seguida, selecione o perfil onde será publicado o carrossel e clique em “álbum”. Aí é só carregar suas mídias.
Depois, defina o dia e horário para a publicação e selecione o ícone do Instagram.
Para finalizar, basta clicar em “agendar post!
Viu como é fácil? Que tal começar a usar a Etus agora mesmo? Você pode se cadastrar gratuitamente clicando aqui ?